Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Texto instrucional:

 

20/01/2010

Autor e Coautor(es)
Júlia Maria Cerqueira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar verbos no modo imperativo em textos instrucionais;

Entender a função desses verbos nos textos instrucionais.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura.
Estratégias e recursos da aula

Preparação para a leitura

PROFESSOR: Antes de entregar o texto para leitura, pergunte a seus alunos:

  • Quando as pessoas têm dúvidas sobre a preparação de um alimento, o que elas fazem?
  • Quando recorremos a uma receita, o que esperamos encontrar?
  • Qual a “receita” que você costuma utilizar para se refrescar nos dias quentes?

Em seguida, entregue o texto para os alunos, mas, antes de iniciar a leitura, peça que eles observem o texto e as imagens e respondam oralmente:

(imagem escaneada)

PROFESSOR: Caso a sua escola não tenha disponibilizada na biblioteca a revista Ciência Hoje das Crianças, da qual retiramos esse texto, você poderá imprimir a transcrição que colocamos a seguir e a imagem do texto escaneada acima. Em seguida, poderá pedir aos alunos que colem a imagem na transcrição (se preferir, peça aos alunos que colem ambas -transcrição e imagem escaneada - no caderno, uma ao lado da outra.

(transcrição do texto)

RECEITA DE FÉRIAS

Rio de Janeiro: 40 graus. Fortaleza: 37 graus. Belém: 35 graus. Curitiba: 30 graus... É, os termômetros não negam, o verão chegou com força total e, com ele, o calor. Com as temperaturas nas alturas, a sobremesa ideal, claro, é o sorvete. De coco, maracujá, uva ou qualquer outro sabor, ele vira preferência nacional. Então, não importa em que lugar do Brasil você esteja! Se por aí o calor também está de rachar, corra para a cozinha e faça você mesmo um delicioso sorvete para se refrescar nessas férias! Anote a receita simples e deliciosa que faz a turma da CHC lamber os dedos!

Você irá precisar de:

Uma lata de leite condensado;
Uma lata de creme de leite;
Um pacote de coco ralado

E terá de fazer o seguinte:

Misture o leite condensado, o creme de leite, o coco ralado e bata por bastante tempo no liquidificador. A seguir, leve a mistura ao congelador. Após duas horas, retire e bata de novo no liquidificador. Coloque o sorvete no congelador mais uma vez e espere entre quatro e seis horas. Agora, sim, pegue uma colher e...prove esse delícia gelada, feita por você mesmo!

Dica do mestre cuca

Quanto mais você bater o sorvete, mais cremoso ele irá ficar.

A Redação

Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças, janeiro/fevereiro, 2004.

PROFESSOR: a seguir, algumas sugestões de como trabalhar o texto com os alunos

  • Após ler o título, o que você espera encontrar nesse texto?
  • O que as imagens informam para nós, leitores?

Após ler o texto, responda às questões:

1) Complete:

O texto lido é uma receita de........................................

2) Na sua opinião, com as instruções fornecidas pelo texto, somos capazes de fazer o sorvete? Por quê?

3) Para conseguir executar a receita com sucesso, o leitor é obrigado a seguir corretamente a ordem estabelecida pela receita na parte “E terá que fazer o seguinte:”? Justifique.

4) Observe o formato do texto. Você é capaz de dizer quantas partes ele tem?

5) Em relação às partes do texto, relacione os trechos do texto à função que eles desempenham para o leitor:

( I ) "corra para a cozinha e faça você mesmo um delicioso sorvete para se r efrescar nessas férias!”

( II) "uma lata de leite condensado
    &nb sp;   uma lata de crem e de leite
        um pacote de coco ralado”

(III) “Misture o leite condensado, o creme de leite, o coco ralado e bata por bastante tempo no liquidificador.”

(IV) “Assim, pode provar um novo sabor a cada semana e até pr eparar um festival de sorvetes com os amigos”

Nessa parte, o le itor é “convidado” a fazer a receita (   )

Nessa parte, o leitor é instruído sobre a possibilidade de modificar o sabor da receita (   )

Nessa parte, há uma instrução de como preparar a receita (   )

Nessa parte, há uma relação dos ingredientes necessários (   )

6) Releia a terceira parte “E terá de fazer o seguinte” e circule as palavras que transmitem uma orientação clara (uma ordem) ao leitor.


7) O texto que você acabou de ler é chamado instrucional. Por que ele é chamado assim?

Estudo da gramática

1) Leia novamente a primeira frase do texto. Poderíamos escrevê-la de um outro jeito:

"Rio de Janeiro: 40 graus" : Os termômetros do Rio de Janeiro registraram 40 graus.

Siga o exemplo e escreva de uma outra maneira as seguintes frases:

a) "Fortaleza: 37 graus."

b) "Curitiba: 30 graus."

2) Observe o box “Dica do mestre-cuca”. Essa dica é importante para a realização da receita?

3) Leia novamente a frase: “Quanto mais você bater o sorvete, mais cremoso ele irá ficar”. Observe que há uma relação entre o tempo que você bate o sorvete e a consistência dele. Complete as frases abaixo com frases, de modo que haja uma relação entre elas:

Quanto mais eu estudo, mais __________________________________________
Quanto menos eu estudo, menos _______________________________________
Quanto mais eu como doces, mais ______________________________________
Quanto menos eu leio, menos ____________________________________________

Avaliação

PROFESSOR: Proponha a seguinte atividade para os alunos, na qual eles poderão utilizar os conhecimentos aprendidos durante a aula:

Agora que você já sabe o que é um texto instrucional e como é a estrutura de uma receita, que tal elaborar uma “receita” de como aproveitar bem as férias? Pense no que você diria se um amigo lhe perguntasse: “Como eu posso aproveitar bem as minhas férias?”. Escreva pelo menos 5 itens.

Exemplo:

1) Durma até tarde;
2) Leve seu animalzinho para passear, etc.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Elenice Lira, Colégio Estadual Duque de Caxias , Paraná - disse:
    niceliras@hotmail.com

    29/03/2010

    Quatro estrelas

    Excelente para o trabalho do gênero na abordagem discursiva.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.