Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Visitando o Zoo para escrever fábulas

 

13/12/2009

Autor y Coautor(es)
Maria Teresa Lopes da Cruz
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Extrapolar os muros da escola.
• Trazer as experiências de fora para dentro da escola.
• Observar e fazer escolhas.
• Produzir um trabalho cooperativo.
• Adquirir argumentos para estruturar o texto.
• Observar e recolher ideias para o texto.

Duração das atividades
50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Para essa aula o aluno deve ter lido e ou escutado diferentes fábulas e conhecer suas características.

Estratégias e recursos da aula


Estratégias e recursos da aula


• Organização da visita ao Zoo: horário, lanche, ônibus escolar, autorização dos pais para saída do aluno da escola com a professora.
• Conversa informal do professor com a turma.
• Entrega de pranchetas e uma folha de papel em branco para anotações.
• A visita.

Atividade 1

Conversa informal do professor com os alunos relembrando o que foi trabalhado nas aulas anteriores que tinham como eixo temático fábulas.
• Fabular tem como significado: fabuloso, imaginário, lendário - Fonte: Dicionário Aurélio século XXI.
• A linguagem utilizada nas fábulas é simples. São histórias curtas geralmente com diálogos. As personagens das fábulas quase sempre são animais que vivenciam e retratam histórias humanas. As fábulas tem um ensinamento, uma moral implícita ou não.
A proposta da atividade é que os alunos, organizados em duplas, observem os animais do Zoo e escolham alguns para produzir, no retorno à escola, uma fábula e montar um mural de fotos. A professora fotografa as duplas de alunos em frente à jaula dos animais escolhidos para depois montar um mural com as fábulas escritas pelas duplas ao lado das fotos da dupla no Zoo.


Obs: Uma visita escolar surge de um tema que está sendo trabalhado, ela é uma atividade a mais, aquela que o aluno traz para escola observando a vida.

Atividade 2


A professora entrega pranchetas e uma folha branca para os alunos fazerem anotações dos animais que escolherem. Suas características, algo de interessante que eles observem.
O acontecimento, a visita ao Zoo, essa abertura e a disponibilidade para a exploração das descobertas enriquecerão cada vez mais os grupos de trabalho estimulando para o posterior trabalho coletivo: a produção do texto e a organização do mural.
Alunos professores e acompanhantes entram no ônibus escolar.


Atividade 3

Chegada e visita ao Zoo.

Atividade 4

Retorno à escola.

Avaliação

A professora vai observar o interesse e a participação dos alunos, as anotações que fizeram, as perguntas, a curiosidade aguçada. Cabe ao professor, ao longo da visita, estimular o interesse dos alunos dando informações complementares e ao mesmo tempo recolher pergunta, dúvidas, que possam ser usados como material avaliativo no retorno à escola.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.