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Jarra de Condensação

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicios Pimentel de Andrade, Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer o ciclo da água e compreender sua importância para a manutenção da vida no planeta.
• Refletir sobre a importância dos recursos hídricos do ambiente e da utilização racional da água.
• Utilizar corretamente os termos evaporação (evaporar) e condensação (condensar) para explicar fenômenos relacionados ao ciclo da água na natureza.
• Relacionar as transformações de estado, evaporação e condensação, com fenômenos naturais que eles estão acostumados a observar.
• Praticar a revisão das próprias ideias, participando ativamente de um debate, sendo capaz de rever suas opiniões e reorganizar seu pensamento, ouvindo e considerando os argumentos dos colegas de classe.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula destina-se a alunos a partir do 5º ano, para uma melhor compreensão da ideia de que o ar atmosférico pode conter vapor de água misturado a ele. Compreender também que o vapor d’água do ar se condensa no lado externo da jarra que contêm gelo, pois essa superfície está fria, o que provoca a condensação do vapor, que passa para o estado líquido.
Saber as diferenças entre os estados sólido, líquido e gasoso

Estratégias e recursos da aula
Caro Professor, encaminhe os seus alunos para um delicioso banho de mangueira na quadra do colégio junto com o professor de Ciências.
Após essa brincadeira, perguntar se algum aluno está sentindo frio, e discutir que sentimos frio por causa da evaporação da água sobre nossa pele.
Com os alunos sentados em roda na própria quadra, discutir sobre a evaporação da água.


PRIMEIRA PARTE:

Nesta fase, os alunos poderão trabalhar em duplas. Cada dupla deve ter uma prancheta, uma folha de anotações. Explique aos alunos que você vai propor algumas perguntas relacionadas ao que acontece com a água na natureza. Além das perguntas, todos vão fazer também uma observação a partir do banho de mangueira e de uma experiência muito simples, citada abaixo.

Encha duas jarras com água e, em uma delas, coloque uma boa quantidade de gelo.

Em seguida, faça as seguintes perguntas:

Nossa roupa está muito molhada, vamos colocá-las para secar. Quando a roupa seca, para onde vai a água que estava nela?

Por que uma das jarras está ficando molhada por fora e a outra continua seca?

O que é aquela “fumacinha” que vemos quando abrimos a porta de um congelador, ou em volta de um sorvete bem gelado?


Cada dupla deverá discutir o que acha e escrever as suas respostas. Espere um tempo até que todos tenham respondidos. Em seguida, peça que os alunos formem um círculo para que cada dupla apresente suas respostas e estas possam ser comentadas pelas outras duplas. Atue como coordenador dos debates. Garanta a palavra a todas as duplas e, principalmente estabeleça um clima de respeito pelas ideias alheias.
Quando você achar que a discussão já foi suficiente, solicite às duplas que voltem a se reunir e faça a seguinte proposta: cada dupla vai responder novamente as 3 perguntas do começo. Para isso, vão ler suas respostas com todo cuidado e, considerando as diversas argumentações do debate, vão reescrever as respostas no verso da folha em que escreveram a primeira versão. Insista para que as crianças não apaguem as respostas anteriores. Assim, os próprios alunos podem analisar o que aprenderam com a atividade. A presença das duas versões é um poderoso instrumento de avaliação para que você também avalie o que os alunos aprenderam, o que eles já estão começando a entender e os termos que estão ainda confusos e precisam de atenção nos próximos encontros.

Sugira que os alunos pesquisem em livros sobre o assunto.

SEGUNDA PARTE:

Retome as diversas explicações presente nos trabalhos dos alunos. Esse é o momento de estabelecer com a turma os significados dos termos evaporar (passar do estado líquido para o estado gasoso) e condensar (passar do estado gasoso para o líquido). Pergunte aos alunos se eles se lembram de situações nas quais pode-se observar evaporações ou condensações.

Exemplo:
• Em dias muito frios, quando falamos, vemos uma “fumacinha”. Por que isso ocorre?
• Se estamos no interior de um carro, ou ônibus, em um dia chuvoso, as janelas ficam molhadas por dentro.

Pergunte: “Considerando o que vocês aprenderam sobre a evaporação e a condensação da água na natureza, como se explica a formação das nuvens e da chuva?”

Coloque um pouco de água para ferver numa panela e, sobre ela, a uns 30cm de distância, segure uma fôrma de alumínio (do tipo usada para fazer bolo), de modo que o vapor de água se condense na superfície de alumínio e comece a pingar como chuva, formando um ciclo da água em pequena escala.

Veja figura abaixo:

Ao final, conduza uma redação coletiva, garantindo que os termos “estado líquido”, “estado gasoso”, “evaporação” e “conden sação” sejam utiliza dos corretamente, Será uma ótima oportunidade para você apresentar a ideia de ciclo da água, mostrando que chama-se ciclo porque é um caminho fechado: a água líquida da superfície evapora, transformando-se em vapor misturado ao ar, depois esse vapor, ao esfriar , transforma-se novamente em água no estado líquido que volta à superfície, fechando o ciclo.

Por exemplo: quando a roupa molhada seca houve evaporação; quando uma jarra cheia de suco gelado fica “suada”, houve condensação; para se formar uma nuvem, é preciso que o vapor de água da atmosfera se condense formando as gotículas de água que compõem as nuvens.

Recursos Complementares

Esse trabalho pode ter continuidade com os alunos acompanhando, em jornais, o quanto tem chovido em várias partes do país e aprofundar seus conhecimentos com relação à importância da água para os seres vivos.
Pode-se também ampliar o conhecimento sobre os estados físicos e as transformações de estado, acrescentando a fusão (passagem do estado sólido para o estado líquido) e a solidificação ( passagem do estado líquido para o estado sólido).
Nesse estudo pode-se chegar à utilização das mudanças de estado em diversos processos de produção de materiais: fundição de peças de ferro; funcionamento de um alambique (produção de pinga e outras bebidas destiladas); produção de água destilada; etc.
Erosão: As chuvas ocorrem graças ao ciclo da água, e é por causa das chuvas qua a água se movimenta sobre a superfície terrestre provocando um fenômeno natural muito importante: a erosão. É o transporte pela água de materiais da superfície terrestre. É a erosão provocada pela água que molda o relevo dos continentes terrestres, formando vales e montanhas, planícies e outros acidentes geográficos. Esse estudo de geografia pode ser realizado em seqüência ao estudo do ciclo da água e da formação das chuvas. Em lugares onde existe muita seca, ou muitas chuvas intensas que causam enchentes, pode-se também aprofundar algumas discussões para tentar entender o que acontece nessas regiões.

Avaliação

A avaliação deve começar com o acompanhamento da produção dos alunos, principalmente a análise de como eles fizeram as revisões das respostas às três questões propostas no banho de mangueira.
Uma observação importante: não é objetivo da atividade que os alunos saibam de cor a definição de evaporação e condensação, mas sim que eles utilizem corretamente esses termos em suas conversas e textos escritos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Armanda Aguiar, Unesp , São Paulo - disse:
    mandaaguiar@hotmail.com

    16/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostei da aula, mas poderiamos substituir o banho de mangueira por apenas molhar os pés, rs


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