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Brincando com o ar

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicios Pimentel de Andrade, Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar a percepção da existência do ar e de sua ação em fenômenos que ocorrem na natureza.
• Perceber que o ar existe.
• Reconhecer a ação do vento em diferentes fenômenos da natureza.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Ler para os alunos:

        O que é o ar?

“Como afirmar que o ar existe? A gente vê as folhas balançando ao leve sopro do vento. Ouve o ar assobiando pelas frestas em noites de ventania. Sente o perfume das flores (e os gases dos escapamentos dos carros!) numa tarde ensolarada. Sente o sabor do sal, quando passeia pela praia. Sente o ar no céu azul, quando empina pipas. É assim que a gente sabe que o ar existe.”

Texto extraído:
WOOLFITT, Gabrielle. Ar. São Paulo: Scipione, 1996. p.5. (Coleção Os Elementos)


Na quadra do colégio em atividade conjunta o(a) professor(a) de Educação Física e de Ciências e os alunos irão confeccionar pipas.

Dica - Deixe claro para os alunos que somente se deve soltar pipas em locais adequados, longe de fios elétricos e de ruas e avenidas, por isso a quadra é um bom lugar.

Dúvida mesmo no caso da quadra ser fechada?
Normalmente as quadras quando fechadas tem o pé direito bastante alto por causa das bolas, então não teríamos problemas com as pipas.

Depois de confeccionadas observem o movimento das pipas. Tentem explicar o que está acontecendo.
Concluir com os alunos que quando deslocamos o ar, temos o vento, que é o ar em movimento

Discutir com os alunos outras atividades humanas que dependem do movimento do ar.

Outra atividade que pode ser desenvolvida é a Corrida de Jornal, o (a) professor(a) entregará a cada aluno 1 folha de jornal que o aluno deverá esticar a frente do corpo e iniciar o movimento de corrida contra o vento e a favor do vento.

Dica - Após essa atividade ser feita contra e a favor do vento o (a) professor(a) deverá discutir com a turma em qual momento foi mais fácil manter a folha de jornal grudada ao corpo e qual o momento em que foi mais difícil essa tarefa.

Recursos Complementares

Ler com eles o livro: Carolina e o vento, de Samuel Murgel Branco. São Paulo: Moderna, 2002
Com a história de Carolina e seu avô os alunos aprenderão sobre situações da natureza que envolvem a ação do vento.


No site abaixo você irá encontrar informações sobre a atmosfera e poderá explorar com seus alunos itens como a formação de relâmpagos. Tem também jogos interativos e curiosidades.

http://www.on.br/site_brincando/conteudo/geofisica_atmosfera/pagina_atmosfera.html

Avaliação

Durante toda a realização da atividade, os alunos deverão ser avaliados, na sua relação entre si e com a aprendizagem.

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