20/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno será capaz de reconhecer que determinados jogos/brincadeiras tem origem nas mais diversas regiões do mundo, sendo difundidos e transformados a partir da realidade de cada sociedade.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Reunir os alunos em círculo e lançar para discussão algumas questões à guisa de introdução do conteúdo a ser trabalhado:
Ao término da discussão, levar os alunos a um laboratório de informática e solicitar que façam uma pesquisa sobre o tema em discussão. Eis os pontos que devem ser pesquisados:
Sugestão de sites para pesquisa:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
http://www.prof2000.pt/users/cfpoa/jogosinfantis/Index.htm
http://www.cdof.com.br/recrea3.htm
http://criancas.hsw.uol.com.br/
Conjuntamente a esta pesquisa, solicitar aos alunos que pesquisem em casa, com os pais, parentes e vizinhos as seguintes questões:
Com os dados das pesquisas, eleger o jogo com maior número de dados (tanto na pesquisa da Internet como na pesquisas com as pessoas mais velhas) para ser vivenciado, bem como as adaptações e variações que apareceram.
Ao término da vivência, discutir com os alunos a relação entre os dados das pesquisas e das vivências:
Direcionar a discussão para o fato de que são características dos jogos não ter um passado preciso, são criados de forma popular e espontânea e são transmitidos de geração para geração.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!