22/12/2009
Paticia Lúcia Galvão da Costa; Suzana Maria de Brito Medeiros.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• As crianças poderão utilizar o olfato para descobrir os cheiros sem necessitar de olharem o que vão cheirar;
• Elas poderão perceber a importância de poder cheirarmos e descobrirmos as essências de naturezas diferentes;
• Compreender que o nosso nariz/olfato (órgão do sentido) é essencial para descobrirmos os odores e cheiros que proporcionam alerta ou satisfação, responsáveis em executar alguns hábitos da nossa rotina.
1° momento. O professor deve providenciar de casa algumas coisas que proporcionem cheiros. Ele pode levar para sala: perfume, 2 tipos de frutas, café e achocolatado em pó. Isso tudo deverá ser colocado em pequenas quantidades, em recipiente de modo que as crianças não percebam o que encontram-se neles,o professor poderá tampá-los com guardanapos.
2° momento. Após o professor combinar com as crianças a respeito do que irá acontecer, ele também poderá falar brevemente sobre a importância do olfato em nossas vidas exemplificando os cheiros bons e odores que somos capazes de sentir, e assim, fazermos proveito dessas capacidades para segurança e prazeres em nosso cotidiano. Segurança, quando o cheiro indica algo estragado, odores de lixo que então não podemos manuseá-lo ou prazers como cheiro de comidas que nos causam apetite, ou cheiros de produtos de higiene pessoal que nos favorece sensação de bem-estar.
3°momento. O professor poderá pedir que elas se coloquem em grande roda, sentados e não muito próximos dos recipientes ainda tampados que deverão estar em uma mesa ao alcance do professor e das crianças. Assim que o professor solicitar as crianças (individualmente) a participarem da brincadeira, ele colocará uma venda, e levará os recipientes, de um a um bem próximo do nariz de cada uma, com a intenção delas distinguirem que cheiros estão sentindo.
4° momento. Após a amostra realizada, o professor falará e mostrará o que as crianças cheiraram, e dependendo da curiosidade de cada uma, ficariam expostos todos os recipientes para que elas experimentem novamente aqueles que sentirem necessidade e curiosidade.
Espera-se que as crianças:
• Participem das atividades com entusiasmo;
• Observem a importância do olfato em nossas vidas;
• Percebam a variedade e capacidade de distinguirmos cheiros diferentes;
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!