Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos olímpicos e seus símbolos

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar os símbolos dos Jogos Olímpicos
Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Modalidades esportivas

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Os símbolos também servem para auxiliar pessoas que não sabem ler ou que dominam pouco a leitura, pois este meio nos proporciona a transmissão de informações  através de formas gráficas (desenhos) de mais fácil compreensão.

PROBLEMATIZAÇÃO

Você conhece todos os símbolos Olímpicos?

Qual a importância de cada símbolo dentro dos Jogos Olímpicos?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Dentre todos os símbolos olímpicos podemos destacar os aros (bandeira) como sendo o mais forte símbolo, talvez conhecido por todos.

Os aros existem desde 1913, idealizado pelo Barão Pierre de Coubertin

undefined

Disponível em: http://www.qued.com.br/site/arquivos/saladeaula/imagens/1211315660F.JPG

Após ter apresentado aos alunos o mais conhecido símbolo dos jogos olímpicos, vamos dividir à turma em seis equipes e pedir para que cada equipe realize pesquisa sobre um símbolo dos Jogos Olímpicos, seguindo os seguintes passos:

1º: Os símbolos a serem pesquisados por cada equipe poderá ser definido por sorteio.

2º: Pesquisar tudo o que encontrarem sobre o símbolo.

3º: Preparar uma apresentação para ser demonstrada para o grande grupo.

4º: Após apresentação de todos os grupos o professor poderá organizar uma conversa sobre as apresentações, reservando espaço para que os alunos possam falar sobre cada apresentação, o que acharam de interessante, o que não sabiam e quais símbolos já conheciam.

Apresente aos alunos o recurso a seguir:

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

1. Para que servem os simbolos?

2. Quais simbolos conhece?

3. Qual a importancia dos simbolos em nossa vida?

CATARSE

Através dos tempos a humanidade croiu vários símbolos, muitos destes criados para facilitar o nosso dia-a-dia, através dos símbolos somos capazes de identificar muitas coisas que estão ao nosso redor.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

1. Realizar uma pesquisa sobre a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos e montar um mural com quadro de medalhas obtidas nas  competições.

2. Agora é hora de montarmos juntamente com nossos alunos uma olímpiada interna da escola, primeiramente veremos quais as modalidades poderão ser executadas, as que não forem selecionadas e as que não tiverem possibilidades de serem realizadas deverão ser trabalhadas em forma de vídeo (aula teórica) para que haja uma familiarização por parte dos alunos.

3. Vamos organizar o cerimonial de abertura, cada turma representa um país.

4. Ao término da competição cada modalidade receberá a premiação correspondente a classificação.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Símbolos [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação
- Durante a realização da aula teórica através das intervenções e questionamentos levantados pelos alunos e na realização das atividades práticas através do desempenho individual e coletivo.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.