Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As brincadeiras e os jogos são os mesmos no mundo todo?

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de reconhecer que determinados jogos/brincadeiras tem origem nas mais diversas regiões do mundo, sendo difundidos e transformados a partir da realidade de cada sociedade.

Duração das atividades
3 aulas (150 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Reunir os alunos em círculo e lançar para discussão algumas questões à guisa de introdução do conteúdo a ser trabalhado:

  •  De onde sugiram os jogos e as brincadeiras populares?
  • Será que os jogos e brincadeiras que conhecemos foram criados no Brasil?
  • As brincadeiras e jogos vivenciados na nossa cidade são praticados da mesma forma em todas as partes do mundo?

Ao término da discussão, levar os alunos a um laboratório de informática e solicitar que façam uma pesquisa sobre o tema em discussão. Eis os pontos que devem ser pesquisados:

  • Nome do jogo/brincadeira;
  • Origem;
  • Variação deste jogo/brincadeira nas diversas regiões brasileiras e no mundo.

Sugestão de sites para pesquisa:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

http://www.prof2000.pt/users/cfpoa/jogosinfantis/Index.htm

http://www.cdof.com.br/recrea3.htm

http://criancas.hsw.uol.com.br/

Conjuntamente a esta pesquisa, solicitar aos alunos que pesquisem em casa, com os pais, parentes e vizinhos as seguintes questões:

  • Ano de nascimento;
  • Onde viveu a infância;
  • Qual a brincadiera/jogo eu mais gostava;
  • Como era jogado.

Com os dados das pesquisas, eleger o jogo com maior número de dados (tanto na pesquisa da Internet como na pesquisas com as pessoas mais velhas) para ser vivenciado, bem como as adaptações e variações que apareceram.

Ao término da vivência, discutir com os alunos a relação entre os dados das pesquisas e das vivências:

  • Quais as diferenças encontradas nas brincadeiras/jogos pesquisadas?
  • Em relação à sua origem, foi fácil precisar onde estes jogos e brincadeiras foram “inventados”?
  • Vocês imaginavam que as brincadeiras e jogos vieram de tão longe e foram criadas há tanto tempo atrás?

Direcionar a discussão para o fato de que são características dos jogos não ter um passado preciso, são criados de forma popular e espontânea e são transmitidos de geração para geração.

Recursos Complementares

Avaliação
Os alunos deverão criar um livreto contendo os jogos da região onde residem e jogos de outros países que tenham semelhanças entre si. Deverá conter o nome do jogo, a origem, as regras básicas e as variações encontradas
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.