Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Livro da vida: uma ideia de Célestin Freinet

 

13/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Teresa Lopes da Cruz
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aumentar o vocabulário.
• Desenvolver a escrita.
• Relembrar fatos interessantes que aconteceram no colégio no dia anterior.Desenvolver a temporalidade.
• Trabalhar com a livre expressão, texto, desenho e pintura.
• Socializar os acontecimentos das diferentes disciplinas da turma.
• Desenvolver a oralidade.
• Expor e discutir diferentes modos de ver a aula e a vida.


Obs: Esse livro pode ser utilizado desde que a criança já saiba escrever.
Poderá ser trabalhado em todas as séries do Ensino Fundamental Inicial.

Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

• Um pacote de 100 folhas de papel A4 para ser encadernado com capa de plástico transparente.
• Tiras de papel para serem escritas para o concurso do nome do livro da vida.

Atividade 1

A professora explica para os alunos o que é o Livro da Vida no contexto do objetivo da aula.
Será um livro cuja autoria será de todos os alunos da turma. Assim, diariamente, um aluno leva o livro da vida para casa e vai escrevendo sobre os acontecimentos daquele dia na escola. No final do ano, no último dia de aula, uma comissão de alunos entregará o livro da vida à biblioteca, onde eles vão poder, ao longo dos anos, relembrar momentos, sentimentos, atividades, enfim o dia-a-dia na escola.

Evidencia-se que esta atividade forma uma sequência de ideias, novidades, registros e experiências que vão constituir um livro com as memórias da turma.

Atividade 2


A professora propõe um concurso para escolha do título do Livro da Vida. Distribui tiras de papel para que os alunos, em dupla, discutam e depois escrevam um nome para o título do livro. Após as duplas terminarem, irão formar um círculo na sala de aula para que cada dupla possa apresentar e defender sua ideia quanto ao título do livro. Assim, (sugerindo um título para o livro) cada dupla estará desenvolvendo a capacidade de exposição, argumentação e convencimento. Cada dupla apresenta o título que criou para turma. Após todos apresentarem os títulos criados, a professora inicia a votação. A professora pedirá que os alunos levantem o dedo para o título que mais gostaram eliminando os títulos pouco votados até chegar ao vencedor.
A ilustração da capa será feita por cada aluno que fará o autorretrato e colocará seu nome abaixo ou acima do desenho.

Atividade 3


O aluno que levou o Livro da Vida para casa, no dia seguinte, vai ler o que escreveu para turma e mostrar a ilustração.
Os textos escritos pelos alunos não serão corrigidos pelo professor, o livro é da turma, uma forma de cada aluno se expressar livremente, sem correções ou interferências. Um olhar do aluno para as diversas disciplinas, diferentes formas de perceber a aula e a vida.

Atividade 4

O aluno sobe numa cadeira de maneira que seja visto e ouvido por toda turma, assim ele expressa as suas memórias. Ele aprende fazendo, contando as histórias da turma com arte e criatividade. Depois há colocações dos alunos da turma, uma conversa sobre o que os alunos ouviram com o que eles vivenciaram e por último a criança que leu é vendada para sortear a  próxima criança que levará o Livro da Vida para casa.

É importante salientar que os alunos demonstram um imenso prazer em escrever no o Livro da Vida, torcem para serem sorteados e capricham no texto e na ilustração.

Avaliação

A avaliação é processual, acolhedora, o relato do aluno acompanha o processo de sua aprendizagem, do que foi mais significativo para ele. Nesse processo de escrita livre e o prazer de narrar o dia-a-dia da escola cada aluno torna-se autor e busca ser fiel ao que ocorreu na sala de aula, com o seu aprendizado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.