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Quem ganha no jogo?

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de compreender as diferenças entre as dimensões existentes no “jogar contra ou jogar com”

Duração das atividades
2 aulas (100 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

"Batendo uma bola" sobre o tema

Reunir os alunos em círculo e lançar para discussão algumas questões a guiza de introdução do conteúdo a ser trabalhado, com as questões:

  • Todo jogo é competitivo?
  • Ganhar é tudo em um jogo?
  • O que você faz pra poder vencer?

Jogando e competindo:

Após esta primeira aproximação com o tema, reunir os alunos e propor o jogo da queimada (seria interessante deixar que os alunos se dividam por conta própria, inclusive permitindo que se formem equipes mais fortes e mais fracas; desta forma, o jogo, por não haver um equilíbrio entre as equipes, se torne desestimulante para uma grande parte dos participantes).

Demarcar um espaço retangular no chão com aproximadamente 20 metros de comprimento por 10 metros de largura. Cada equipe deverá ficar em um lado do campo. Após a definição dos lados e de quem irá começar com a posse da bola, inicia-se a partida. O objetivo de cada equipe é “queimar” os integrantes da equipe oposta lançando a bola, com as mãos, de forma que bata no corpo sem que haja defesa (segurar). Caso seja “queimado”, este jogador irá para o campo dos queimados ou “cemitério” (região atrás do campo da equipe adversária). Caso este consiga queimar um jogador da equipe oposta,  poderá voltar ao seu lado de jogo. Ganha o jogo a equipe que conseguir queimar todos os adversários ou que dentro de um tempo determinado tiver o menor número de jogadores "queimados".

http://static.hsw.com.br/gif/queimada-2.gif

Ao término da partida, o professor deverá equilibrar as equipes e repetir o jogo da queimada.

Jogando sem ter um vencedor: 

Propor aos alunos que seja realizada uma roda de voleibol: os alunos se disporão em uma roda, utilizando somente as mãos executarão passes, usando o "toque do voleibol",  entre si, não deixando a bola tocar o solo. O professor apresentara desafios para os integrantes da roda, como não deixar a bola tocar o solo antes de 20 passes e ou por um tempo determinado e etc..

Fechando o tema:

Discutir com os alunos a respeito das práticas vivenciadas, com as perguntas:

  • Qual dos jogos foi mais divertido? Por quê?
  • Vencer facilmente foi divertido para todos?
  • E quando todos jogaram juntos sem que houvesse um vencedor, como na roda de voleibol?

Direcionar as discussões para o fato de que os jogos apresentam uma dimensão de divertimento descompromissado com a relação vitória/derrota. Desta forma, o placar pouco importa, sendo mais importante a satisfação e o prazer de todos.

Avaliação

Pedir que os alunos façam uma pequena produção de texto com o tema: jogar ou ganhar: o que é melhor?

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