20/12/2009
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Levar os alunos a refletir:
1) sobre a ambiguidade como forma de humor;
2) sobre a relação existente entre mensagem e contexto.
ETAPA 1
Antes de exibir a figura abaixo, pergunte aos alunos o que eles compreendem por “começar o ano com o pé direito”. Provavelmente, eles responderão que significa começar “bem” o ano - trata-se de uma expressão conotativa que, conscientemente ou não, eles fazem uso no cotidiano. Agora exiba a figura. Pergunte a eles se, nesse contexto, há outra interpretação possível para a mesma expressão:
PROFESSOR: O autor da figura explorou o universo bastante caricatural em que pigmeus (conhecidos, nas histórias em quadrinhos e desenhos animados, pela estatura pequena, pele negra e prática do canibalismo) estão prestes a devorar um explorador europeu (identificável por seu chapéu de caçador, típico dos aventureiros do século XIX).
Leve-os a perceber que o efeito humorístico reside justamente na forma inusitada em que a expressão se encontra, podendo passar de um sentido denotativo para um sentido literal. No entanto, o autor expressa essa dubiedade de sentido, propositadamente. Este é um bom momento para chamar-lhes a atenção sobre os sentidos de certas expressões.
ETAPA 2
Pergunte aos alunos quais formas de cumprimento eles conhecem. Exemplos presumíveis: “Olá, como vai?”; “Tudo certo?”; “Que que tá pegando?”. Pergunte se eles conhecem a expressão “tudo em cima” e qual o seu significado. Em seguida, exiba a seguinte figura:
Agora, para se entender o efeito do humor, há de se prestar atenção no detalhe do contexto. O “cliente” cumprimenta “seu Gregório” utilizando uma expressão corrente na linguagem popular, que não pode ser entendida ao “pé da letra”. Gregório decodifica facilmente a mensagem, já que, provavelmente, esteja bastante familiarizado com ela. O autor do Cartum , no entanto, utiliza a expresão“Tudo em cima” como referência aos preços altos, estampados nas prateleiras. Dessa forma, poderíamos entendê-la no seu sentido literal: tudo = todas os preços / em cima = altos.
ETAPA 3
Pergunte aos alunos se eles conhecem a expressão “Bom pra burro” e qual significado dela. Em seguida, exiba a seguinte propaganda publicitária:
Nesse momento, pergunte a eles que relação poderia haver entre o dicionário em questão e a palavra “burro”. Leve-os então a considerar a ambiguidade expressada propositadamente. Podemos entender a frase duas formas, todas as duas, entretanto, em sentido figurado. Tratar-se-ia de um “bom dicionário”, um dicionário “bom pra Chuchu”, como também se diz em algumas regiões. Mas também como um dicionário fundamental para os “burros”, forma depreciativa com a qual algumas pessoas inapropriadamente chamam aqueles a quem elas consideram de uma cultura inferior (sobretudo inferir a delas própria). Na segunda opção, far-se-ia, então, uma referência ao ditado “o dicionário é pai dos burros”.
ETAPA 4
Depois de trabalhados mensagem e contexto, seria interessante aprofundar um pouco mais nessa matéria.
A linguagem, para ser completamente inteligível, precisa estar inserida num contexto. Nos casos estudados acima, é o contexto que nos causa a sensação de humor. Muitas vezes, ele pode modificar totalmente o sentido de uma frase. Para levá-los a perceber isso, escreva no quadro a seguinte frase:
"Aplausos, ele é um grande comediante!"
Agora, perguntes que sentido ela adquire nos seguintes contextos:
1)
2)
No, primeiro caso, ela assume sentindo literal, porquanto se trata realmente de um artista circense, o reconhecido palhaço Carequinha. Na segunda, situação, entretanto, a frase adquire uma conotação irônica, pois se trataria, caso a cena fosse real, de um discurso abusivo, que causaria a indignação nos expectadores – o povo, em geral -, a ponto de, no mínino, se ouvir semelhante frase.
PROFESSOR: A ambiguidade causando humor é um recurso muito utilizado nas letras de música. Peça aos alunos que pesquisarem na internet uma letra de música que contenha uma ambiguidade e por esse motivo seja engraçada. Depois cada aluno deverá apresentar sua pesquisa para toda a classe.
Quatro estrelas 4 classificações
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16/10/2014
Cinco estrelasÓtimo.
28/03/2012
Cinco estrelasmuito interessante! E criativa
20/09/2011
Cinco estrelasmuito rica.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa a sugestão, certamente os alunos entenderão o sentido literal e conotativo.