12/12/2009
Ana Cláudia Mendonça Pinheiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Nesta aula, os estudantes desenvolverão a sua capacidade de observar padrões em problemas matemáticos, aprimorando, assim, o seu raciocínio.
A aula deverá ser ministrada no laboratório de informática da escola. Em cada computador, devem permanecer dois estudantes. O uso do software SAPOS tem por objetivo complementar as aulas teóricas.
O professor deve propor aos alunos o seguinte problema : ' Como devemos transportar os sapinhos verdes para as posições ocupadas pelos sapinhos vermelhos ( e vice-versa )? '
O aplicativo que será utilizado encontra-se disponível no site da Professora Ana Cláudia na opção Jogos.
Inicialmente, sugere-se ao professor que proponha o seguinte problema: Como passar os grupos de sapos (vermelhos e amarelos) de uma posição para outra (direita para esquerda e vice-versa)?
M1 - O docente deve incitar o aluno a verificar, na situação-problema, algum padrão que o auxiliará na obtenção da solução.
M2 - Os alunos devem trabalhar na resolução dos problemas propostos.
Os alunos apresentam as suas soluções e o professor deve atuar no sentido de promover a análise e a discussão das mesmas.
O docente apresenta formalmente a solução mais simples para o problema proposto, podendo, inclusive, tomar algumas das soluções dos alunos como base.
Observação: a atividade poderá ser feita coletivamente pela disponibilidade do aluno em ir ao quadro e/ou com a ajuda dos colegas para tentar uma solução.
Confeccione material (dois grupos de sapos de cores diferentes) de exploração do problema em EVA para afixar no quadro como auxílio à construção das hipóteses pelos alunos. Encoraje o aluno a aproximar-se do quadro e manusear o material para testar as hipóteses. Faça perguntas sobre as possibilidades de pares. Procure fazer o aluno pensar nas estratégias para decidir os esquemas mentais de solução.
Textos sobre a metodologia Sequência Fedathi.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!