Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprofundando o conhecimento a respeito dos enunciados de questões.

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Liliane Gomes Falcão
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

EDNA SANTANA DE MAGALHÃES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula o aluno poderá aprender:

1) identificar verbos de comando dentro do enunciado;

2) perceber possíveis complicadores para a perfeita compreensão do enunciado;

3) formular questões objetivas;

4) produzir respostas mais pertinentes e melhor fundamentadas.

Duração das atividades
Oito aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é bastante comum a dificuldade que o aluno apresenta diante de enunciados de questões de provas e exercícios e isso, às vezes, é interpretado como deficiência na interpretação global do texto. É necessário que o aluno já tenha consolidado o conhecimento a respeito dos verbos no modo imperativo, pois esses compõem boa parte dos enunciados das questões.

É importante também que você trabalhe a denominação verbos de comando para que o aluno se familiarize com essa nomenclatura.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula (140 minutos)

Prepare uma seleção de enunciados de questões diversas (de preferência uma questão para cada aluno) e traga-os para a sala. Distribua as questões entre os alunos e solicite que eles analisem a proposta e digam o que é necessário fazer para respondê-la.

Professor, este é um bom momento para trabalhar com os verbos de comando. Peça aos alunos que anotem quais são os verbos que direcionam o enunciado. Faça a anotação de cada um no quadro negro e, após listados todos os verbos, solicite aos alunos que pesquisem o significado de cada um deles. Alguns verbos são mais fáceis e de domínio do aluno, porém alguns podem trazer dúvida e, talvez o problema da interpretação e formulação da resposta tenha origem nesse momento. Por exemplo, o aluno precisa entender a diferença entre: comente, compare, argumente, enfim, os verbos dicendi que modalizam o discurso no sentido de provocar uma ação no interlocutor.

Segunda aula (50 minutos)

Professor, deixe reservados alguns dicionários, caso os alunos não façam a pesquisa previamente.

Esclareça aos alunos que os verbos selecionados compõem um grupo denominado verbos de comando e que isso não interfere na classificação por eles já conhecida dos modos verbais. Troque as questões iniciais entre os alunos e solicite que eles analisem as questões, agora de posse do significado do verbo e expliquem o que deverá ser feito para solucionar a proposta.

Terceira aula ( 150 minutos)

Selecione uma prova. Sugerimos a Prova Brasil e a prova do ENEM, caso deseje trabalhar com questões de múltipla escolha (você terá acesso a ambas no portal do MEC). Se considerar mais pertinente, utilize questões abertas, ou retire as opções de resposta das questões trabalhadas a fim de quantificar a aproximação da resposta. Aplique a prova normalmente, depois tabule as respostas observando a maior incidência de erros ou de afastamento da proposta .Se possível, oriente os alunos para eles mesmos, em grupos,  fazerem esse levantamento e observarem quais questões apresentam maior índice de erros e quais os prováveis motivos).

Quarta aula (140 minutos)

Selecione um texto diferente para cada grupo. Oriente-os a fazerem a leitura do texto. Após a leitura, solicite ao grupo que elabore três questões utilizando verbos de comando já pesquisados, com a respectiva resposta. Professor, você pode optar pela formulação de perguntas e a composição de respostas de múltipla escolha, o que exigirá mais no que concerne à formulação de hipóteses e construção de significado. Analise o desenvolvimento do grupo e defina qual a melhor opção. Leia as questões com cada grupo individualmente e destaque possíveis problemas na estruturação dos textos. Em seguida, solicite a reescrita dos enunciados que apresentam problemas de compreensão para eles. (Você precisa ficar atento(a) para perceber se as dificuldades de compreensão dos alunos está mesmo relacionada à estruturação da questão, ou ao conteúdo que os alunos ainda não dominam, ou ainda ao desconhecimento de significados do léxico selecionado. É importante você identificar a natureza das dificuldades, porque nem sempre as questões terão que ser refeitas.) Proponha que os alunos pensem qual o objetivo de determinada questão e só depois eles pensem na elaboração delas.

Quinta aula ( 50 minutos)

Professor, para esta aula você deverá digitar previamente as questões elaboradas pelos grupos e trazê-las juntamente com o texto que elas fazem referência e aplicar a atividade para grupos diversos, ou seja, cada grupo responderá às questões que o outro formulou. Sugerimos que essa atividade seja feita individualmente, o que permitirá um reto rno de cada aluno para a sua avaliação.

Você poderá ainda, solicitar que os grupos direcionem essa atividade, ou seja, eles farão a digitação dos textos, reproduzirão o material, aplicarão a atividade e farão a correção. Após esse processo, você, professor, poderá reunir todos em uma discussão a respeito das correções e de como o grupo avaliou o processo.

Recursos Complementares

Alguns sites para a seleção de provas/exames de vestibular. É interessante que os alunos tenham acesso a provas também de outras áreas de estudo e não só do Português.

http://public.inep.gov.br/enem/2009/dia1_caderno1.pdf [Acesso em 13/12/2009] Prova do ENEM/2009.

http://public.inep.gov.br/enem/Enem2009_ciencias_humanas.pdf [Acesso em 13/12/2009] - Questões modelo do novo ENEM.

http://www.ufmg.br/copeve/provas/2008.htm [Acesso em 13/12/2009] - Site oficial da Universidade Federal de Minas Gerais, com provas de diversas áreas do Vestibular /2008.

http://www.ita.br/vestibular/ [Acesso em 13/12/2009] - Site oficial do Instituto tecnológico da Aeronáutica, com provas de diversas áreas do Vestibular de anos anteriores a 2009.

http://www.ufmg.br/copeve/ [Acesso em 13/12/2009] - Site oficial da Comissão permanente de Vestibular - COPEVE/UFMG - onde poderão ser acessados (clicando na Guia  , depois na Guia e depois na Guia ) tanto a prova quanto o gabarito dela.

Avaliação

Professor, avalie a interpretação oral que o aluno faz do enunciado. No primeiro momento não se prenda à interpretação correta, uma vez que devemos levar em conta que o aluno será orientado no decorrer da aula. Perceba quais são as possibilidades interpretativas que ele apresenta. No segundo momento, que corresponde à segunda aula, analise e intervenha se necessário na reformulação das questões.

Avalie ainda, as questões formuladas pelo grupo: a pertinência, a objetividade, a escolha e o uso do verbo de comando e a formulação da resposta.

Aproveite a atividade da quinta aula para verficar individualmente o aprendizado do aluno comparando as respostas dadas às questões propostas com as hipóteses iniciais formuladas por ele.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.