Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS PARA A VIDA

 

13/03/2009

Autor e Coautor(es)
Alline Braga Silva
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Essa aula tem como o intuito mostrar a importância das bactérias, inclusive para a manutenção da própria vida no Planeta e não somente a visão tradicional de causadoras de doenças. Os tópicos abordados são:estrutura da bactéria;Teoria da Endossimbiose; a importância das bactérias no planeta; diversidade das bactérias.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções de estrutura e função das mitocôndrias, cloroplastos e ribossomos.
Estratégias e recursos da aula


 Essa é uma aula expositiva que inclui uso de animações e imagens. Para isso é necessário a disponibilidade de um "data show".

 

ESTRUTURA BACTERIANA

## É interessante dar ao aluno uma noção espacial. Para isso, pode-se levar um legume ou fruta (como laranjas representando cocos ou pepinos representando bacilos) e fazer cortes, indicando qual o plano que está representado nos esquemas. Pode-se utilizar a animação abaixo para descrevera a estrutura geral das bactérias ##

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1523/imagens/estrutura-bacteria.jpg

Estrutura bacteriana


Com base nos recurso acima, deve-se explicar a morfologia e função das seguintes estruturas:

  • Parede celular bacteriana;
  • Membrana plasmática;
  • Ribossomos;
  • Área nuclear: cromatina circular e plasmídeos.

 

TEORIA DA ENDOSSIMBIOSE

Para explicar essa teoria, pode-se indicar as semelhanças entre bactérias, cloroplastos e mitocôndrias. A animação "estrutura bacteriana" e as figuras abaixo facilitarão a comparação entre essas estruturas. 

 

                   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1523/imagens/Diagrama_da_mitocondria.png              

Figura 1: Diagrama de uma mitocôndria   

                                              

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1523/imagens/Diagrama_do_Cloroplasto.jpg                                     

Figura 2: Diagrama de um cloroplasto (o DNA está evidenciado)           

 

Fonte das figuras 1 e 2 respectivamente:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitocondria, http://recursos.cnice.mec.es/biosfera/alumno/1bachillerato/organizacion_sv/imagenes/cloroplasto_letreros.jpg

 

 As imagens em microscopia eletrônica de tais organelas estão presentes no recurso que segue:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1523/imagens/miteclor.jpg

Imagens de microscopia eletrônica


 

Características que assemelham as organelas mitocôndria e cloroplasto às bactérias

## Questione seus alunos quais são as características semelhantes entre essas organelas e as bactérias. Diante de tantas semelhanças, pergunte qual a sugestão deles para a origem dessas organelas ##

  • Possuem DNA circular;
  • Podem se reproduzir independentemente de suas células hospedeiras;
  • Ribossomos entre essas organelas e bactérias são mais parecidos que entre os ribossomos de eucariotos;
  • Seqüência do rRNA dessas organelas mais semelhante à do rRNA de procariotos que de eucariotos;
  • Mecanismo de síntese protéica mais parecido com aquele encontrado em bactérias do que em eucarioto;
  • Mesmos antibióticos que inibem a síntese protéica nos ribossomos das bactérias também inibem nos ribossomos das mitocôndrias e cloroplastos.

Obs: Os cloroplastos se assemelham mais às bactérias autotróficas, enquanto as mitocôndrias às heterotróficas.

## Após indicar essas características comuns, pode-se expor a Teoria da Endossimbiose##

Teoria Endossimbiótica: essa teoria sugere que uma célula “pré-eucariótica” desenvolveu uma invaginação na membrana citoplasmática. Uma bactéria entrou pela invaginação como um simbionte e se tornou parte integrante da célula. Quando o simbionte bacteriano era um procarioto fotossintético, funcionava com cloroplasto, e a célula vegetal evoluiu. Quando um simbionte bacteriano era um aeróbio não fotossintético, funcionava como mitocôndria (fornecendo energia) e um tipo de célula animal ou protista evoluiu.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1523/imagens/endossimbiose.jpg
Teoria endossimbionte

 


A IMPORTÂNCIA DA BACTÉRIAS NO PLANETA

## Pergunte para seus alunos qual a importância das bactérias para o PLANETA. DIga-lhes que no momento não está pensando na importância para o homem, mas sim para todo o PLANETA ##

## Após as respostas obtidas, é bom enfatizar a importância das bactérias para a vida de todos os organismos (procarióticos e eucarióticos), já que elas originaram as organelas responsáveis pela respiração e fotossíntese, depois, se necessário, acrescente outros papéis desempenhados pelas bactérias, como os listados abaixo ##

Composição de gases na atmosfera

Foram as bactérias que retiraram o dióxido de carbono e produziram o oxigênio.

Produção de oxigênio: Nesse momento pode-se mencionar a teoria da origem da vida, em que os primeiros organismos foram procariontes heterotróficos anaeróbicos, surgindo posteriormente os procariontes autotróficos. Estes produziram O2 que oxidou o ferro e o enxofre presentes na Terra. Após ocorrer tais oxidações, o oxigênio em excesso foi liberado para a atmosfera.

Produção de CO2: As bactérias retiraram o gás carbônico da atmosfera em uma velocidade maior do que sua liberação, armazendo-o nas reservas de carbono e diminuindo a sua concentração na atmosfera.
Pode-se usar o quadro abaixo para comparar como seria a Terra sem vida com a Terra atual.

Quadro: Condições atmosféricas e de temperatura de Marte, Vênus, Terra e uma Terra hipotética sem vida

  Marte Vênus Terra sem vida Terra real
Atmosfera        
    Gás Carbônico 95% 98% 98% 0,03%
    Nitrogênio  2,7% 1,98% 1,9% 79%
    Oxigênio 0,13% Traços Traços 21%
Temperatura Superficial ºC 53 477 290 ±50 13

 Fonte: ODUM, 1983

 

Reciclagem de elementos vitais

As bactérias decompositoras transformam matéria orgânica em inorgânica para ser utilizada pelos autotróficos. Esses realizam fotossíntese, que ocorre em cianobactérias ou em outros vegetais por meio dos cloroplastos (originários das bactérias).

## Fale de composteiras. Mostre que a matéria que geralmente é tida como lixo pode ser reutilizada, e explique que isso se deve à ação dos decompositores##

Simbioses

Citar exemplos da Escherichia coli no intestino grosso (sintetiza vitamina K e algumas vitaminas B); das bactérias presentes no ciclo do Nitrogênio (Rizhobium, Nitrosomonas e Nitrobacter) e das presentes no sistema digestivo de Ruminantes (digerindo a celulose).

Doenças

Além de falar das doenças humanas causadas por bactérias, pode-se falar também da importância do parasitismo em nível de populações (parasitas atacam os indivíduos mais vulneráveis em uma população, contribuindo para que os mais fortes sejam selecionados positivamente) e em nível de comunidades (duas espécies que ocupam o mesmo nicho podem coexistir quando são atacadas por parasitas, já que destinam grande parte de sua energia no combate desses parasitas e não na competição inter-específica).

 

 A IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS PARA O HOMEM

Nesse tópico pode-se abordar o emprego das bactérias na biotecnologia e sua importância para o homem. Alguns itens que merecem destaque são:

 ATIVIDADE: Peça que seus alunos pesquisem sobre quais os usos que o Homem atribuiu às bactérias. Durante a discussão dessa atividade, é importante destacar que, embora as bactérias sejam úteis ao homem, elas também são extremamente importantes ao Planeta.

 

DIVERSIDADE

## Pode-se abordar a diversidade de formas (cocos, bacilos, espirilos, etc.) e de modos de vida. Ao se abordar a diversidade de formas, pode-se evidenciar que os eucariotos são mais diversos morfologicamente que as bactérias. Para explicar os detalhes do porque disso, veja a aula "A origem da célula eucariótica" ##

## Nesse tópico é importante mostrar que as bactérias desenvolveram todos os grandes tipos de transformações metabólicas existentes (respiração aeróbica, anaeróbica, fermentação, quimiossíntese, fotossíntese utilizando água ou ácido sulfídrico). À medida que for explicando isso, dê exemplos práticos. Diga a seus alunos onde existem seres fotossintetizantes, fermentadores, etc ##

  • As cianobactérias são capazes de realizar a fotossíntese. Além disso, algumas delas (Anabaena, Nostoc), assim como Rhizobium e Azotobacter, são capazes de fixar o nitrogênio, sendo de grande importância no ciclo do nitrogênio.
  • Algumas bactérias fazem fotossíntese utilizando ácido sulfídrico ao invés de água, liberando gases de enxofre. Outras utilizam compostos de carbono, como o metano, podendo ser úteis em águas poluídas e eutróficas.
  • As bactérias quimiossintetizantes utilizam substâncias químicas como fonte de energia para sintetizar a matéria orgânica, e não a luz, como as fotossintetizantes. Por isso podem viver em ambientes escuros.
  • Existem bactérias capazes de realizar a respiração anaeróbica em zonas profundas do mar, resgatando a energia e os materiais presentes nessas regiões, que sobem das profundezas por difusão, tornando-os disponíveis aos aeróbicos.
  • Também há bactérias fermentadoras, que têm como produto da sua fermentação álcool, ácido lático ou ácido acético (presente no vinagre).
  • E as bactérias também podem realizar respiração aeróbica, necessitando de oxigênio para isso.

Dessa forma, podemos notar que as transformações metabólicas existentes em outros seres vivos já estavam presentes nesses seres primitivos.

Abaixo estão imagens para mostrar a diversidade de bactérias:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1523/imagens/Archea_-_Haloquadratum_walsbyi.jpg                  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1523/imagens/Enterococcus_faecalis.png

Figura 3: Archea: Haloquadratum                                      Figura 4: Enterococcus

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1523/imagens/Cyanobacteria_guerrero_negro.jpg         http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1523/imagens/Salmonella_typhimurium.png

Figura 5: Cyanobacteria                                                   Figura 6: Salmonella typhimurium

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1523/imagens/Oscillatoria_sp.jpg                   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1523/imagens/Spirulina.jpg

Figura 7: Oscillatoria                                                            Figura 8: Spirulina

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1523/imagens/Anabaena.jpg

Figura 9: Anabaena
 

Fonte das imagens 3 - 9: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Procaryota?uselang=pt

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estrutura bacteriana Animação/simulação
Imagens de microscopia eletrônica Animação/simulação
Teoria endossimbionte Animação/simulação
Avaliação
Pode-se aplicar uma avaliação diagnóstica, por meio de um questionário, perguntando qual a importância das bactérias. Após a aula, o mesmo questionário pode ser aplicado, analisando-se a evolução do aprendizado.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 58 classificações

  • Cinco estrelas 40/58 - 68.97%
  • Quatro estrelas 14/58 - 24.14%
  • Três estrelas 4/58 - 6.9%
  • Duas estrelas 0/58 - 0%
  • Uma estrela 0/58 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rogeiro lambert de souza, muz.eadifsuldeminas , Minas Gerais - disse:
    rogerio.lambert@gmaill.com

    11/08/2014

    Cinco estrelas

    muito bem colocados o tema.


  • Elzilene Andrade, Uni Jorge , Bahia - disse:
    elzilene.barbosa@hotmail.com

    10/06/2014

    Cinco estrelas

    Gostaria de agradecer pelas excelentes informações para meu trabalho de plano de aula sobre as bacterias bastante enriquecedor.


  • graziela bispo, CENTRO EDUCACIONAL JOVELINA , Pernambuco - disse:
    grazinha129@gmail.com

    17/05/2014

    Cinco estrelas

    consultei este site pra fazer um trabalho e encontrei tudo o que precisava.muito bom.amei essa aula.


  • Larissa Alves de Castro Jocarelli, ANTONIO JOSE PEDROSO PROF , São Paulo - disse:
    larialves_19@hotmail.com

    21/10/2013

    Quatro estrelas

    ótima


  • MAGNO DE SOUZA MONTEIRO, ASSOCIACAO PESTALOZZI DE COARI , Amazonas - disse:
    magno.coari@hotmail.com

    06/11/2012

    Quatro estrelas

    muito bom. parabéns!


  • CLEIDIANE SOARES MARQUES, general artur carvalho , Maranhão - disse:
    csbmbio@gmail.com

    18/01/2012

    Cinco estrelas

    muito bom


  • emerson rui, uenp , Paraná - disse:
    emersonrui@hotmail.com

    02/10/2011

    Cinco estrelas

    parabéns, fácil assimilação e de grande importância para a população em geral


  • Emanuelly Bernardes de Oliveira da Silva, EE WALTER D PEREIRA ENS DE 1 E 2 GR E EJA , Rio Grande do Norte - disse:
    bio_natalrn@yahoo.com.br

    26/08/2011

    Quatro estrelas

    Gostaria de parabenizar o site que é realmente incrivel. Nas minhas aulas além de usar os recursos que ele oferece, também solicito aos colegas da minha área da biologia e de outras áreas a visitar, todos que acessaram se encantaram. Muito obrigada colegas que divulgam os seus trabalho, sucesso a todos.


  • Danielly A. medeiros Rios, SEDUC , Ceará - disse:
    nielyrios@yahoo.com.br

    16/06/2011

    Três estrelas

    Aula didática, satisfatória em ilustração e esclarecedora na importância das bactérias para o homem e para o meio.


  • Socorro Costa, EEFM ARQUITETO ROGÉRIO FRÓES , Ceará - disse:
    helpbio@hotmail.com

    22/05/2011

    Cinco estrelas

    A aula foi muito bem elaborada, abordando os principais tópicos que devem ser estudados em relação às bactérias. Considerei as animações bem didáticas e o conteúdo atualizado. Pretendo utilizá -la quando iniciar o estudo do Reino Monera. Parabéns!


  • Jethro Luis Bezerra Pinto, Irmão Urbano Gonzales , Ceará - disse:
    jethromaze@yahoo.com.br

    17/05/2011

    Cinco estrelas

    A aula é muto boa no que diz respeito ao conteúdo e a ilustração gráfica, pois abrange os proncipais tópicos referentes a atuação das bactérias, abordando bem suas ações benéficas relacionadas a manutenção da vida no planeta: reciclagem da matéria, fixação do nitrogênio e redução de co2 atmosférico.


  • ELICELIA MENDES FERREIRA DA SILVA, EE OLEGARIO MACIEL , Minas Gerais - disse:
    efsilv@yahoo.com.br

    04/04/2011

    Quatro estrelas

    Sua aula é muito criativa e proveitosa. Parabéns!


  • Maria Eunice dos Santos e Silva, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIÁS , Goiás - disse:
    nicebio48@gmail.com

    31/03/2011

    Três estrelas

    Excelente! Reforça o aprendizado das aulas que já ministrei sobre o assunto.


  • Cosme Rodrigues Marmeleiro, 0625031 EM LEVY MIRANDA , Rio de Janeiro - disse:
    cosmerm@oi.com.br

    24/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa, abrangente e com certeza capaz de motivar os alunos.


  • Daniel Mandetta, ROSA MARI DE SOUZA SIMIELLI PROFA , São Paulo - disse:
    profdanimandetta@hotmail.com

    08/02/2011

    Quatro estrelas

    Grande Ivan !!!! Lembra-se de mim ??? Trabalhei no laboratório do Chico Esteves... Sou natural de Corumbá (MS) onde vc trabalhou por pouco tempo... Um abração


  • ana patricia, unidep , Maranhão - disse:
    pakissa10@hotmail.com

    07/02/2011

    Cinco estrelas

    maravilhosa essa aula dou nota 10 amei. Parabens!


  • Laudilene Nelma Dourado Araújo, COLEGIO ESTADUAL DE IBIAJARA , Bahia - disse:
    nelma.28@hotmail.com

    06/02/2011

    Quatro estrelas

    ótima


  • Laudilene Nelma Dourado Araújo, COLEGIO ESTADUAL DE IBIAJARA , Bahia - disse:
    nelma.28@hotmail.com

    06/02/2011

    Cinco estrelas

    fico muito feliz quando posso contar com colegas tão inteligentes. ótima aula me ajudou bastante.


  • Maria Natal Cabral Barbosa de Brito, ESCOLA PROFESSORA RITA MARIA DA CONCEICAO , Pernambuco - disse:
    natalbarbosape@hotmail.com

    30/01/2011

    Cinco estrelas

    Muito bem preparada a aula, gostei do suporte didático, das imagens e das fontes. Realmente um trabalho muito bem feito.


  • Inadja Elizabete Nogueira S. Vieira, ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ARISTIDES DE SOUZA OLIVEIRA , Bahia - disse:
    iensv@hotmail.com

    27/01/2011

    Quatro estrelas

    A aula é muito boa, bem preparada. Parabéns


  • FRANCISCO MARTINS BARBOSA, ANDRE CARTAXO EEFM , Ceará - disse:
    laercio_fmb@hotmail.com

    25/01/2011

    Cinco estrelas

    muito boa


  • EDER LEONE APARECIDO DE OLIVEIRA, ESCOLA JOEL PEDRO DA SILVA , Pernambuco - disse:
    ederinaja@bol.com.br

    15/01/2011

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante, valeu gostei muitoa a professora está de parabéns.


  • ZENILDA LUCIA DE BRITO, COLEGIO ESTADUAL DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES , Bahia - disse:
    ZE_NILDA20102010@HOTMAIL.COM

    01/01/2011

    Cinco estrelas

    GOSTEI BASTANTE, POIS JÁ TENHO CONHECIMENTO SOBRE ESSES ASSUNTOS, SÃO REALMENTE ASSUNTOS IMPORTANTÍSSIMOS OS QUAIS JÁ TRABALHEI E CONTINUAREI TRABALHANDO COM OS MEUS ALUNOS DE 1ª A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, PRECISO APROFUNDAR A MINHA APRENDIZAGEM PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTOS.


  • Antônio Viana Lopes Neto, CENTRO EDUCACIONAL LYRIO CALLOU , Ceará - disse:
    a.v.lopes@hotmail.com

    04/12/2010

    Quatro estrelas

    Muito Bom!!


  • daiane, escola estadual , Sergipe - disse:
    dainetdb@hotmail.com

    22/11/2010

    Cinco estrelas

    gostei foi muito produtivo...


  • Vilma Aparecida Ferreira dos Santos, EE HITLER SANSAO , Mato Grosso - disse:
    tatinha_af@hotmail.com

    11/11/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa aula, vai ser útil para que eu possa introduzir em meu conteúdo, os meus alunos vão achar interessante. Deixo um abraço a todos os meus colegas do eproinfo. ATÉ A PRÓXIMA, BEIJOS.


  • José Gomes do Nascimento, COLEGIO ESTADUAL ARABELA RIBEIRO , Sergipe - disse:
    jgomesnascimento@bol.com.br

    09/11/2010

    Cinco estrelas

    melhor do isso estraga gostei muto, muito bom


  • KERGINALDO ARAUJO DE LIMA, RAUL TAVARES CAVALCANTE II EEF , Ceará - disse:
    profkerginaldo@hotmail.com

    30/10/2010

    Três estrelas

    quero dar uma boa olhada neste material, vou precisar de todas essas aulas. nossos professores ainda não as conhece, vou apresentá-las


  • Pedro Siqueira Lima, Domingas Gomes de Aguiar , Ceará - disse:
    pepeu_sl@hotmail.com

    31/08/2010

    Cinco estrelas

    A aula está bem atual e organizada.


  • FRANCISCA AECINARA DIOGENES ALMEIDA, EEFM ENEAS OLIMPIO DA SILVA , Ceará - disse:
    cinaradiogenes@gmail.com

    10/08/2010

    Cinco estrelas

    muito boa a aula, vou aplicá-la na minha sala, valeu pela aula.


  • laura de lima freitas, laura , Pernambuco - disse:
    lauralaurinha09@hotmail.com

    24/05/2010

    Cinco estrelas

    bem, eu gostei muporque eu estou na 6ª série e este é o meu assunto no colégio e eu pude aprender mais e tenho certeza que vou tirar um 10,00 na prova. aaaaa, eu queria desejar meus parabéns a autora. eu tenho uma amiga na escola que o nome dela é Luna Braga e Silva, que é parecido com o seu mas deixa pra lá. em fim eu gostei meito do texto.


  • paula, C.E.Dep Carlos Pinto Filho , Rio de Janeiro - disse:
    pamuruci@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula criativa e muito bem organizada


  • Diclá Santos Gueiros, EM PROFª. MARIA LUCIA PASSARELLI , Mato Grosso do Sul - disse:
    diclagueiros@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula professor,gostaria de sugestões sobre evolução e genética. Obrigada!!


  • Vanusa Voese Wendland, ESC EST ENS MED FREDERICO KOPS , Rio Grande do Sul - disse:
    vanusavw@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito dinâmica e interessante a aula


  • SINISIA GREENHALGH, colegio estadual Carlos Freitas Mota , Bahia - disse:
    sinigreen@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi bastante interessante.Vou utilizar essa metodologia com meus alunos.


  • jose adilson correia, ESCOLA ESTADUAL J ENOQUE DE BARROS , Alagoas - disse:
    jadilsoncorreia@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito interessante, gostei da abordagem .


  • ADELMO RODRIGUES FREITAS, DAVID VIEIRA DA SILVA EEF , Ceará - disse:
    colunabv@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    MUITO INTERESSANTE ME SERÁ ÚTIL PARA DAR UM REFORÇO NOS CONTEÚDOS DA HIPÓTESE ENDOSSIMBIÓTICA... APROVEITO O ENSEJO PARA AGRADECER E FRISAR QUE O PORTAL DO PROFESSOR É UM CANAL DE INTERAÇÃO E CONHECIMENTO! MUI GRATO PROFESSORA ALINE BRAGA. VOTOS DE SAÚDE, PAZ E VIDA LONGA. ADELMO RODRIGUES


  • Ana Cristina Geyer de Moraes, C.E. BRIGADEIRO CASTRIOTO , Rio de Janeiro - disse:
    crisgeyer@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Torna as teorias incrivelmente fáceis!


  • luisa alves de araujo, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EPITÁCIO PESSOA , Ceará - disse:
    lualujo@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito criativo.


  • Anntônia Avanda Carlos de Sousa, JULIA CATUNDA EEFM , Ceará - disse:
    antoniaavanda@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, pela escolha do assunto e principalmente pela forma que foi abordada a importância das bactérias para o homem e as doenças causadas por elas. É interessante exsaltar a preocupoação com as gravuras, diga-se de passagem , foram muito bem escolhidas e comentadas de forma bastante clara para a comprenção dos leitores. , Mais uma vez volto a afirmar que esse sim é um portal arretado de bom , Oportuniza que trabalhos como esse possom ser divulgados.


  • antonio marques heleno, RUI BARBOSA C E E MEDIO , Paraná - disse:
    antoheleno@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Interativo e maneira diferente de expor esse assunto aos educando, pois da para trabalhar outro temas utilizando esse trabalho.


  • Francisco Ivanildo Torres Feijão, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ALFREDO MACHADO , Ceará - disse:
    ivanildofeijao@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    é de essencial importância as bactérias em nossa vida , pois existem bactérias que ajuda o nosso organismo a manter-se seu sistema digestório regulaodo ,no entanto foi muito proveitoso todo esse curso.


  • Rosineide Cardoso de Souza, ESCOLA ESTADUAL MARIA DA LUZ CALDERARO , Amazonas - disse:
    rosineide_cardoso@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    eu particulamente gostei muito da aula, esse tipo de aula desperta a curiosidade dos alunos.


  • Aldenor Saraiva dos Santos, ESC.EST.JULIETA LOPES DE ALBUQUERQUE , Amazonas - disse:
    aldenorsaraiva@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei, muito bem detalhada essa aula para ser aplicada, suas orientações didáticas são ótimas, parabéns!


  • Anntônia Avanda Carlos de Sousa, JULIA CATUNDA EEFM , Ceará - disse:
    antoniaavanda@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, pela escolha do assunto e principalmente pela forma que foi abordada a importância das bactérias para o homem e as doenças causadas por elas. É interessante exsaltar a preocupoação com as gravuras, diga-se de passagem , foram muito bem escolhidas e comentadas de forma bastante clara para a comprenção dos leitores. , Mais uma vez volto a afirmar que esse sim é um portal arretado de bom , Oportuniza que trabalhos como esse possom ser divulgados.


  • neusa terezinha balestrin, ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA , Mato Grosso - disse:
    neumilnx@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    escelente material , o aluno visualiza e entende de forma clara e sente interesse em pesquizar ainda mais


  • Michelle Monteiro, SESI , Amapá - disse:
    fmichellemonteiro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Você está d eparabéns, excelente iniciativa e ótima aula..adorei.......bjos


  • Jairo Fernandes de Sousa, escola estadual coronel filomeno ribeiro , Minas Gerais - disse:
    biojairofs@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei super legal a aula uma vez que a animação das imagens contribuiram muito para a visualização do processo


  • Ana karina Veiga Beckert, EEB ADOLFO JOSE MARTINS , Santa Catarina - disse:
    anabeckert23@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom as sujestões oferecidas. São poucas as pessoas que se interessam pelo assunto das bacterias. Utilizarei muito em minhas aulas para os proximos anos.


  • LÍDIA THEODORO BOULLOSA, NTE - RIO DE JANEIRO - (NTE 4 - Penha) , Rio de Janeiro - disse:
    lidia_rio04@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula, dinâmica e objetiva. Gostei muito.


  • Marcia Regina Cabreira de Góes, JOSE CELSO DE MELLO PROF , São Paulo - disse:
    marcia.goes@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente o material, parabéns se nós tivessemos sempre em mãos materiais como esses ,não teriamos tanta dificuldade para passar para os nossos alunos ou faze-lo compreender como é uma bactéria seus prejuizos a nossa saúde e sua utilidade.Adorei.


  • elisangela de souza, Faculdade São Salvador , Bahia - disse:
    souza.elis@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Boa apresentação com figuras que fascilitam a comprienção do aluno.


  • Sueli Bueno Ramalho, ESCOLA EST. PROFª MARINÊS FÁTIMA DE SÁ TEIXEIRA , Mato Grosso - disse:
    suelibueramalho@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é excelente,pois é com bastante ilustrações e bem detalhadas.


  • ZERUIA NORONHA MORIZ, ESC.EST.JOÃO VIEIRA , Amazonas - disse:
    zeruianm@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eu como professora de biologia adorei esta aula foi excelente.


  • ElieteOliveira Silva, JOAO BAPTISTA MARIGO MARTINS , São Paulo - disse:
    elissliete@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula super construtiva, as imagens ótimas, adorei, passarei em breve para meus alunos.


  • francisco nalison costa silva, e.e.m.conego luiz braga rocha , Ceará - disse:
    may.boy@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    eu achei muinto interesante gostei muito


  • adriano cardoso da silva, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO JOSE ROCHA SOBRINHO CEPES BN-1 , Paraíba - disse:
    adrianobelem1@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante pois quando falamos de bactérias, o que aparece em nossa mente e que elas são um terror para a humanidade, so que elas também são muito importantes para o homem na area da biotecnologia, esta aula e de grande importância, parabéns.


  • Edlene Lima de Santana, COLÉGIO ESTADUAL 28 DE JANEIRO , Sergipe - disse:
    edlenewewlima@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula está excelente.Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.