10/12/2009
Dayanna Araújo da Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Esta aula trata-se de uma maneira de exercitar os conhecimentos que os alunos já tiveram sobre o continente europeu, abordando não só suas cidades como também as bandeiras de cada país e acontecimentos que marcaram aquela região.
É necessário que o aluno já tenha estudado um pouco sobre o continente europeu, pois o software apenas exercitará o que já foi visto em sala de aula. É possível que os alunos sintam dificuldade na compreenção das bandeiras, pois muitas se assemelham; o professor pode então explorar essa possível dificuldade, elaborando estratégia que façam os alunos compreenderem melhor o significado das bandeiras, como: relembrar com os alunos os países que participaram de guerras e mostrar que a bandeira tem relação com as conquistas daquele país.
Sugere-se que em cada computador fiquem dois alunos para que a construção dos saberes seja desenvolvida a partir da interação entre os alunos e o software, entretanto, o professor deve ficar alerta para os casos em que apenas um aluno manipule o software, o ideal é que ambos manipulem o recurso e a partir de suas experiências façam suas análises, soluções e comparações.
Será utilizado nesta aula o software Trivial de Geografia de Europa.
Inicialmente, recomenda-se que o professor traga de maneira bem lúdica características que são típicas da Europa. O professor deve buscar dos próprios alunos palavras da língua típica de países europeus, ou palavras que foram impressas na cultura brasileira (abajur, birô...), a partir dessa concepção de que a Europa é um continente dividido em vários países e que possui diversas línguas, o professor poderá dar início à explicação do software.
Primeiro Passo: O professor irá explicar como manipular o software.
Segundo Passo: Os alunos deverão começar a utilizar o software, explorando suas atividades.
Terceiro Passo: O professor fará perguntas como: Quais as bandeiras mais conhecidas? E os idiomas dos países europeus?
O professor deverá acompanhar os alunos levantando as possibilidades de respostas, para isto ele poderá fazer perguntas reflexivas sobre os conhecimentos que estão sendo trabalhados e questionar se não há outras soluções ou representações para o problema proposto. Neste momento os alunos analisarão as possíveis soluções para responder às situações propostas pelo programa, levando em consideração os questionamentos levantados no início da aula.
O professor deve incentivar os alunos a apresentarem suas soluções e exporem suas dificuldades. Ele pode direcionar os alunos no sentido de generalizar os resultados obtidos a partir dos casos particulares. Se os alunos apresentarem dificuldades para generalizar a situação problema, o professor poderá propor outras situações particulares.
O professor destacará os principais aspectos que tornam a Europa um continente altamente desenvolvido, com diversas culturas integradas.
O software pode ser visualizado também em http://www.vedoque.com/juegos/trivial/trivial-europa.html
Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequência Fedathi
O professor poderá trabalhar os diversos fenômenos naturais que acontecem nos países europeus com esse recurso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16152
A partir do software, elabore uma redação abordando a Europa com suas diversas culturas, e descreva o país que mais lhe chamou a atenção.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!