Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que me sustenta: montando as partes de um esqueleto

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
POLLYANNA REGIS COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patricia Lúcia Galvão da Costa; Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• As crianças poderão se apropriar da imagem de esqueleto humano, e observar o formato dos ossos, imaginando como somos por dentro;
• Elas poderão perceber toda a estrutura óssea que temos;
• Observarão a estrutura da coluna vertebral e sua função de sustentação do nosso corpo.

Duração das atividades
2 horas e 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

1° momento: De início, o professor deve providenciar uma gravura de esqueleto humano de tamanho proporcional ao das crianças, levar para sala e mostrá-lo com intenção das crianças se apropriarem de novos conhecimentos, como a estrutura da coluna vertebral do homem, responsável pela sustentação e posição vertical, assim também como toda a estrutura óssea do nosso esqueleto. Aproveitando esse rico momento de discussão, o professor provocará as crianças no sentido delas perceberem o que poderia ocasionar com nossa coluna se por algum motivo lesionássemos.

2° momento: Logo depois, o professor providenciará algumas cópias das partes do esqueleto humano,  a fim de serem encaixadas e montadas pelas crianças que se distribuirão em pequenos grupos para executarem a atividade.


3° momento: Em seguida, o professor distribuirá as partes que compõem a estrutura do esqueleto para cada grupo. Então, as crianças são estimuladas a montarem a estrutura e finalizarem observando seus devidos encaixes.

undefined
4° momento: Após a montagem do esqueleto por cada grupo, o professor poderá passar pelos grupos observando a montagem que foi realizada, opinar e questionar se estar tudo relativamente adequado.

undefined


5° momento: O professor poderá distribuir para cada grupo um papel madeira ou equivalente para que cada grupo possa colar seu esqueleto da sua maneira como também colocar o trabalho em grupo exposto na sala.

Avaliação

Espera-se que as crianças:
• Participem das atividades com entusiasmo;
• Se apropriem da estrutura do esqueleto humano, a função principal da coluna vertebral de sustentação da postura ereta;
• Aprendam sobre a importância da coluna vertebral para nos mantermos em pé.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.