Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meio Ambiente e Sustentabilidade

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Deborah Santos Prado
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá se interar das questões atuais referentes ao meio ambiente, como efeito estufa e aquecimento global, poluição ambiental, chuva ácida, desperdício de recursos e geração de lixo. A idéia é inserir o aluno nesse contexto, na natureza e no meio ambiente, como parte atuante e responsável. Evidenciar que os problemas ambientais vêm ocorrendo em cadeia e há muito tempo, e que estão vinculados diretamente às atividades econômicas praticadas no planeta.
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

 M E I O   A M B I E N T E     E    S U S T E N T A B I L I D A D E


A superfície da Terra está em constante processo de transformação e, ao longo de seus 4,5 bilhões de anos, o planeta registra drásticas alterações ambientais.

Uma delas, e que surge como base para outras, é a  poluição

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1532/imagens/Water_pollution.jpg             http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1532/imagens/Oil-spill.jpg

Exemplos de poluição aquática são o despejo de esgotos e derramamento de petróleo. O primeiro, na maioria das vezes deriva da indústria, da agricultura (como pesticidas e adubos) e de atividades domésticas, comprometendo a vida aquática, a qualidade do consumo para populações humanas, podendo essas sofrer distúrbios intestinais, diarréia e intoxicações.
 

Com relação à poluição atmosférica, trata-se de um tipo de poluição que tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural.
A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre.
Qual a participação dos alunos nisso???


Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos (prédios, monumentos, igrejas etc). Nos últimos anos, a Acrópole de Atenas passou por um processo de restauração, pois a milenar construção grega estava sofrendo desgaste com a poluição da capital da Grécia.   Caso o professor não tenha trabalhado nunca com o assunto, segue um recurso que pode ser utlizado.


ATIVIDADE : Discussão de notícias de jornal. Segue alguns links abaixo encontrados no site www. folha.uol.com.br :
 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u494425.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u482598.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u453401.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u441273.shtml

Uma sugestão ao professor é dividir a turma em grupos, onde cada um se responsabiize por ler e analisar cada reportagem. Alguém do grupo expõe resumidamente a matéria em voz alta para os outros grupos. O professor dá continuidade à discussão com questionamentos que busquem uma reflexão crítica por parte dos alunos..

Partindo da temática poluição, a próxima sugestão é a abordagem do tema aquecimento global.
 

AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA - GRANDE AMEAÇA DA MODERNIDADE

 Mudanças Ambientais Globais

 A partir da utilização do recurso, o professor já introduz um resumo do assunto. A questão da poluição já é abordada, mas aconselha-se uma explicação razoável do que de fato acontece com as emissões desenfreadas de dióxido de carbono para o efeito estufa:

O efeito estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. Por isso ele chega a ser essencial à vida, caso contrário o nosso planeta seria uma bola de gelo!!!

COMO ISSO SE DÁ?

"Pense na Terra como sendo um carro que ficou estacionado o dia inteiro exposto ao Sol. Depois de algum tempo sob o Sol a temperatura dentro do carro está sempre bem mais alta do que a externa. Os raios do Sol entram pelas janelas do carro, e parte do calor é absorvida pelos assentos, pelo painel, pelo carpete e pelos tapetes. Quando esses objetos liberam calor, ele não sai totalmente pelas janelas. Um pouco se reflete no interior do veículo. O calor que os assentos liberam tem um comprimento de onda diferente da luz do Sol que conseguiu atravessar as janelas. Isso quer dizer que a quantidade de energia que entra é maior do que a que sai. O resultado é um aumento gradual na temperatura dentro do carro."

O calor que não consegue sair pela atmosfera da Terra mantém o planeta mais aquecido do que o espaço sideral, porque há mais energia entrando por ela do que saindo. Tudo isso faz parte do efeito estufa que mantém a Terra aquecida.
 

QUAL O PROBLEMA ENTÃO? 

O excesso dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa, ao qual desencadeia um fenômeno conhecido como Aquecimento Global, que é o grande vilão.
A poluição dos últimos duzentos anos tornou mais espessa a camada de gases existentes na atmosfera. Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta. O efeito do espessamento da camada gasosa é semelhante ao de uma estufa de vidro para plantas, o que originou seu nome. 
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1532/imagens/estufa.jpg 

(FONTE:http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html)

 

Uma animação/simulação do efeito estufa pode ser encontrado no repositório de objetos educacionais do mec, no site

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5038

E AS CONSEQUÊNCIAS???

Professor, instigue os alunos a responderem quais são as consequências do aquecimento global de acordo com os conhecimentos prévios deles e qual a participação deles, mesmo que indireta sobre o aquecimento global.

Algumas consequências...  Verões cada vez mais quentes; pessoas morrendo por causa das altas temperaturas; peixes migrando para águas mais profundas por causa do calor; gelo dos pólos derretendo; inundações em algumas regiões, grandes secas em outras...

 O MUNDO SUSTENTÁVEL

Introduzindo o conceito de sustentabilidade: Professor, para começar, instigue seus alunos sobre a palavra SUSTENTÁVEL e SUSTENTABILIDADE. O que eles conhecem sobre o assunto e o que de fato ele significa para eles.

Conceitos: “desenvolvimento que vem ao encontro das necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras atingirem as suas necessidades” - Comissão Mundial do Desenvolvimento e Meio Ambiente

*** Quais são, de fato, essas necessidades ??? As necessidades de hoje são as mesmas de antes??

                      “necessidades do desenvolvimento com perspectivas a longo prazo, integrando os efeitos locais e regionais de mudança global no processo de desenvolvimento, e usando o melhor conhecimento científico e tradicional disponível” - Agenda 21, capítulo 35.

*** Que tipo de desenvolvimento, é esse? até onde ele pode  ir ??

*** Qual é e qual a importância desse conhecimento tradicional citado ?

*** Questões sugeridas para que o professor se questione para posteriormente questionar seus alunos

Considera-se interessante a reflexão do professor, juntamente com os estudantes, sobre o impacto do desenvolvimento econômico e social na sustentabilidade dos recursos do planeta. Sugestão de vídeo: The story of stuff. Mostra de modo crítico, o modo de produção existente em nosso sistema. Pode ser facilmente encontrado na rede.

“O ser humano se diferencia dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por ser Livre. Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” ILHA DAS FLORES, documentário de Jorge Furtado, produzido em 1989, e ainda completamente atua. Super ecomendável sua apresentação aos alunos.

 Professor, o vídeo pode e deve ser considerado uma ferramenta de aprendizagem. Deve, portanto ser levado a sério. Para isso, torna-se indispensável o aprofundamento do mesmo. Instigar a discussão é uma ótima alternativa,.Instigar com ela a criticidade, primordial. Passá-la para o papel melhor ainda. Além de um mecanismo de avaliação, trata-se de um forte mecanismo para formar alunos cidadãos pensantes.


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Chuva ácida Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais Animação/simulação
Recursos Complementares
Os recursos complementares envolvem o laboratório de informática da escola, ou recurso multimídia datashow, o retroprojetor também pode ser útil na apresentação de imagens.
Avaliação
A avaliação das aulas deve ser feita a partir da participação dos alunos, da atividade de discussão das reportagens, podendo o professor pedir algum texto reflexivo sobre o que entendeu das discussões. Outra ferramenta avaliativa pode ser um trabalho ilustrativo/visual sobre o cotidiano dos alunos que ilustre o modo de vida, consumo, desperdício, lixo ou ainda quando promovem ações sustentáveis.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 5/14 - 35.71%
  • Quatro estrelas 7/14 - 50%
  • Três estrelas 1/14 - 7.14%
  • Duas estrelas 1/14 - 7.14%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • SAMARA GONÇALVES LADEIRA, EB MUN JOSE AMARO CORDEIRO , Santa Catarina - disse:
    samara_ladeira@hotmail.com

    27/06/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula!


  • neli araujo teles, COLÉGIO E. CRUZEIRO DO SUL , Paraná - disse:
    nteles28@hotmail.com

    25/05/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns. Aproveitarei seu projeto em minha aula, pois me ajudou muito.


  • Luiz Alvino, Unpar , Paraná - disse:
    luizalvino@hotmail.com

    30/10/2012

    Quatro estrelas

    Muito bom, vou usar boa parte este material em minhas aulas, pois gostei muito Parabens


  • camila, carlos soares da silveira , Rio Grande do Sul - disse:
    camilalindemann@brturbo.com.br

    01/10/2012

    Três estrelas

    achei bem legal o conteúdo, bem a realidade!


  • vcxvcx, ddd , Ceará - disse:
    francisco123@hotmail.com

    01/10/2012

    Cinco estrelas

    ddd+++


  • Jose Nazareno Rabelo Assis , Escola Carmem Dilce Gomes de Assunção , Pará - disse:
    josassis23@yahoo.com

    07/05/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito das sugestões sobre como trabalhar com os assuntos aquecimento global e sustentabilidade pois ajudará bastante em minhas aulas de ciências naturais.


  • Teresinha Duarte Negreiros, CEDUF , Ceará - disse:
    tedune2@hotmail.com

    13/08/2011

    Cinco estrelas

    Excelente, e como preciso ministrar umas palestras na área agrícola envolvendo sustentabilidade, agricultura familiar, preservação e conservação, peço que se tiver algum material que possa disponibilizar para mim, agradeço imensamente; afinal o conhecimento é para ser compartilhado. Atenciosamente' Teresinha Negreiros Engenheira Agrônoma e Professora


  • Ana Carla Ghiggi Meurer, EDUARDO VIRMOND SUPLICY C E DR E F M , Paraná - disse:
    anacarlameurerg@hotmail.com

    28/09/2010

    Cinco estrelas

    Olá professora Deborah! Gostei muito da sua aula. Uma aula bem dinâmica, com recursos diversificados, possibilitando uma interação entre professor e aluno. Os vídeos apresentados são riquíssimos, dando espaço para uma ampla discussão sobre assuntos relacionados às quentões ambientais. Considero esse assunto de suma importância e deve ser trabalhado de forma incansável em nossas aulas, para que aos poucos possamos sensibilizar nossos alunos da importância de cuidar do nosso Planeta.


  • Iramaia Araújo, Colégio Estadual Cândido Dias , Goiás - disse:
    iramaiaraujo@hotmail.com

    21/09/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns...Continue com este trabalho.


  • valmir, E.E.E.F.M IVAN BICHARA SOBREIRA , Paraíba - disse:
    valmir.barbosa10@gmail.com

    11/06/2010

    Quatro estrelas

    otima aula so faltou um pouco de exemplos


  • Iris Jeannita Alves de Sousa, IVAN PEREIRA DE CARVALHO COLEGIO ESTADUAL PROF , Ceará - disse:
    jeannitaprof@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, Deborá! Muito boa a aula, dá para desenvolver um trabalho interdisplinar bastante interessante na escola e o uso de hipermídias é o grande atrativo para o aluno.


  • Heliana Maria Carneiro Quintela, DE Leste 5 , São Paulo - disse:
    heliquin@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente. Além de abordar uma situação que está muito presente no nosso cotidiano, trata de forma clara e objetiva a interferência do homem no meio ambiente, bem como o alerta para as futuras gerações quanto ao tratamento que estamos dando ao nosso planeta.


  • Lilian, Pedagogia , Rio de Janeiro - disse:
    lilianporto@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Fiquei sem entender se só há uma atividade ou não.


  • Nazaré Serrat dos Santos Guimarães, E E E F BARAO DO TAPAJOS , Pará - disse:
    serratgui@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Deborah Santos, parabéns pelo seu Projeto! Ele conduz o aluno a refletir sua postura perante o meio ambiente; além de que terá oportunidade de utilizar recursos tecnológicos variados. Avalio sua produção como ótima, pois é disso que a educação precisa!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.