Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando e coordenando-se /Ensino Especial/ Deficiência Mental

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá a coordenação motora fina.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Lápis de Cor ou Giz de Cera;
- Folhas de sulfite;
- Bolas.

Figura 1: Disponível em: http://www.webventure.com.br/multimidia/fotos/foto_15841_2004-07-03_grande.jpg

acesso em: 26.11.09.

Atividade 1: Desenhando o que vejo.
O professor poderá levar as crianças em um local ao ar livre, onde há paisagens, ou levar figuras de paisagens para que as crianças possam visualizar.
As crianças irão comparar as cores da natureza, e tentarão desenhar o que elas estão vendo, depois pintarão todo o seu desenho.

Sabemos que... os alunos com deficiência mental, seja ela ligeira, moderada, severa ou profunda, a sua problemática é sempre permanente, exigindo o recurso a serviços e apoios especializados (de educação especial) para que seja possível elaborarem-se programações educativas individualizadas (PEI) com base nas suas capacidades e necessidades.

Portanto Professor:
- o aluno com deficiência mental, como qualquer outro aluno, precisa desenvolver a sua criatividade, a capacidade de conhecer o mundo e a si mesmo, não apenas superficialmente ou por meio do que o outro pensa.
- importante é permitir que o aluno tenha condições de enfrentar a atividade e que tome consciência do que sabe, do que não sabe e do que quer saber a respeito do que está sendo trabalhado.
- incentive a produção!!

Atividade 2: Mãos mole, mole e relaxada

O professor colocará as crianças voltadas em sua direção, e pedirá à elas que repitam todos movimentos que ele executar como:
- balançando os ombros livremente;
- balançando as mãos em todas as direções;
- batendo palmas com as mãos bem moles e relaxadas.
Sempre dizendo um refrão: Bole, bole, bole. Mole, mole, mole.


Atividade 3: Chove Chuva.

Figura 2: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_eyJII-AbCVw/SV-ZC-_9S9I/AAAAAAAAAgg/8iTM6M2JtMw/s320/menino+na+chuva.bmp

acesso em: 26.11.09.


Descrição da Atividade: O professor pedirá para que as crianças levantem os braços e movimente os dedos imitando assim como se a chuva estivesse caindo acima de suas cabeças. Aos poucos irá abaixando os braços continuando a imitar a chuva, até chegar aos pés (agachando).
O professor poderá fazer variações da atividade, colocando os alunos em dupla, onde um imitará a chuva e o outro um guarda chuva. O aluno que imitar a chuva deverá fazer o movimento descrito com os dedinhos e o aluno que imitar o guarda chuva flexionará o cotovelo acima da cabeça com as palmas das mãos voltadas para baixo e espalmadas. Depois de algum tempo, trocarão os papéis.

Lembre-se professor:
- essas experiências aprofundam e ampliam as amizades, o sentimento de pertencer a um grupo.
- para que o processo de aprendizagem se efetive a cada dia torna-se importante professor que você se coloque a serviço das famílias!
- deve valorizar o saber dos pais e incentivar pequenas iniciativas. O diálogo e trocas de informação aproximam a família e o professor e assim, fica mais fácil alcançar os objetivos traçados.

Atividade 4: Casinha no alvo

Descrição das Atividades: as crianças em circulo, sentadas no chão com as pernas afastadas. O Professor de posse de uma bola demonstrará a ação a ser executada: “rolar a bola para que esta entre em uma das casinhas(pernas afastadas), avisando antecipadamente o nome do colega no qual irá rolar a bola.
Ex: Rola a b ola no João. E o aluno escolhido rolará a bola para que esta entre na casinha formada pelas pernas afastadas do João.
Se não alcançar o alvo o Professor impulsionará a bola para que chegue ao destino certo.

Pensando numa perspectiva de inclusão, faz-se necessário professor atentar a algumas situações:
- colocar o foco no aprendizado e considerar cada criança em suas particularidades, assim você evita a preocupação demasiada com os sintomas ou com a adequação do comportamento dela;
- para investigar o que os alunos com deficiência já sabem, você pode usar as mesmas estratégias que prepara para os demais, desde que adote diferenciações adequadas a cada necessidade da criança.

Recursos Complementares

Imagens para Colorir.

O Professor poderá disponibilizar as crianças algumas imagens para que eles possam colorir, deixando-os para o final da aula, na quadra ou deixar que eles levem para casa para poderem pintar.

http://disneycoloring.net/wp-content/uploads/2009/02/mickey%20mouse%20printable%20coloring%20pages%201.jpg

http://i-love-cartoons.com/printables/color-pages/easter/Dora-Boots-Easter-Basket.jpg

http://www.muitosgatos.com/images/imagens-colorir-gatos-garfield-p.gif

http://www.imagenscolorir.com/images/imagens-criansas-colorir-h.gif

acesso em: 25.11.09.

Avaliação

O Professor deverá avaliar o aluno durante a atividade, observando a coordenação na pintura efetuada pela criança.
Alerta: é preciso evitar o erro de comparar crianças diferentes, ou querer nivelar o desenvolvimento da turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marivalda Grando, CEJAX - XAXIM , Santa Catarina - disse:
    marivalda.grando@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito de sua aula pois tambem trabalho com crianças com deficiencia intelectual pois ao mesmo tempo se trabalha amizade, afetividade e coordenação motora


  • luciane, EEB P Egídio Baraúna , Santa Catarina - disse:
    lucianemelegari@yahoo.com

    15/07/2010

    Cinco estrelas

    adorei ver as suas atividades e ver que eu também faço esses tipos de atividades de coordenação espacial,estou passando por sérios problemas de disciplina com uma turma de minha escola , e a atividade da chuva vai me ajudar muito na socialização entre eles.


  • marcia godinho sandri, CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AMA , Santa Catarina - disse:
    maygodsand@hotmail.com

    22/05/2010

    Cinco estrelas

    muito bom nota 10


  • Nelma Lina de Almeida Castro, Fundação Universidade Federal da Grande Dourados , Mato Grosso do Sul - disse:
    prof.nelma.adm@hotmail.com

    19/05/2010

    Cinco estrelas

    Achei ótima esta aula, que bom que existem profissionais preocupados com a inclusão em sala de aula.


  • angelica maria gomes da costa, E E E F CENT EDUC CORACAO DE JESUS , Pará - disse:
    angelicamariamaria@yahoo.com.br

    13/05/2010

    Cinco estrelas

    muito boa.porém tenho uma aluna c/ deficiencia mental incluida numa turma de 30 alunos de 1º ano/9 e fica muito dificil para aplicar determinadas tecnicas com a turma toda considerando o nível dos demais. Os alunos tem entre 5 e 6 anos e ela com idade cronológica de 13 anos e além disso não tenho nenhuma formação na área de educação especial.O que fazer?


  • Márcia Helena Vilela do Carmo Almeida, Subsecretaria de Educação , Goiás - disse:
    marciahvca@hotmail.com

    13/04/2010

    Quatro estrelas

    acho muito importante troca de experiencias entre professores,com certeza poderei usar esta experiencia em meu trabalho.obrigada.


  • RAQUEL CAZARI, EE DR. FERNANDO CORRÊA DA COSTA , Mato Grosso do Sul - disse:
    profcazari@hotmail.com

    07/04/2010

    Quatro estrelas

    Eu trabalho com Educaçao Especial e foi válida sua sugestao, gostei.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.