Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem lê mais? Refletindo sobre o hábito da leitura

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas procuram oferecer uma reflexão sobre a importância dos livros e o hábito da leitura.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  •  Capacidade de análise de vídeos e textos com conteúdo informativo;
  •  Língua escrita (elaboração de um texto informativo);
  •  Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Duração das atividades
100 horas (duas aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
  • Projeção de vídeo;
  • Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.
  • Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Inicie a aula apresentando o recurso educacional “A descoberta do conto: a armadilha: parte 1” disponível no Portal do Professor.

Recurso:

A descoberta do conto: parte 1 [Categorias Literárias]

Sugestão: O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.

O recurso é um episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa - BibVirt, que apresenta o desfecho do conto "O búfalo", de Clarice Lispector e também aborda o conto "A armadilha", de Murilo Rubião.

Depois de projetado o vídeo o professor poderá iniciar um debate com os alunos sobre o que acharam do deste.

Atividade 1

Estando os alunos organizados em duplas ou trios, no laboratório de informática, o professor poderá disponibilizar as reportagens que tratam do hábito de leitura, conforme postados abaixo (Figs. 1, 2 e 3).

Links das reportagens:

http://www.observatoriodolivro.com.br/ler.php?modo=material&id=16

Figura 1 – Imagem de reportagem do observatório do livro. Acessado em 28 nov. 2009.

http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2009/11/21/brasileiro-le-um-livro-por-ano-revela-pesquisa-914868092.asp

Figura 2 – Imagem de reportagem do O Globo. Acessado em 28 nov. 2009.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL582237-5604,00-BRASILEIRO+LE+MAIS+LIVROS+PO R+ANO.html

Figura 3 – Imagem do Portal G1. Acessado em 28 nov. 2009.

Para que a leitura não seja um momento de dispersão da aula o professor poderá lançar algumas questões orientadoras que as duplas deverão responder sobre o conteúdo dos textos:

  • Que pesquisa é apresentada pelas reportagens?

  • O que a pesquisa conclui sobre o hábito de leitura dos brasileiros e dos jovens brasileiros especificamente?

  • Segundo a pesquisa como surge o hábito de leitura?

  • Quantos livros se lê no Brasil por ano? E em outros países?

  • Segundo a pesquisa ainda é pouco o que se lê no Brasil?

  • Como podemos melhor o hábito de leitura?

Atividade 2

O professor deverá estimular o debate sobre o que os alunos acharam da pesquisa em relação a leitura e também questionar se eles concordam ou não com o que aparece nas reportagens. Pergunte se os próprios alunos gostam de ler e quais são suas dificuldades para que leiam mais.

Depois da discussão sugira que os próprios alunos façam uma pesquisa na escola sobre o hábito de leitura. Se for compatível com a realidade da escola, peça que os alunos entrevistem a bibliotecária sobre os hábitos de leitura dos alunos e também, outros alunos, de outras classes poderão ser entrevistados.

Sugestão de entrevista para a Bibliotecária:

  • Os alunos usam a biblioteca diariamente?

  • Eles emprestam livros sempre?

  • Você diria, pelo número de empréstimos na biblioteca, que os alunos lêem muito ou pouco?

  • Quais são os tipos de livros mais emprestados na escola?

Sugestão de entrevista com outros alunos: 

  • Vocês lêem livros sempre?

  • Quantos livros você lê por ano?

  • Onde você consegue seus livros?

  • Como você escolhe um livro para ler?

  • Você frequenta a biblioteca da escola?

Termine a atividade realizando um novo debate, agora utilizando os dados conseguidos nas entrevistas.

Observação: com a ajuda do professor de Matemática, os alunos podem tabular os dados da entrevistas e calcular as freqüências dos alunos na biblioteca, tanto absolutas e relativas, fazer gráficos etc.

Avalie junto com os alunos o hábito de leitura da escola, reflita com eles sobre a importância da leitura e peça que eles desenvolvam um pequeno texto sobre este tema.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A descoberta do conto: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares

Sugerimos que em outra oportunidade o professor desenvolva, junto com os alunos, uma campanha para aumentar a freqüência dos alunos e o empréstimo de livros na biblioteca.

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma sobre a importância do hábito de leitura. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de pesquisa, entrevista e produção dos textos, assim como o empenho na confecção do texto. É importante observar também a capacidade de analise crítica dos alunos em relação ao conteúdo jornalístico pesquisado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.