18/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nenhum.
Espaço: restrito sem obstáculos e suficiente para que as pessoas se movimentem minimamente.
Materiais: folhas de papel, lápis, vendas e tiras grandes de tecido.
Atividade 1
Escolher um aluno da turma para direcionar a atividade, ele será chamado de direcionador. Este primeiramente pedirá que o restante dos alunos explore suas possibilidades de movimentar-se de maneiras variadas pelo ambiente (passos largos, passos curtos, saltando de uma perna só, rastejando dentre outras maneiras). Espera-se que ao fazerem isto os estudantes fiquem se encostando a todo tempo devido ao espaço limitado.
Depois de um tempo o direcionador deverá falar em voz alta duas partes do corpo (mão na testa, dedo no nariz, orelha com orelha, cotovelo na barriga, etc.). A este estímulo, todos deverão formar uma dupla e tocar um no outro, nas partes do corpo que foram faladas pelo direcionador, lembrando que cada um se tocará no local indicado. Em seguida o direcionador deverá reiniciar o processo com uma caminhada livre e criativa. Em determinado momento ele falará “pessoa com pessoa”, então todos se abraçarão, inclusive o direcionador. O jogo poderá ser reiniciado trocando-se de direcionador. Encaminhamento para esta atividade: cada professor deve ficar atento às especificidades da turma, esclarecendo bem a dinâmica da atividade.(aprox. 15 min.)
Atividade 2
Reunir a turma e questioná-los: Quais as dificuldades surgidas ao longo da atividade? Estas dificuldades foram solucionadas? Como? A maioria de nós tem dificuldades para tocar as pessoas. Isso aconteceu? Por quê? Como o grupo ajudou as pessoas tímidas a entrarem na brincadeira? (aprox. 5 min.)
Atividade 3
Divida a turma em grupos formados por cinco pessoas que deverão posicionar-se sentadas no chão (caso sobre algum aluno este deverá auxiliar o professor). O professor deverá conduzir as ações. A tarefa é simples: desenhar em equipe um barco em cinco minutos. Cada participante fará uma ação de cada vez, passando em seguida o desenho para o próximo e assim por diante. Só é permitido fazer um traço no papel por vez até que o desenho seja concluído ou o tempo acabado. Simples...
Posteriormente a mesma atividade deverá ser feita com alguns desafios, serão distribuídos papéis em que os participantes deverão ter as seguintes características individuais: o participante 1 é cego e só tem o braço direito, o participante 2 é cego e só tem o braço esquerdo, o participante 3 é cego e surdo, o participante 4 é cego e mudo, e o participante 5 não tem braços. Os integrantes dos grupos deverão vencer as dificuldades coletivamente. O professor ou aluno ajudante deverá entregar as tiras de pano para amarrar os braços e as vendas para os olhos do integrante do grupo que desempenhará cada papel. (aprox. 15 min.)
Atividade 4
Reunir os alunos novamente perguntando-os: Quais foram as dificuldades encontradas? Vocês conseguiram superar os desafios? De que forma? Teria como desempenhar tal atividade sem a cooperação dos outros? (aprox. 5 min.)
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!