25/12/2009
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
- Compreender o espaço da terra representado no globo terrestre.
- Perceber que a terra, representada no globo terrestre, contem grande quantidade de água.
- Representar por meio do desenho o globo terrestre.
Globo terrestre enquanto representação da terra
Atividade 1 – A presença do globo terrestre na sala de aula
1° Momento - O professor deverá mostrar uma foto dele e perguntar para as crianças se elas sabem o que é aquilo? Provavelmente elas dirão que é o professor, nesse momento o professor dirá que a foto é a representação dele, pois ele é a pessoa que está falando. O mesmo ele poderá fazer com as fotos das crianças. Em seguida ele apresenta o globo terrestre e questiona: O que é isso? O que ele representa? O professor deverá deixar que as crianças falem suas hipóteses acerca do globo.
-Vocês sabem o que a cor azul representa neste globo?
-Porque nosso planeta é chamado de planeta azul ou planeta água?
O papel do professor é instigar as crianças a falarem acerca do assunto, e registrar suas falas para um confrontamento posterior.
2° Momento – O professor deverá solicitar que as crianças representem o globo através de desenho, para tanto poderá entregar um giz para que representem no chão da sala, ou disponibilizar papel, lápis de cor, hidrocor e giz de cera.
O professor deverá avaliar se as crianças:
- Compreenderam a representação do planeta terra através do globo terrestre;
- Perceberam que o globo terrestre é composto por uma grande quantidade de água;
- Representaram através do desenho o globo terrestre.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!