Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ambiguidade e humor

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Júlia Maria Cerqueira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levar os alunos a refletir:

1) sobre a ambiguidade como forma de humor;

2) sobre a relação existente entre mensagem e contexto.

Duração das atividades
4aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura.
Estratégias e recursos da aula

ETAPA 1

Antes de exibir a figura abaixo, pergunte aos alunos o que eles compreendem por “começar o ano com o pé direito”. Provavelmente, eles responderão que significa começar “bem” o ano - trata-se de uma expressão conotativa que, conscientemente ou não, eles fazem uso no cotidiano. Agora exiba a figura. Pergunte a eles se, nesse contexto, há outra interpretação possível para a mesma expressão:

PROFESSOR: O autor da figura explorou o universo bastante caricatural em que pigmeus (conhecidos, nas histórias em quadrinhos e desenhos animados, pela estatura pequena, pele negra e prática do canibalismo) estão prestes a devorar um explorador europeu (identificável por seu chapéu de caçador, típico dos aventureiros do século XIX).
Leve-os a perceber que o efeito humorístico reside justamente na forma inusitada em que a expressão se encontra, podendo passar de um sentido denotativo para um sentido literal. No entanto, o autor expressa essa dubiedade de sentido, propositadamente. Este é um bom momento para chamar-lhes a atenção sobre os sentidos de certas expressões.


ETAPA 2

Pergunte aos alunos quais formas de cumprimento eles conhecem. Exemplos presumíveis: “Olá, como vai?”; “Tudo certo?”; “Que que tá pegando?”. Pergunte se eles conhecem a expressão “tudo em cima” e qual o seu significado. Em seguida, exiba a seguinte figura:

Agora, para se entender o efeito do humor, há de se prestar atenção no detalhe do contexto. O “cliente” cumprimenta “seu Gregório” utilizando uma expressão corrente na linguagem popular, que não pode ser entendida ao “pé da letra”. Gregório decodifica facilmente a mensagem, já que, provavelmente, esteja bastante familiarizado com ela. O autor do Cartum , no entanto, utiliza a expresão“Tudo em cima” como referência aos preços altos, estampados nas prateleiras. Dessa forma, poderíamos entendê-la no seu sentido literal: tudo = todas os preços / em cima = altos.

ETAPA 3


Pergunte aos alunos se eles conhecem a expressão “Bom pra burro” e qual significado dela. Em seguida, exiba a seguinte propaganda publicitária:

Nesse momento, pergunte a eles que relação poderia haver entre o dicionário em questão e a palavra “burro”. Leve-os então a considerar a ambiguidade expressada propositadamente. Podemos entender a frase duas formas, todas as duas, entretanto, em sentido figurado. Tratar-se-ia de um “bom dicionário”, um dicionário “bom pra Chuchu”, como também se diz em algumas regiões. Mas também como um dicionário fundamental para os “burros”, forma depreciativa com a qual algumas pessoas inapropriadamente chamam aqueles a quem elas consideram de uma cultura inferior (sobretudo inferir a delas própria). Na segunda opção, far-se-ia, então, uma referência ao ditado “o dicionário é pai dos burros”.

ETAPA 4

Depois de trabalhados mensagem e contexto, seria interessante aprofundar um pouco mais nessa matéria.
A linguagem, para ser completamente inteligível, precisa estar inserida num contexto. Nos casos estudados acima, é o contexto que nos causa a sensação de humor. Muitas vezes, ele pode modificar totalmente o sentido de uma frase. Para levá-los a perceber isso, escreva no quadro a seguinte frase:

"Aplausos, ele é um grande comediante!"

Agora, perguntes que sentido ela adquire nos seguintes contextos:

1)

2)

No, primeiro caso, ela assume sentindo literal, porquanto se trata realmente de um artista circense, o reconhecido palhaço Carequinha. Na segunda, situação, entretanto, a frase adquire uma conotação irônica, pois se trataria, caso a cena fosse real, de um discurso abusivo, que causaria a indignação nos expectadores – o povo, em geral -, a ponto de, no mínino, se ouvir semelhante frase.

Avaliação

PROFESSOR: A ambiguidade causando humor é um recurso muito utilizado nas letras de música. Peça aos alunos que pesquisarem na internet uma letra de música que contenha uma ambiguidade e por esse motivo seja engraçada. Depois cada aluno deverá apresentar sua pesquisa para toda a classe.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.