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Adivinhando meu amigo através do tato

 

03/01/2010

Autor e Coautor(es)
POLLYANNA REGIS COSTA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patricia Lúcia Galvão da Costa; Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer alguns os colegas apenas pelo toque, ou seja, pelo tato;
  • Sentir e reconhecer objetos, temperaturas e pessoas através do tato;
  • Compreender que a visão é um dos sentidos para fazer leituras visuais das coisa do mundo;
  • Compreender que o tato é outro sentido que permite buscar informações e reconhecer as coisas do mundo.
Duração das atividades
2 horas aulas divididas em diferentes momentos de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Identificar os colegas  pelo tato

1° momento - O professor poderá, inicialmente conversar com as crianças a respeito dos órgãos do sentido, considerando como ponto de partida o conheciemnto inicial das crianças. depois de uma conversa inicial com as crianças, o professor deve trazer leituras e imagens que levem as crianças a perceber que os sentidos que temos na nossa pele, nas nossas mãos, nos nossos pés e em outras partes do corpo  vinculam-se ao nosso cerébro. Deve fazer várias brincaceiras para as crianças descubrirem que a parte do corpo que permite perceber os objetos de forma mais definida. 

2° momento - O professor  convoca as crianças para brincar de descobrir quem é o colega. Para essa brincadeira deve levar para sala uma venda (pode ser um lenço ou algo parecido). As crianças ficam sentadas em círculo ou semicírculo de modo que todas possam visualizar o que está acontecendo. Assim, com a ajuda do professor,  uma criança de cada vez é vendada os olhos e outra é apontada para ser tocada e desse modo a criança arrisca o palpite de que ela está tocando. A brincadeira termina quando metade da turma passa pela experiência de descobrir o outro  com as mãos e outra metade é descoberta. A brincadeira se inverte em outro momento, quem tocou será tocado.

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3° momento. O professor em uma grande roda discute com as crianças a sensação  que elas tiveram ao ficarem com a venda nos olhos. Cada crianças relata a sua experiência de reconhecero outro com as mãos e ao final, elas registrem com com desenho e escrita usando lápis grafite, papel e lápis coloridos.

Avaliação

Espera-se que as crianças possam:

• Participar das atividades com entusiasmo;
• Perceber detalhes físicos ao tocarem os colegas;
• Observar a capacidade e habilidade do nosso tato;
• Compreender que podemos utilizar o tato para distinguir e descobrir pessoas e coisas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Laurita C: da Silva, ESCOLA DE 1º GRAU HORAS FELIZES , Goiás - disse:
    laurita_conceicaosilva@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    otima sua criatividade; torna uma aula divertida onde se descobre as habilidades do tato podendo assim crar textos descrever o que sentiu ao estarem c/ os olhos vedados tocarem nos colegas.


Sem classificação.
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