16/12/2009
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
- Compreender o ciclo da água através da dramatização;
- Conhecer os elementos que compõem o ciclo da água;
- Produzir um texto para a dramatização;
- Elaborar e confeccionar o figurino;
- Vivenciar através da dramatização o ciclo da água.
ciclo da água e seus elementos
Atividade 1 – Dramatização do ciclo da água.
1º Momento: O professor deverá trazer vídeos ou imagens que representem o ciclo da água, e a partir deles combinar com as crianças uma dramatização, levantando os elementos necessários para representar o ciclo da água: Água, nuvem, sol e chuva. Durante a discussão o professor juntamente com as crianças deverá construir um texto para a dramatização, lembrando o caminho percorrido pela água, onde nasce, o percurso e a transformação.
sugestão de vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws
2º Momento: Após a elaboração do texto, o professor deverá combinar com as crianças a produção do figurino, pedindo sugestões de como representar cada um desses elementos: Como deve ser o sol? E a água? Como podemos representar a chuva? E a nuvem? Durante a discussão o professor deverá registrar todas as sugestões das crianças.
3º Momento: O professor juntamente com as crianças deverão confeccionar o figurino, mesmo que seja para as crianças colarem um adorno no figurino. Depois deverão organizar o espaço cênico para dramatizar o ciclo da água. As crianças deverão escolher o papel que querem representar, se mais de uma criança quiser o mesmo papel, o professor poderá sugerir várias apresentações, onde um grupo apresenta para o outro, ou convidar diferentes turmas em cada apresentação. A cada apresentação o professor poderá ser o narrador, orientando as ações das crianças.
1º processo – representação do sol aquecendo a água
2º processo – Representação do vapor da água com o aquecimento
3º processo – representação das nuvens ficando pesadas de água
4º processo – representação da chuva caindo
4º Momento – Ao final de cada apresentação o professor deverá fazer uma avaliação sobre a dramatização, solicitando que as crianças expressem seus sentimentos, alegrias, frustrações e ansiedades.
O professor deverá avaliar se o aluno:
- Compreendeu o ciclo da água através da dramatização;
- Conheceu os elementos que compõem o ciclo da água;
- Participou da produção do texto para a dramatização;
- Elaborou e confeccionou o figurino;
- Vivenciou através da dramatização o ciclo da água.
- Participou da dramatização do ciclo da água.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!