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Por que planta tem nome? - taxonomia

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
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ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir sobre a importância da taxonomia.

Relacionar o nome das plantas populares com o nome científico.

Analisar a importância da taxonomia nas demais áreas do conhecimento e da nossa vida.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

1° AULA

Todos os seres humanos tem nome e sobrenome. Por quê? Inicie a aula com este questionamento. Após os alunos darem suas explicações, leve os alunos para o laboratório de informática e apresente o recurso Taxonomia.

Taxonomia   

Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11071 (Acessado dia 10/12/2009).

Ficha Técnica:

Objetivo: Identificar os níveis taxonômicos

Descrição: Apresenta os níveis taxonômicos, usando como exemplos a classificação do milho e da mosca de fruta

Autor: Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)

Roteiro de discussão:

1 Você já conhecia a classificação apresentada?

2 O que considera mais interessante nesta classificação?

3 Existe relação da classificação apresentada com os termos que utilizamos em nosso dia a dia?

4 Por quê os cientistas colocam nomes em latim nos seres vivos?

5 Há alguma diferença na classificação de plantas e animais?

Encomende uma breve pesquisa aos alunos para que respondam essas questões.

Afinal, por que nomear as plantas e animais? Qual a importância desta área de pesquisa?

Passe aos alunos a seguinte problematização: Sua irmã está com dor de estômago. Não há remédios em sua casa e seus pais demorarão a voltar. Mas, você lembra que a professor a de ciências falou que uma determinada planta é muito boa para dor de estômago. Mas afinal, qual o nome dela? E como reconhecê-la?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Peça que os alunos resolvam esta situação por meio de pesquisas e elaborem um mapa conceitual com os passos necessários para conhecer e reconhecer a planta medicinal que precisam encontrar.

Agora está um pouco mais claro o motivo de existir uma ciência chamada Taxonomia, que estuda e nomeia os seres vivos.

2° AULA

IMPORTANTE

Esta atividade pode ser feita tanto para o ensino fundamental como o médio, basta o professor adequar o grau de profundidade da atividade para cada série.

A identidade da minha planta

Peça que os alunos escolham uma planta das imediações (preferencialmente uma árvore).

Material

Impressão da “Carteira de identidade da planta”.

Papel para desenho.

Fita métrica ou trena.

Procedimentos

Escolhida a árvore, os alunos deverão buscar todas as informações e características dela. Por exemplo, desenhar o aspecto (hábito) da árvore, a localização dela, a temperatura e clima local, a época do ano que a atividade está sendo realizada. Encoraje os alunos a fazer decalque da casca da árvore (esta também é uma característica que pode ser analisada pelos taxonomistas). Para isto eles poderão usar de giz de cera ou giz colorido do quadro negro e uma folha sulfite. Encostar a folha na casca da árvore e passar o giz sobre a folha, assim mostrará a textura da casca no papel.

Ensine os alunos a calcular o diâmetro e a idade da árvore. Para isto, meça com a fita métrica a circunferência da árvore a uma altura de mais ou menos 1,50 m do solo (também chamada de altura de peito pelos engenheiros florestais). Coloque o valor na ficha.

A maioria das árvores crescem cerca de 2,5 cm de circunferência a cada ano, desta forma, se dividirmos a circunferência por 2,5 cm teremos uma idade aproximada da árvore. Lembre de avisar os alunos que os números decimais devem ser convertidos em meses.

Para medir a altura da árvore os alunos podem usar de alguns métodos, vamos falar do método da régua. Usando uma régua de 30 cm mede-se a altura de um colega da seguinte forma. Pede que ele coloque-se ao lado da árvore que será medida. Estica-se o braço segurando a régua de cabeça para baixo. Posiciona-se a régua de modo que sua base (o ponto zero da régua) fique na direção do topo da cabeça do auxiliar )anotar a medida que coincide com o solo onde está posicionado o auxiliar).

  • Sem sair do lugar, faça a mesma coisa com a árvore, ajustar a base da régua com o topo da árvore e medir a altura da régua que está em direção ao solo. A altura da árvores será obtida através da formula:
  • Altura real do colega x medida da árvore na régua
  • Dividido pela altura do auxiliar na régua.
  • Peça ajuda ao professor de matemática para aprofundar esta questão de proporções.

Outras características da árvore a serem observadas: A planta está com flores ou frutos? Se possível colete ou desenhe a forma e a cor destas partes vegetais. Também faça o decalque de algumas folhas, para observar o formato, textura e tipo de venação (nervuras das folhas).

Agora vem a parte de encontrar o nome da planta. O nome popular pode ajudar muito nessa pesquisa.

DICA:

  • Professor, se possível faça uma pesquisa prévia do local que levará os alunos, ou da região, para saber que árvores estão plantadas na região. Caso isto não seja possível, procure a ajuda de pessoas ligadas à esta situação, como engenheiros florestais ou agrônomos, biólogos, funcionários das secretarias ambientais do local, ou até mesmo herbalistas.
  • Sabendo o nome popul ar da planta é possível encontrar o nome científico da mesma por pesquisa na internet. Aproveite para encomendar pesquisa também sobre as propriedades da planta. Ela pode ser usada medicinalmente? Tem interesse ecológico ou econômico?

Estes dados podem ser organizados na forma de um portfólio, usando como modelo o documento anexo, baixado a seguir:

DOCUMENTO PORTFÓLIO

3° AULA

Leve a reportagem abaixo para os alunos lerem. Uma maneira de tornar esta atividade interessante é antes de passar aos alunos perguntar se há risco de usar plantas medicinais  qual a relação que a reportagem tem com o que eles aprenderam. O professor poderá ler alguns trechos para introduzir o assunto e pedir que os alunos acompanhem.

DIÁRIO DO NORDESTE. Escola investe em plantas medicinais, disponível em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=694914 (acessado dia 10/12/2009).

Após a leitura e discussão do texto, sugerimos que seja produzido um texto, de acordo com o nível de sua turma, expressando o entendimento sobre o tema da aula. O professor deverá fazer as intervenções necessárias em cada caso, se necessário.

O que achou da iniciativa da reportagem "Escola investe em plantas medicinais"? Será que é possível realizar este projeto em sua escola?

Peça aos alunos que respondam as perguntas acima e elaborem um plano de ação que viabilize a utilização dos espaços da escola com plantas nativas e medicinais. Organize os alunos em pequenas equipes e proponha que eles façam um documento colaborativo.

 Este plano de ação poderá ser construído com a participação do GRÊMIO ESTUDANTIL, ser levado à direção e autoridades escolares pertinentes para implementação do mesmo.

Sua escola tem árvores e plantas? Você sabe o nome delas? Proponha aos alunos que cada um busque identificar as plantas da escola e fazer plaquinhas a serem afixadas próximas das plantas.  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Taxonomia Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugiro que indique sugestões de sites sobre taxonomia e outros uso da taxonomia

Avaliação

Avalie os alunos por meio das produções realizadas, como o mapa conceitual, o portifólio da árvore e o documento colaborativo, levando em consideração se o aluno foi capaz de:

  • Refletir sobre a importância da taxonomia.
  • Relacionar o nome das plantas populares com o nome científico.
  • Analisar a importância da taxonomia nas demais áreas do conhecimento e da nossa vida.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Andréia, Escola Professor Manoel Bonifácio Costa , Pernambuco - disse:
    aamariz@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula é interessante e dinâmica, e tem o intuito de promover as capacidades criativa e intelectual dos alunos.


Sem classificação.
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