22/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Refletir sobre a importância da taxonomia.
Relacionar o nome das plantas populares com o nome científico.
Analisar a importância da taxonomia nas demais áreas do conhecimento e da nossa vida.
Todos os seres humanos tem nome e sobrenome. Por quê? Inicie a aula com este questionamento. Após os alunos darem suas explicações, leve os alunos para o laboratório de informática e apresente o recurso Taxonomia.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11071 (Acessado dia 10/12/2009).
Ficha Técnica:
Objetivo: Identificar os níveis taxonômicos
Descrição: Apresenta os níveis taxonômicos, usando como exemplos a classificação do milho e da mosca de fruta
Autor: Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
Roteiro de discussão:
1 Você já conhecia a classificação apresentada?
2 O que considera mais interessante nesta classificação?
3 Existe relação da classificação apresentada com os termos que utilizamos em nosso dia a dia?
4 Por quê os cientistas colocam nomes em latim nos seres vivos?
5 Há alguma diferença na classificação de plantas e animais?
Encomende uma breve pesquisa aos alunos para que respondam essas questões.
Afinal, por que nomear as plantas e animais? Qual a importância desta área de pesquisa?
Passe aos alunos a seguinte problematização: Sua irmã está com dor de estômago. Não há remédios em sua casa e seus pais demorarão a voltar. Mas, você lembra que a professor a de ciências falou que uma determinada planta é muito boa para dor de estômago. Mas afinal, qual o nome dela? E como reconhecê-la?
Peça que os alunos resolvam esta situação por meio de pesquisas e elaborem um mapa conceitual com os passos necessários para conhecer e reconhecer a planta medicinal que precisam encontrar.
Agora está um pouco mais claro o motivo de existir uma ciência chamada Taxonomia, que estuda e nomeia os seres vivos.
Esta atividade pode ser feita tanto para o ensino fundamental como o médio, basta o professor adequar o grau de profundidade da atividade para cada série.
Peça que os alunos escolham uma planta das imediações (preferencialmente uma árvore).
Impressão da “Carteira de identidade da planta”.
Papel para desenho.
Fita métrica ou trena.
Escolhida a árvore, os alunos deverão buscar todas as informações e características dela. Por exemplo, desenhar o aspecto (hábito) da árvore, a localização dela, a temperatura e clima local, a época do ano que a atividade está sendo realizada. Encoraje os alunos a fazer decalque da casca da árvore (esta também é uma característica que pode ser analisada pelos taxonomistas). Para isto eles poderão usar de giz de cera ou giz colorido do quadro negro e uma folha sulfite. Encostar a folha na casca da árvore e passar o giz sobre a folha, assim mostrará a textura da casca no papel.
Ensine os alunos a calcular o diâmetro e a idade da árvore. Para isto, meça com a fita métrica a circunferência da árvore a uma altura de mais ou menos 1,50 m do solo (também chamada de altura de peito pelos engenheiros florestais). Coloque o valor na ficha.
A maioria das árvores crescem cerca de 2,5 cm de circunferência a cada ano, desta forma, se dividirmos a circunferência por 2,5 cm teremos uma idade aproximada da árvore. Lembre de avisar os alunos que os números decimais devem ser convertidos em meses.
Para medir a altura da árvore os alunos podem usar de alguns métodos, vamos falar do método da régua. Usando uma régua de 30 cm mede-se a altura de um colega da seguinte forma. Pede que ele coloque-se ao lado da árvore que será medida. Estica-se o braço segurando a régua de cabeça para baixo. Posiciona-se a régua de modo que sua base (o ponto zero da régua) fique na direção do topo da cabeça do auxiliar )anotar a medida que coincide com o solo onde está posicionado o auxiliar).
Outras características da árvore a serem observadas: A planta está com flores ou frutos? Se possível colete ou desenhe a forma e a cor destas partes vegetais. Também faça o decalque de algumas folhas, para observar o formato, textura e tipo de venação (nervuras das folhas).
Agora vem a parte de encontrar o nome da planta. O nome popular pode ajudar muito nessa pesquisa.
Estes dados podem ser organizados na forma de um portfólio, usando como modelo o documento anexo, baixado a seguir:
Leve a reportagem abaixo para os alunos lerem. Uma maneira de tornar esta atividade interessante é antes de passar aos alunos perguntar se há risco de usar plantas medicinais qual a relação que a reportagem tem com o que eles aprenderam. O professor poderá ler alguns trechos para introduzir o assunto e pedir que os alunos acompanhem.
DIÁRIO DO NORDESTE. Escola investe em plantas medicinais, disponível em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=694914 (acessado dia 10/12/2009).
Após a leitura e discussão do texto, sugerimos que seja produzido um texto, de acordo com o nível de sua turma, expressando o entendimento sobre o tema da aula. O professor deverá fazer as intervenções necessárias em cada caso, se necessário.
O que achou da iniciativa da reportagem "Escola investe em plantas medicinais"? Será que é possível realizar este projeto em sua escola?
Peça aos alunos que respondam as perguntas acima e elaborem um plano de ação que viabilize a utilização dos espaços da escola com plantas nativas e medicinais. Organize os alunos em pequenas equipes e proponha que eles façam um documento colaborativo.
Este plano de ação poderá ser construído com a participação do GRÊMIO ESTUDANTIL, ser levado à direção e autoridades escolares pertinentes para implementação do mesmo.
Sua escola tem árvores e plantas? Você sabe o nome delas? Proponha aos alunos que cada um busque identificar as plantas da escola e fazer plaquinhas a serem afixadas próximas das plantas.
Nome | Tipo |
---|---|
Taxonomia | Animação/simulação |
Sugiro que indique sugestões de sites sobre taxonomia e outros uso da taxonomia
Avalie os alunos por meio das produções realizadas, como o mapa conceitual, o portifólio da árvore e o documento colaborativo, levando em consideração se o aluno foi capaz de:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é interessante e dinâmica, e tem o intuito de promover as capacidades criativa e intelectual dos alunos.