17/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua |
Estas aulas procuram oferecer uma reflexão sobre a importância dos livros e o hábito da leitura.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Motivação
Inicie a aula apresentando o recurso educacional “A descoberta do conto: a armadilha: parte 1” disponível no Portal do Professor.
Recurso:
A descoberta do conto: parte 1 [Categorias Literárias]
Sugestão: O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.
O recurso é um episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa - BibVirt, que apresenta o desfecho do conto "O búfalo", de Clarice Lispector e também aborda o conto "A armadilha", de Murilo Rubião.
Depois de projetado o vídeo o professor poderá iniciar um debate com os alunos sobre o que acharam do deste.
Atividade 1
Estando os alunos organizados em duplas ou trios, no laboratório de informática, o professor poderá disponibilizar as reportagens que tratam do hábito de leitura, conforme postados abaixo (Figs. 1, 2 e 3).
Links das reportagens:
http://www.observatoriodolivro.com.br/ler.php?modo=material&id=16
Figura 1 – Imagem de reportagem do observatório do livro. Acessado em 28 nov. 2009.
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2009/11/21/brasileiro-le-um-livro-por-ano-revela-pesquisa-914868092.asp
Figura 2 – Imagem de reportagem do O Globo. Acessado em 28 nov. 2009.
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL582237-5604,00-BRASILEIRO+LE+MAIS+LIVROS+PO R+ANO.html
Figura 3 – Imagem do Portal G1. Acessado em 28 nov. 2009.
Para que a leitura não seja um momento de dispersão da aula o professor poderá lançar algumas questões orientadoras que as duplas deverão responder sobre o conteúdo dos textos:
Que pesquisa é apresentada pelas reportagens?
O que a pesquisa conclui sobre o hábito de leitura dos brasileiros e dos jovens brasileiros especificamente?
Segundo a pesquisa como surge o hábito de leitura?
Quantos livros se lê no Brasil por ano? E em outros países?
Segundo a pesquisa ainda é pouco o que se lê no Brasil?
Como podemos melhor o hábito de leitura?
Atividade 2
O professor deverá estimular o debate sobre o que os alunos acharam da pesquisa em relação a leitura e também questionar se eles concordam ou não com o que aparece nas reportagens. Pergunte se os próprios alunos gostam de ler e quais são suas dificuldades para que leiam mais.
Depois da discussão sugira que os próprios alunos façam uma pesquisa na escola sobre o hábito de leitura. Se for compatível com a realidade da escola, peça que os alunos entrevistem a bibliotecária sobre os hábitos de leitura dos alunos e também, outros alunos, de outras classes poderão ser entrevistados.
Sugestão de entrevista para a Bibliotecária:
Os alunos usam a biblioteca diariamente?
Eles emprestam livros sempre?
Você diria, pelo número de empréstimos na biblioteca, que os alunos lêem muito ou pouco?
Quais são os tipos de livros mais emprestados na escola?
Sugestão de entrevista com outros alunos:
Vocês lêem livros sempre?
Quantos livros você lê por ano?
Onde você consegue seus livros?
Como você escolhe um livro para ler?
Você frequenta a biblioteca da escola?
Termine a atividade realizando um novo debate, agora utilizando os dados conseguidos nas entrevistas.
Observação: com a ajuda do professor de Matemática, os alunos podem tabular os dados da entrevistas e calcular as freqüências dos alunos na biblioteca, tanto absolutas e relativas, fazer gráficos etc.
Avalie junto com os alunos o hábito de leitura da escola, reflita com eles sobre a importância da leitura e peça que eles desenvolvam um pequeno texto sobre este tema.
Nome | Tipo |
---|---|
A descoberta do conto: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
Sugerimos que em outra oportunidade o professor desenvolva, junto com os alunos, uma campanha para aumentar a freqüência dos alunos e o empréstimo de livros na biblioteca.
A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma sobre a importância do hábito de leitura. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de pesquisa, entrevista e produção dos textos, assim como o empenho na confecção do texto. É importante observar também a capacidade de analise crítica dos alunos em relação ao conteúdo jornalístico pesquisado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!