03/01/2010
Patricia Lúcia Galvão da Costa; Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Atividade 1 - Identificar os colegas pelo tato
1° momento - O professor poderá, inicialmente conversar com as crianças a respeito dos órgãos do sentido, considerando como ponto de partida o conheciemnto inicial das crianças. depois de uma conversa inicial com as crianças, o professor deve trazer leituras e imagens que levem as crianças a perceber que os sentidos que temos na nossa pele, nas nossas mãos, nos nossos pés e em outras partes do corpo vinculam-se ao nosso cerébro. Deve fazer várias brincaceiras para as crianças descubrirem que a parte do corpo que permite perceber os objetos de forma mais definida.
2° momento - O professor convoca as crianças para brincar de descobrir quem é o colega. Para essa brincadeira deve levar para sala uma venda (pode ser um lenço ou algo parecido). As crianças ficam sentadas em círculo ou semicírculo de modo que todas possam visualizar o que está acontecendo. Assim, com a ajuda do professor, uma criança de cada vez é vendada os olhos e outra é apontada para ser tocada e desse modo a criança arrisca o palpite de que ela está tocando. A brincadeira termina quando metade da turma passa pela experiência de descobrir o outro com as mãos e outra metade é descoberta. A brincadeira se inverte em outro momento, quem tocou será tocado.
3° momento. O professor em uma grande roda discute com as crianças a sensação que elas tiveram ao ficarem com a venda nos olhos. Cada crianças relata a sua experiência de reconhecero outro com as mãos e ao final, elas registrem com com desenho e escrita usando lápis grafite, papel e lápis coloridos.
Espera-se que as crianças possam:
• Participar das atividades com entusiasmo;
• Perceber detalhes físicos ao tocarem os colegas;
• Observar a capacidade e habilidade do nosso tato;
• Compreender que podemos utilizar o tato para distinguir e descobrir pessoas e coisas.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasotima sua criatividade; torna uma aula divertida onde se descobre as habilidades do tato podendo assim crar textos descrever o que sentiu ao estarem c/ os olhos vedados tocarem nos colegas.