Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONVERSANDO COM UM BIÓLOGO SOBRE OS PEIXES

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:

• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Conhecer a estrutura de um tipo de texto – Carta;
• Ampliar os conhecimentos acerca dos peixes.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Características físicas externas dos peixes;
• A vida no mar: alimentação, reprodução dos peixes, etc.

Estratégias e recursos da aula
                                       

Atividade 1 – Ampliando conhecimentos sobre os peixes
1º Momento: O professor deve convidar um biólogo ou uma pessoa que tenha conhecimentos sobre os peixes, para dialogar com as crianças e que de preferência traga materiais para enriquecer a conversa, por exemplo: revistas, cartazes, textos informativos, etc. Antes da visita, o professor deve levantar com as crianças algumas questões sobre o que elas gostariam de saber sobre os peixes, assim no momento da entrevista as crianças já saberiam o que perguntar. No dia da visita o professor deve mediar os questionamentos das crianças, bem como registrar o diálogo e colocar as respostas no mural da sala. Após a visita o professor juntamente as crianças devem elaborar um texto coletivo sobre os conhecimentos adquiridos com relação aos peixes. As fotos abaixo ilustram o momento.

SUGESTÃO: Providenciar a compra de um peixe grande para ser mostrado as características externas e internas pelo biólogo. Depois o peixe poderá ser utilizado numa aula de culinária.

 

Atividade 2 – Registrando conhecimentos sobre os peixes
1º Momento: No momento da roda, o professor deverá perguntar às crianças se elas querem agradecer a visita do biólogo através de uma carta, dizendo-lhe todas as coisas que aprenderam sobre os peixes. Para escrever a carta o professor deverá explicar o formato do texto (Local, data, nome do destinatário, texto da carta, nome do remetente) e retomar com as crianças a conversa com o biólogo, a partir os registros da atividade anterior. Nesse momento o professor deve:
• Incentivar e coordenar as falas das crianças;
• Escrever o que as crianças falam;
• Registrar o texto em formato de carta que será enviada ao biólogo.
Depois de elaborar a carta, o professor deve lê-la para as crianças, escrever o endereço do endereçado e do remetente e colocar a carta dentro de um envelope, e lacrar a carta, informando que o correio é que irá entregá-la.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

• Ampliaram os conhecimentos acerca dos peixes;
• Conheceram a estrutura do texto – carta;
• Participaram ativamente das atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Duas estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • alessandra, santana do livramento , Rio Grande do Sul - dijo:
    alexia.pereira2007@yahoo.com.br

    17/05/2011

    Duas estrelas

    essa aula te muito boa mas precisa de mais caracteristicas dos peixes muito bom a aula parabens


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.