16/02/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Utilização do Laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem o nome do prefeito da cidade e se lembram porque ele é o prefeito (como recentemente ocorreram às eleições municipais, certamente os alunos se lembrarão das eleições).
Depois que os alunos expressarem seus conhecimentos, o professor deverá questioná-los se acreditam que sempre foi assim, isto é, o fato de que os cidadãos tenham a possibilidade de escolher seus próprios governantes (Fig. 1).
Figura 1 – Imagem de uma urna eletrônica, utilizada nas eleições brasileiras.
Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2a/Urna_eletrônica.jpeg/800px-Urna_eletrônica.jpeg Acesso em: 25. Jan. 2009.
O professor deverá também apresentar uma foto do nosso atual presidente, “Lula” (Fig. 2) e perguntar aos alunos se eles o conhecem e se sabem algo sobre a vida dele, sobre como chegou a ser o presidente a República.
Figura 2 – Imagem de Luiz Inácio Lula da Silva - Atual presidente do Brasil.
Disponível em: http://blogmais.files.wordpress.com/2008/07/lula.jpg Acesso em: 25. Jan. 2009.
Depois que os alunos expressarem seus conhecimentos, o professor deverá questioná-los se acreditam que sempre foi assim, isto é, o fato de que os cidadãos tenham a possibilidade de escolher seus próprios governantes.
Atividade 1
Nesta atividade o professor apresentará um recurso, especificamente um vídeo, com duração aproximada de oito (8) minutos, que tem o objetivo de fazer com que os alunos possam entender o conceito de absolutismo e suas consequências para o mundo (Fig. 3).
Em seguida, sugerimos que o professor desenvolva as atividades abaixo elencadas de forma que ele possa favorecer a construção do conhecimento, neste caso do Absolutismo, pelos alunos.
Recurso (vídeo):
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9154/navegantes_absolutismo.avi
Figura 3 – Imagem que expressa o Absolutismo
Disponível em: http://www.laguia2000.com/wp-content/uploads/2007/01/el-absolutismo-de-luis-xiv.jpg Acesso em: 23. Jan. 2009.
Em seguida, sugerimos que o professor desenvolva as atividades abaixo elencadas de forma que ele possa favorecer a construção do conhecimento, neste caso do Absolutismo, pelos alunos.
Atividade 2
Após apresentar o recurso aos alunos, é salutar que o professor promova uma discussão (com os alunos e entre eles) sobre o assunto abordado no vídeo. Para isso, sugerimos como questões norteadoras da discussão as seguintes:
- Quais eram as intenções de houvesse uma política como a do Absolutismo?
- Quais foram às consequências do Absolutismo?
- Quais foram os mais privilegiados e os mais prejudicados com a adoção ao Absolutismo?
- Por que ocorreu o Absolutismo? O que estava por trás da adoção desta forma de governo?
É importante que os alunos não conheçam os fatos históricos apenas como tal, mas que conheçam quais foram às intenções, o porquê de ter ocorrido tal “fenômeno”. Enfim, é importante que desde pequenos os alunos possam adotar uma postura de criticidade a respeitos dos acontecimentos, tanto os históricos como os atuais.
Atividade 3
Conforme já apontado, conhecer os fatos que ocorreram ao longo do tempo, ou seja, conhecer a história, nos leva a entender um pouco do que acontece atualmente. Recentemente, vimos pela televisão e em outros meios de comunicação, os cidadãos americanos, por meio do voto (da Democracia), elegerem o primeiro presidente negro do país (Fig. 4). Assim, neste momento sugerimos que o professor converse com os alunos sobre isso e lhes pergunte se eles acham que este acontecimento tem alguma relação com o assunto da aula e o que significa.
Figura 4 – Imagem do presidente dos Estados Unidos da América – Barack Obama.
Disponível em: http://www.jewsonfirst.org/images/obama8.jpg Acesso em: 25. Jan. 2009.
Curiosidades:
O texto abaixo pode ser utilizado pelo professor para seu estudo ou até mesmo para ensinar seus alunos.
Algumas curiosidades sobre o Absolutismo:
Exemplos de alguns reis deste período:
Exemplo de Filósofos deste período:
Muitos filósofos desta época desenvolveram teorias e chegaram até mesmo a escrever livros defendendo o poder dos monarcas europeus. Abaixo alguns exemplos:
Jacques Bossuet: para este filósofo francês o rei era o representante de Deus na Terra. Portanto, todos deveriam obedecê-lo sem contestar suas atitudes.
Nicolau Maquiavel: Escreveu um livro, “O Príncipe", onde defendia o poder dos reis. De acordo com as idéias deste livro, o governante poderia fazer qualquer coisa em seu território para conseguir a ordem. De acordo com o pensador, o rei poderia usar até mesmo a violência para atingir seus objetivos. É deste teórico a famosa frase: “Os fins justificam os meios."
Thomas Hobbes: Este pensador inglês, autor do livro” O Leviatã”, defendia a idéia de que o rei salvou a civilização da barbárie e, portanto, através de um contrato social, a população deveria ceder ao Estado todos os poderes.
Características do Absolutismo:
Pensadores que defenderam o Absolutismo:
Referência:
Disponível em: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070323172505AAjuGMU Acesso em: 23. Jan. 2009.
http://www.pimenet.org.br/missaojovem/mjhistdaigrejatrono.htm
Sugestão:
Sugere-se que o professor peça aos alunos, em outra aula, uma pesquisa sobre a vida do atual presidente do Brasil “Lula”, e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama para que analisem o que ambos têm em comum.
Nome | Tipo |
---|---|
Absolutismo | Vídeo |
Cinco estrelas 4 classificações
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02/11/2011
Cinco estrelasmuito bom
31/05/2011
Cinco estrelasTexto muito bom e muito explicativo consegui aumentar meu conhecimento e dos meus alunos
15/04/2010
Cinco estrelasAdorei as dicas desse site, me audou bastante..*-*
24/03/2010
Cinco estrelasMUITO IMPORTANTE E DE GRANDE VALIA.