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Evolução da tabela periódica

 

19/01/2010

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descrever como é organizada a tabela periódica proposta por Mendeleev;
  • Identificar as principais diferenças entre a tabela periódica atual e a tabela proposta por Mendeleev;
  • Explicar a organização dos diferentes tipos de tabelas periódicas.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elemento químico;
  • Número atômico e número de massa;
  • Fórmula química.
Estratégias e recursos da aula

Professor, leve para a sala de aula cópias da tabela periódica atual, da tabela periódica proposta por Mendeleev, da tabela periódica circular e outros modelos de tabelas periódicas que encontrar. Além disso, leve folhas brancas, lápis para colorir, cartolinas e uma máquina fotográfica.

Aula 1:

Professor, inicie a aula dividindo a turma em grupos de quatros alunos. Depois que os alunos se organizarem, entregue para cada um dos grupos a tabela periódica dos elementos proposta por Mendeleev. Pergunte aos alunos se eles já viram uma tabela Periódica como a que foi a mostrada. Muitos alunos responderão que é a primeira vez que vêem essa tabela periódica. Explique aos alunos que essa tabela foi proposta pelo químico siberiano Dimitri Ivanovich Mendeleev em 1869. Em seguida, peça para que os alunos observem os dados dos elementos representados nessa tabela. Eles deverão comparar essa tabela com a tabela periódica atual e indicar qual informação Mendeleev utilizou em sua tabela.

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Figura 1 – Tabela periódica proposta por Mendeleev
Fonte: http://spiff.rit.edu/classes/phys314/lectures/period/mendeleev_box.gif Acessado em 08 de dezembro de 2009.

Os alunos deverão comparar as duas tabelas, para verificar que na tabela periódica de Mendeleev está presente o número de massa dos elementos. Explique que Mendeleev classificou os elementos conhecidos na época em função do número de massa.

Peça para que os alunos observem as posições de número 68 e 70. Explique que essa tabela previa a existência de elementos ainda não descobertos na época, e ocupariam essas posições. Pergunte aos alunos como é organizada a tabela periódica atual, para isso eles deverão observar a tabela. Explique aos alunos que a tabela periódica atual é organizada em função do número atômico dos elementos, e por isso, existe diferença na disposição dos elementos nas duas tabelas.

Depois das explicações, entregue duas folhas brancas para cada grupo. Peça para que eles completem a tabela periódica de Mendeleev com os elementos que estão faltando (pelo menos 5 elementos). Em outra folha, eles deverão organizar os elementos da tabela de Mendeleev em função do seu número atômico, e comparar com a tabela periódica atual.

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Figura 2 – Tabela periódica atual
Fonte: http://www.ptable.com/ Acessado em 08 de dezembro de 2009.
Reserve aproximadamente 20 minutos para que os alunos concluam a atividade. Professor, os alunos poderão colorir a tabela. Tire algumas fotos das tabelas construídas pelos grupos para compor o blog que será construído no final da segunda aula.

Aula 2:

Após isso, entregue para cada um dos grupos um dos modelos de tabela periódica que você levou para a sala de aula, incluindo a tabela periódica atual e a proposta por Mendeleev:

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Figura 3 – Tabela periódica espiral
Fonte: http://en.wiki pedia.org/wiki/File:Elementspiral.svg Acessado em 08 de dezembro de 2009.

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Figura 4 – Tabela periódica circular
Fonte: http://z.about.com/d/chemistry/1/0/3/W/circulartable.jpg Acessado em 08 de dezembro de 2009.

O grupo deverá debater e discutir como a sua tabela periódica é organizada. Deverão utilizar a cartolina para ampliar a tabela periódica recebida.

Reserve aproximadamente 30 minutos da aula para que os alunos concluam a atividade.

Em seguida, cada grupo deverá apresentar as suas conclusões acerca da organização da tabela periódica, para isso, eles poderão usar o cartaz com a tabela periódica ampliada.

Recursos Complementares
•    Tabela periódica circular interativa

http://super.abril.com.br/tabelaperiodica/


•    Jogo dos Elementos 1

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11504


•    Jogo dos Elementos 2

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11503

Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das duas aulas. Crie um blog junto com os alunos e peça para que eles coloquem as informações sobre a tabela periódica.

Para saber como criar o blog clique no link abaixo:

http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog

http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

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