Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre o Absolutismo

 

16/02/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A partir desta aula os alunos poderão aprender de maneira lúdica o que foi o Absolutismo e suas consequências para o mundo. É muito importante que os alunos saibam que o modo como vivemos em sociedade hoje é o reflexo da história da humanidade, além de saber analisar o que cada acontecimento significou para o mundo. Conforme apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais de História, os fatos históricos podem ser entendidos como ações humanas significativas de determinados momentos históricos que podem ser analisados pelos professores e alunos (BRASIL, 1996, p.24). Esta é uma aula que poderá ser trabalhada com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental Inicial. Referência: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997, 166 p.
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 01 (Uma) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Utilização do Laboratório de Informática.


Motivação:

O professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem o nome do prefeito da cidade e se lembram porque ele é o prefeito (como recentemente ocorreram às eleições municipais, certamente os alunos se lembrarão das eleições).
Depois que os alunos expressarem seus conhecimentos, o professor deverá questioná-los  se acreditam que sempre foi assim, isto é, o fato de que os cidadãos tenham a possibilidade de escolher seus próprios governantes (Fig. 1).
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1527/imagens/UrnaEletronica.jpg

 

Figura 1 – Imagem de uma urna eletrônica, utilizada nas eleições brasileiras.
Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2a/Urna_eletrônica.jpeg/800px-Urna_eletrônica.jpeg  Acesso em: 25. Jan. 2009.

O professor deverá também apresentar uma foto do nosso atual presidente, “Lula” (Fig. 2) e perguntar aos alunos se eles o conhecem e se sabem algo sobre a vida dele, sobre como chegou a ser o presidente a República.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1527/imagens/Lulua.jpg

 

Figura 2 – Imagem de Luiz Inácio Lula da Silva - Atual presidente do Brasil. 

Disponível em: http://blogmais.files.wordpress.com/2008/07/lula.jpg  Acesso em: 25. Jan. 2009.

Depois que os alunos expressarem seus conhecimentos, o professor deverá questioná-los se acreditam que sempre foi assim, isto é, o fato de que os cidadãos tenham a possibilidade de escolher seus próprios governantes.

Atividade 1


Nesta atividade o professor apresentará um recurso, especificamente um vídeo, com duração aproximada de oito (8) minutos, que tem o objetivo de fazer com que os alunos possam entender o conceito de absolutismo e suas consequências para o mundo (Fig. 3).
Em seguida, sugerimos que o professor desenvolva as atividades abaixo elencadas de forma que ele possa favorecer a construção do conhecimento, neste caso do Absolutismo, pelos alunos.

Recurso (vídeo):



Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9154/navegantes_absolutismo.avi 
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1527/imagens/el-absolutismo-de-luis-xiv.jpg

Figura 3 – Imagem que expressa o Absolutismo
Disponível em: http://www.laguia2000.com/wp-content/uploads/2007/01/el-absolutismo-de-luis-xiv.jpg  Acesso em: 23. Jan. 2009.
 

Em seguida, sugerimos que o professor desenvolva as atividades abaixo elencadas de forma que ele possa favorecer a construção do conhecimento, neste caso do Absolutismo, pelos alunos. 

Atividade 2

Após apresentar o recurso aos alunos, é salutar que o professor promova uma discussão (com os alunos e entre eles) sobre o assunto abordado no vídeo. Para isso, sugerimos como questões norteadoras da discussão as seguintes:
- Quais eram as intenções de houvesse uma política como a do Absolutismo?
- Quais foram às consequências do Absolutismo?
- Quais foram os mais privilegiados e os mais prejudicados com a adoção ao Absolutismo?
- Por que ocorreu o Absolutismo? O que estava por trás da adoção desta forma de governo?

É importante que os alunos não conheçam os fatos históricos apenas como tal, mas que conheçam quais foram às intenções, o porquê de ter ocorrido tal “fenômeno”. Enfim, é importante que desde pequenos os alunos possam adotar uma postura de criticidade a respeitos dos acontecimentos, tanto os históricos como os atuais.

Atividade 3

Conforme já apontado, conhecer os fatos que ocorreram ao longo do tempo, ou seja, conhecer a história, nos leva a entender um pouco do que acontece atualmente. Recentemente, vimos pela televisão e em outros meios de comunicação, os cidadãos americanos, por meio do voto (da Democracia), elegerem o primeiro presidente negro do país (Fig. 4). Assim, neste momento sugerimos que o professor converse com os alunos sobre isso e lhes pergunte se eles acham que este acontecimento tem alguma relação com o assunto da aula e o que significa.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1527/imagens/obama8.jpg

 

Figura 4 – Imagem do presidente dos Estados Unidos da América – Barack Obama.

Disponível em: http://www.jewsonfirst.org/images/obama8.jpg  Acesso em: 25. Jan. 2009.

Curiosidades:

O texto abaixo pode ser utilizado pelo professor para seu estudo ou até mesmo para ensinar seus alunos.

Algumas curiosidades sobre o Absolutismo:

Exemplos de alguns reis deste período:

  • Henrique VIII - Dinastia Tudor: governou a Inglaterra no século XVII
  • Elizabeth I - Dinastia Stuart - rainha da Inglaterra no século XVII
  • Luis XIV - Dinastia dos Bourbons - conhecido como Rei Sol - governou a França entre 1643 e 1715.
  • Fernando e Isabel - governaram a Espanha no século XVI.

Exemplo de Filósofos deste período:

Muitos filósofos desta época desenvolveram teorias e chegaram até mesmo a escrever livros defendendo o poder dos monarcas europeus. Abaixo alguns exemplos:

Jacques Bossuet: para este filósofo francês o rei era o representante de Deus na Terra. Portanto, todos deveriam obedecê-lo sem contestar suas atitudes.

Nicolau Maquiavel: Escreveu um livro, “O Príncipe", onde defendia o poder dos reis. De acordo com as idéias deste livro, o governante poderia fazer qualquer coisa em seu território para conseguir a ordem. De acordo com o pensador, o rei poderia usar até mesmo a violência para atingir seus objetivos. É deste teórico a famosa frase: “Os fins justificam os meios."

Thomas Hobbes: Este pensador inglês, autor do livro” O Leviatã”, defendia a idéia de que o rei salvou a civilização da barbárie e, portanto, através de um contrato social, a população deveria ceder ao Estado todos os poderes.

Características do Absolutismo:

  • Reis com poderes totais   
  • Absoluto = sem limites
  • Reis determinavam a religião do povo
  • Luis XIV : “O Estado sou eu” (rei da França entre 1643 e 1715)
  • Outras características do Absolutismo
  • Transmissão hereditária
  • Uso da violência e injustiças para governar
  • Altos gastos para manter o luxo e as festas da corte

Pensadores que defenderam o Absolutismo:

  • Thomas Hobbes: “o homem é o lobo do homem”. Escreveu Leviatã
  • Jacques Bossuet: o rei e representante de Deus na Terra

Referência:

Disponível em: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070323172505AAjuGMU  Acesso em: 23. Jan. 2009.

  • Texto sobre o Absolutismo, para estudo do professor:

http://www.pimenet.org.br/missaojovem/mjhistdaigrejatrono.htm


Sugestão:

Sugere-se que o professor peça aos alunos, em outra aula, uma pesquisa sobre a vida do atual presidente do Brasil  “Lula”, e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama para que analisem o que ambos têm em comum.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Absolutismo Vídeo
Avaliação
É importante que o professor avalie seus alunos em todos os momentos das atividades propostas em sala de aula, para que tenha maiores possibilidades de conhecer quais são as facilidades e dificuldades deles sobre o assunto estudado e então intervir no momento oportuno.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.