Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Resolução de Problemas - salvando a Família

 

12/12/2009

Autor y Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Ana Cláudia Mendonça Pinheiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetiva-se com esta aula que o aluno desenvolva o raciocínio lógico através do exercício do uso de hipóteses para solucionar uma situação lúdica envolvendo as operações fundamentais de soma e subtração. Ao final da atividade o aluno deverá ter solucionado o problema proposto com a utilização de recurso em flash no ambiente virtual, por tentativa e erro, para desenvolvimento do raciocínio.

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno saiba realizar o cálculo mental das operações de adição e subtração.

Estratégias e recursos da aula

Essa atividade é sugerida para complementar as aulas teóricas. O aplicativo que será utilizado encontra-se disponível em http://www.plastelina.net/game3.html

Sugestão de aula utilizando a Seqüência Fedathi nos seguintes momentos:

1-Tomada de posição:

Inicialmente, sugere-se ao professor que proponha o seguinte problema: ´Cinco pessoas precisam atravessar um rio por uma ponte muito estreita numa noite escura. Para realizar a travessia elas dispõem de uma laterna com bateria para 30 minutos. A ponte só comporta duas pessoas de cada vez. Cada pessoa gasta tempos diferentes (12, 8, 6, 3, 1 min). Como atravessar as pessoas pela ponte, com sucesso, dentro do tempo previsto de bateria da lanterna e em duplas?´

2-Maturação:

Deve-se ler o problema com o aluno, listar os dados, entender o que é pedido, e investigar estratégias de solução. O aluno pode apresentar problemas de compreensão do problema, então leia uma vez com toda a turma e depois faça a leitura individual com quem não acompanhou a leitura coletiva; liste os dados com ajuda dos alunos valorizando o entendimento deles – quantidade de pessoas; tempo de travessia de cada uma; tempo de bateria da lanterna; possibilidade de travessia de pares; formular o que é pedido e questionar como os alunos tentariam uma solução. Monte uma sugestão de esquema para o aluno raciocinar, como por exemplo, operação de subtração do tempo da bateria na travessia dos pares; esquema de travessia dos pares – quem vai, quem chega, quem fica.

3-Solução:

Deve-se ler o problema com o aluno, listar os dados, entender o que é pedido, e investigar estratégias de solução. O aluno pode apresentar problemas de compreensão do problema, então leia uma vez com toda a turma e depois faça a leitura individual com quem não acompanhou a leitura coletiva; liste os dados com ajuda dos alunos valorizando o entendimento deles – quantidade de pessoas; tempo de travessia de cada uma; tempo de bateria da lanterna; possibilidade de travessia de pares; formular o que é pedido e questionar como os alunos tentariam uma solução. Monte uma sugestão de esquema para o aluno raciocinar, como por exemplo, operação de subtração do tempo da bateria na travessia dos pares; esquema de travessia dos pares – quem vai, quem chega, quem fica. 


3-Solução:

Deixar o aluno formulando tentativas de realização, testar os dados, refazer a solução.

4-Prova:

Verificar resolução correta do problema pela resposta correta do computador.
Observação: a atividade poderá ser feita coletivamente p ela disponibilidade do aluno em ir ao quadro e/ou com a ajuda dos colegas para tentar um a solução.

Recursos Complementares

Confeccione material (cinco bonecos com os números representando os tempos de travessia) de exploração do problema em EVA para afixar no quadro como auxílio á construção das hipóteses pelos alunos. Encoraje o aluno a aproximar-se do quadro e manusear o material para testar as hipóteses. Faça perguntas sobre as possibilidades de pares. Procure fazer o aluno pensar nas estratégias para decidir os esquemas mentais de solução.

Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequência Fedathi

Avaliação

Ao final da atividade deverá ser investigado oralmente dos alunos sobre suas maiores dificuldades - compreensão do problema, estratégia de solução, listar os dados, conversar com o colega, o aplicativo na web, etc. Pontue as dificuldades dos alunos sem dizer seus nomes para que todos percebam dificuldades diferentes e semelhantes.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.