Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Para cooperar é preciso se aproximar!

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender que o contato corporal é uma forma de diminuir as distâncias favorecendo o espírito solidário; reconhecer que precisamos de outras pessoas no desempenho de algumas tarefas.
Duração das atividades
1 aula de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: restrito sem obstáculos e suficiente para que as pessoas se movimentem minimamente.

Materiais: folhas de papel, lápis, vendas e tiras grandes de tecido.

Atividade 1

Escolher um aluno da turma para direcionar a atividade, ele será chamado de direcionador. Este primeiramente pedirá que o restante dos alunos explore suas possibilidades de movimentar-se de maneiras variadas pelo ambiente (passos largos, passos curtos, saltando de uma perna só, rastejando dentre outras maneiras). Espera-se que ao fazerem isto os estudantes fiquem se encostando a todo tempo devido ao espaço limitado.

Depois de um tempo o direcionador deverá falar em voz alta duas partes do corpo (mão na testa, dedo no nariz, orelha com orelha, cotovelo na barriga, etc.). A este estímulo, todos deverão formar uma dupla e tocar um no outro, nas partes do corpo que foram faladas pelo direcionador, lembrando que cada um se tocará no local indicado. Em seguida o direcionador deverá reiniciar o processo com uma caminhada livre e criativa. Em determinado momento ele falará “pessoa com pessoa”, então todos se abraçarão, inclusive o direcionador. O jogo poderá ser reiniciado trocando-se de direcionador. Encaminhamento para esta atividade: cada professor deve ficar atento às especificidades da turma, esclarecendo bem  a dinâmica da atividade.(aprox. 15 min.)

Atividade 2

Reunir a turma e questioná-los: Quais as dificuldades surgidas ao longo da atividade? Estas dificuldades foram solucionadas? Como? A maioria de nós tem dificuldades para tocar as pessoas. Isso aconteceu? Por quê? Como o grupo ajudou as pessoas tímidas a entrarem na brincadeira? (aprox. 5 min.)

Atividade 3

Divida a turma em grupos formados por cinco pessoas que deverão posicionar-se sentadas no chão (caso sobre algum aluno este deverá auxiliar o professor). O professor deverá conduzir as ações. A tarefa é simples: desenhar em equipe um barco em cinco minutos. Cada participante fará uma ação de cada vez, passando em seguida o desenho para o próximo e assim por diante. Só é permitido fazer um traço no papel por vez até que o desenho seja concluído ou o tempo acabado. Simples...

Posteriormente a mesma atividade deverá ser feita com alguns desafios, serão distribuídos papéis em que os participantes deverão ter as seguintes características individuais: o participante 1 é cego e só tem o braço direito, o participante 2 é cego e só tem o braço esquerdo, o participante 3 é cego e surdo, o participante 4 é cego e mudo, e o participante 5 não tem braços. Os integrantes dos grupos deverão vencer as dificuldades coletivamente. O professor ou aluno ajudante deverá entregar as tiras de pano para amarrar os braços e as vendas para os olhos do integrante do grupo que desempenhará cada papel. (aprox. 15 min.)

Atividade 4

Reunir os alunos novamente perguntando-os: Quais foram as dificuldades encontradas? Vocês conseguiram superar os desafios? De que forma? Teria como desempenhar tal atividade sem a cooperação dos outros? (aprox. 5 min.)

Avaliação
Pedir à turma que faça uma pequena redação relatando como a aproximação pelo contato corporal pode auxiliar para que sejamos mais solidários e em que situações do nosso cotidiano precisamos dos outros para desempenhar tarefas.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.