Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo a Europa!

 

10/12/2009

Autor y Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Dayanna Araújo da Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula trata-se de uma maneira de exercitar os conhecimentos que os alunos já tiveram sobre o continente europeu, abordando não só suas cidades como também as bandeiras de cada país e acontecimentos que marcaram aquela região.

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha estudado um pouco sobre o continente europeu, pois o software apenas exercitará o que já foi visto em sala de aula. É possível que os alunos sintam dificuldade na compreenção das bandeiras, pois muitas se assemelham; o professor pode então explorar essa possível dificuldade, elaborando estratégia que façam os alunos compreenderem melhor o significado das bandeiras, como: relembrar com os alunos os países que participaram de guerras e mostrar que a bandeira tem relação com as conquistas daquele país.

Estratégias e recursos da aula

Sugere-se que em cada computador fiquem dois alunos para que a construção dos saberes seja desenvolvida a partir da interação entre os alunos e o software, entretanto, o professor deve ficar alerta para os casos em que apenas um aluno manipule o software, o ideal é que ambos manipulem o recurso e a partir de suas experiências façam suas análises, soluções e comparações.

Será utilizado nesta aula o software Trivial de Geografia de Europa.

Sugestão de gestão da aula pelo professor utilizando a Seqüência Fedathi nos seguintes momentos:

Tomada de posição:

Inicialmente, recomenda-se que o professor traga de maneira bem lúdica características que são típicas da Europa. O professor deve buscar dos próprios alunos palavras da língua típica de países europeus, ou palavras que foram impressas na cultura brasileira (abajur, birô...), a partir dessa concepção de que a Europa é um continente dividido em vários países e que possui diversas línguas, o professor poderá dar início à explicação do software.

Primeiro Passo: O professor irá explicar como manipular o software.

Segundo Passo: Os alunos deverão começar a utilizar o software, explorando suas atividades.

Terceiro Passo: O professor fará perguntas como: Quais as bandeiras mais conhecidas? E os idiomas dos países europeus?

undefined

2 - Maturação:

O professor deverá acompanhar os alunos levantando as possibilidades de respostas, para isto ele poderá fazer perguntas reflexivas sobre os conhecimentos que estão sendo trabalhados e questionar se não há outras soluções ou representações para o problema proposto. Neste momento os alunos analisarão as possíveis soluções para responder às situações propostas pelo programa, levando em consideração os questionamentos levantados no início da aula.

3 - Solução:

O professor deve incentivar os alunos a apresentarem suas soluções e exporem suas dificuldades. Ele pode direcionar os alunos no sentido de generalizar os resultados obtidos a partir dos casos particulares. Se os alunos apresentarem dificuldades para generalizar a situação problema, o professor poderá propor outras situações particulares.

4 - Prova:

O professor destacará os principais aspectos que tornam a Europa um continente altamente desenvolvido, com diversas culturas integradas.

Recursos Complementares

O software pode ser visualizado também em http://www.vedoque.com/juegos/trivial/trivial-europa.html

Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequência Fedathi

O professor poderá trabalhar os diversos fenômenos naturais que acontecem nos países europeus com esse recurso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16152

Avaliação

A partir do software, elabore uma redação abordando a Europa com suas diversas culturas, e descreva o país que mais lhe chamou a atenção.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.