Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Resolução de Problemas - Brincando na lagoa

 

12/12/2009

Autor y Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Ana Cláudia Mendonça Pinheiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, os estudantes desenvolverão a sua capacidade de observar padrões em problemas matemáticos, aprimorando, assim, o seu raciocínio.

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve estar habituado à prática de resolução de enigmas, tais como : puzzles, tangram, etc.
Estratégias e recursos da aula

A aula deverá ser ministrada no laboratório de informática da escola. Em cada computador, devem permanecer dois estudantes. O uso do software SAPOS tem por objetivo complementar as aulas teóricas.

O professor deve propor aos alunos o seguinte problema : ' Como devemos transportar os sapinhos verdes para as posições ocupadas pelos sapinhos vermelhos ( e vice-versa )? '

O aplicativo que será utilizado encontra-se disponível no site da Professora Ana Cláudia na opção Jogos. 

Sugestão de aula utilizando a Seqüência Fedathi nos seguintes momentos:

1-Tomada de posição:

Inicialmente, sugere-se ao professor que proponha o seguinte problema: Como passar os grupos de sapos (vermelhos e amarelos) de uma posição para outra (direita para esquerda e vice-versa)?

undefined

2-Maturação:

    M1 -  O docente deve incitar o aluno a verificar, na situação-problema, algum padrão que  o auxiliará na obtenção da solução.

    M2 - Os alunos devem trabalhar na resolução dos problemas propostos.

3-Solução:

Os alunos apresentam as suas soluções e o professor deve atuar no sentido de promover a análise e a discussão das mesmas.

4-Prova:

O docente apresenta formalmente a solução mais simples para o problema proposto, podendo, inclusive, tomar algumas das soluções dos alunos como base.

Observação: a atividade poderá ser feita coletivamente pela disponibilidade do aluno em ir ao quadro e/ou com a ajuda dos colegas para tentar uma solução.

Recursos Complementares

Confeccione material (dois grupos de sapos de cores diferentes) de exploração do problema em EVA para afixar no quadro como auxílio à construção das hipóteses pelos alunos. Encoraje o aluno a aproximar-se do quadro e manusear o material para testar as hipóteses. Faça perguntas sobre as possibilidades de pares. Procure fazer o aluno pensar nas estratégias para decidir os esquemas mentais de solução.

Textos sobre a metodologia Sequência Fedathi.

Avaliação
O professor deve avaliar o aluno quanto à elaboração de estratégias para solucionar o problema proposto e participação na aula.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.