19/06/2009
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
M E I O A M B I E N T E E S U S T E N T A B I L I D A D E
A superfície da Terra está em constante processo de transformação e, ao longo de seus 4,5 bilhões de anos, o planeta registra drásticas alterações ambientais.
Uma delas, e que surge como base para outras, é a poluição
Exemplos de poluição aquática são o despejo de esgotos e derramamento de petróleo. O primeiro, na maioria das vezes deriva da indústria, da agricultura (como pesticidas e adubos) e de atividades domésticas, comprometendo a vida aquática, a qualidade do consumo para populações humanas, podendo essas sofrer distúrbios intestinais, diarréia e intoxicações.
Com relação à poluição atmosférica, trata-se de um tipo de poluição que tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural.
A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre.
Qual a participação dos alunos nisso???
Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos (prédios, monumentos, igrejas etc). Nos últimos anos, a Acrópole de Atenas passou por um processo de restauração, pois a milenar construção grega estava sofrendo desgaste com a poluição da capital da Grécia. Caso o professor não tenha trabalhado nunca com o assunto, segue um recurso que pode ser utlizado.
ATIVIDADE : Discussão de notícias de jornal. Segue alguns links abaixo encontrados no site www. folha.uol.com.br :
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u494425.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u482598.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u453401.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u441273.shtml
Uma sugestão ao professor é dividir a turma em grupos, onde cada um se responsabiize por ler e analisar cada reportagem. Alguém do grupo expõe resumidamente a matéria em voz alta para os outros grupos. O professor dá continuidade à discussão com questionamentos que busquem uma reflexão crítica por parte dos alunos..
Partindo da temática poluição, a próxima sugestão é a abordagem do tema aquecimento global.
AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA - GRANDE AMEAÇA DA MODERNIDADE
A partir da utilização do recurso, o professor já introduz um resumo do assunto. A questão da poluição já é abordada, mas aconselha-se uma explicação razoável do que de fato acontece com as emissões desenfreadas de dióxido de carbono para o efeito estufa:
O efeito estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. Por isso ele chega a ser essencial à vida, caso contrário o nosso planeta seria uma bola de gelo!!!
COMO ISSO SE DÁ?
"Pense na Terra como sendo um carro que ficou estacionado o dia inteiro exposto ao Sol. Depois de algum tempo sob o Sol a temperatura dentro do carro está sempre bem mais alta do que a externa. Os raios do Sol entram pelas janelas do carro, e parte do calor é absorvida pelos assentos, pelo painel, pelo carpete e pelos tapetes. Quando esses objetos liberam calor, ele não sai totalmente pelas janelas. Um pouco se reflete no interior do veículo. O calor que os assentos liberam tem um comprimento de onda diferente da luz do Sol que conseguiu atravessar as janelas. Isso quer dizer que a quantidade de energia que entra é maior do que a que sai. O resultado é um aumento gradual na temperatura dentro do carro."
O calor que não consegue sair pela atmosfera da Terra mantém o planeta mais aquecido do que o espaço sideral, porque há mais energia entrando por ela do que saindo. Tudo isso faz parte do efeito estufa que mantém a Terra aquecida.
QUAL O PROBLEMA ENTÃO?
O excesso dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa, ao qual desencadeia um fenômeno conhecido como Aquecimento Global, que é o grande vilão.
A poluição dos últimos duzentos anos tornou mais espessa a camada de gases existentes na atmosfera. Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta. O efeito do espessamento da camada gasosa é semelhante ao de uma estufa de vidro para plantas, o que originou seu nome.
(FONTE:http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html)
Uma animação/simulação do efeito estufa pode ser encontrado no repositório de objetos educacionais do mec, no site
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5038
E AS CONSEQUÊNCIAS???
Professor, instigue os alunos a responderem quais são as consequências do aquecimento global de acordo com os conhecimentos prévios deles e qual a participação deles, mesmo que indireta sobre o aquecimento global.
Algumas consequências... Verões cada vez mais quentes; pessoas morrendo por causa das altas temperaturas; peixes migrando para águas mais profundas por causa do calor; gelo dos pólos derretendo; inundações em algumas regiões, grandes secas em outras...
O MUNDO SUSTENTÁVEL
Introduzindo o conceito de sustentabilidade: Professor, para começar, instigue seus alunos sobre a palavra SUSTENTÁVEL e SUSTENTABILIDADE. O que eles conhecem sobre o assunto e o que de fato ele significa para eles.
Conceitos: “desenvolvimento que vem ao encontro das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras atingirem as suas necessidades” - Comissão Mundial do Desenvolvimento e Meio Ambiente
*** Quais são, de fato, essas necessidades ??? As necessidades de hoje são as mesmas de antes??
“necessidades do desenvolvimento com perspectivas a longo prazo, integrando os efeitos locais e regionais de mudança global no processo de desenvolvimento, e usando o melhor conhecimento científico e tradicional disponível” - Agenda 21, capítulo 35.
*** Que tipo de desenvolvimento, é esse? até onde ele pode ir ??
*** Qual é e qual a importância desse conhecimento tradicional citado ?
*** Questões sugeridas para que o professor se questione para posteriormente questionar seus alunos
Considera-se interessante a reflexão do professor, juntamente com os estudantes, sobre o impacto do desenvolvimento econômico e social na sustentabilidade dos recursos do planeta. Sugestão de vídeo: The story of stuff. Mostra de modo crítico, o modo de produção existente em nosso sistema. Pode ser facilmente encontrado na rede.
“O ser humano se diferencia dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por ser Livre. Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” ILHA DAS FLORES, documentário de Jorge Furtado, produzido em 1989, e ainda completamente atua. Super ecomendável sua apresentação aos alunos.
Professor, o vídeo pode e deve ser considerado uma ferramenta de aprendizagem. Deve, portanto ser levado a sério. Para isso, torna-se indispensável o aprofundamento do mesmo. Instigar a discussão é uma ótima alternativa,.Instigar com ela a criticidade, primordial. Passá-la para o papel melhor ainda. Além de um mecanismo de avaliação, trata-se de um forte mecanismo para formar alunos cidadãos pensantes.
Nome | Tipo |
---|---|
Chuva ácida | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais | Animação/simulação |
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/10/2014
Cinco estrelasBom dia. Aproveitei o seu projeto como base para um que estou desenvolvendo na escola onde trabalho.
27/06/2013
Cinco estrelasAdorei a aula!
25/05/2013
Quatro estrelasParabéns. Aproveitarei seu projeto em minha aula, pois me ajudou muito.
30/10/2012
Quatro estrelasMuito bom, vou usar boa parte este material em minhas aulas, pois gostei muito Parabens
01/10/2012
Três estrelasachei bem legal o conteúdo, bem a realidade!
01/10/2012
Cinco estrelasddd+++
07/05/2012
Quatro estrelasGostei muito das sugestões sobre como trabalhar com os assuntos aquecimento global e sustentabilidade pois ajudará bastante em minhas aulas de ciências naturais.
13/08/2011
Cinco estrelasExcelente, e como preciso ministrar umas palestras na área agrícola envolvendo sustentabilidade, agricultura familiar, preservação e conservação, peço que se tiver algum material que possa disponibilizar para mim, agradeço imensamente; afinal o conhecimento é para ser compartilhado. Atenciosamente' Teresinha Negreiros Engenheira Agrônoma e Professora
28/09/2010
Cinco estrelasOlá professora Deborah! Gostei muito da sua aula. Uma aula bem dinâmica, com recursos diversificados, possibilitando uma interação entre professor e aluno. Os vídeos apresentados são riquíssimos, dando espaço para uma ampla discussão sobre assuntos relacionados às quentões ambientais. Considero esse assunto de suma importância e deve ser trabalhado de forma incansável em nossas aulas, para que aos poucos possamos sensibilizar nossos alunos da importância de cuidar do nosso Planeta.
21/09/2010
Quatro estrelasParabéns...Continue com este trabalho.
11/06/2010
Quatro estrelasotima aula so faltou um pouco de exemplos
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, Deborá! Muito boa a aula, dá para desenvolver um trabalho interdisplinar bastante interessante na escola e o uso de hipermídias é o grande atrativo para o aluno.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. Além de abordar uma situação que está muito presente no nosso cotidiano, trata de forma clara e objetiva a interferência do homem no meio ambiente, bem como o alerta para as futuras gerações quanto ao tratamento que estamos dando ao nosso planeta.
24/03/2010
Duas estrelasFiquei sem entender se só há uma atividade ou não.
24/03/2010
Quatro estrelasDeborah Santos, parabéns pelo seu Projeto! Ele conduz o aluno a refletir sua postura perante o meio ambiente; além de que terá oportunidade de utilizar recursos tecnológicos variados. Avalio sua produção como ótima, pois é disso que a educação precisa!!!