12/12/2009
Ana Cláudia Mendonça Pinheiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Objetiva-se com esta aula que o aluno desenvolva o raciocínio lógico através do exercício do uso de hipóteses para solucionar uma situação lúdica envolvendo as operações fundamentais de soma e subtração. Ao final da atividade o aluno deverá ter solucionado o problema proposto com a utilização de recurso em flash no ambiente virtual, por tentativa e erro, para desenvolvimento do raciocínio.
É necessário que o aluno saiba realizar o cálculo mental das operações de adição e subtração.
Essa atividade é sugerida para complementar as aulas teóricas. O aplicativo que será utilizado encontra-se disponível em http://www.plastelina.net/game3.html
Inicialmente, sugere-se ao professor que proponha o seguinte problema: ´Cinco pessoas precisam atravessar um rio por uma ponte muito estreita numa noite escura. Para realizar a travessia elas dispõem de uma laterna com bateria para 30 minutos. A ponte só comporta duas pessoas de cada vez. Cada pessoa gasta tempos diferentes (12, 8, 6, 3, 1 min). Como atravessar as pessoas pela ponte, com sucesso, dentro do tempo previsto de bateria da lanterna e em duplas?´
Deve-se ler o problema com o aluno, listar os dados, entender o que é pedido, e investigar estratégias de solução. O aluno pode apresentar problemas de compreensão do problema, então leia uma vez com toda a turma e depois faça a leitura individual com quem não acompanhou a leitura coletiva; liste os dados com ajuda dos alunos valorizando o entendimento deles – quantidade de pessoas; tempo de travessia de cada uma; tempo de bateria da lanterna; possibilidade de travessia de pares; formular o que é pedido e questionar como os alunos tentariam uma solução. Monte uma sugestão de esquema para o aluno raciocinar, como por exemplo, operação de subtração do tempo da bateria na travessia dos pares; esquema de travessia dos pares – quem vai, quem chega, quem fica.
Deve-se ler o problema com o aluno, listar os dados, entender o que é pedido, e investigar estratégias de solução. O aluno pode apresentar problemas de compreensão do problema, então leia uma vez com toda a turma e depois faça a leitura individual com quem não acompanhou a leitura coletiva; liste os dados com ajuda dos alunos valorizando o entendimento deles – quantidade de pessoas; tempo de travessia de cada uma; tempo de bateria da lanterna; possibilidade de travessia de pares; formular o que é pedido e questionar como os alunos tentariam uma solução. Monte uma sugestão de esquema para o aluno raciocinar, como por exemplo, operação de subtração do tempo da bateria na travessia dos pares; esquema de travessia dos pares – quem vai, quem chega, quem fica.
Deixar o aluno formulando tentativas de realização, testar os dados, refazer a solução.
Verificar resolução correta do problema pela resposta correta do computador.
Observação: a atividade poderá ser feita coletivamente p ela disponibilidade do aluno em ir ao quadro e/ou com a ajuda dos colegas para tentar um a solução.
Confeccione material (cinco bonecos com os números representando os tempos de travessia) de exploração do problema em EVA para afixar no quadro como auxílio á construção das hipóteses pelos alunos. Encoraje o aluno a aproximar-se do quadro e manusear o material para testar as hipóteses. Faça perguntas sobre as possibilidades de pares. Procure fazer o aluno pensar nas estratégias para decidir os esquemas mentais de solução.
Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequência Fedathi
Ao final da atividade deverá ser investigado oralmente dos alunos sobre suas maiores dificuldades - compreensão do problema, estratégia de solução, listar os dados, conversar com o colega, o aplicativo na web, etc. Pontue as dificuldades dos alunos sem dizer seus nomes para que todos percebam dificuldades diferentes e semelhantes.
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