13/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
• Trazer as experiências de fora para dentro da escola.
• Observar e fazer escolhas.
• Produzir um trabalho cooperativo.
• Adquirir argumentos para estruturar o texto.
• Produzir um texto de fábulas a partir da visita ao Zoo.
A aula anterior: Visitando o Zoo para escrever fábulas.
Atividade 1
O professor pede para as duplas uma autoavaliação da visita ao Zoo: se a dupla trabalhou bem ou se tiveram algum tipo de dificuldade, se a escolha dos animais foi de comum acordo ou se teve divergência de opinão ─ explicitar, quais as características que chamaram a atenção da dupla para escolher tais animais. A professora nesse momento deve promover uma conversa informal sobre os pontos comuns e diferentes entre as duplas.
Atividade 2
A professora propõe a produção de texto sobre fábulas a partir da visita ao Zoo. Deixar os alunos se expressarem livremente e chamar a atenção para que eles não recontem fábulas conhecidas e sim que criem as deles. Nesse momento a professora deve observar alguns aspectos:
• Fábulas são histórias curtas, geralmente contém diálogos e no final da história tem sempre uma moral que pode ser explícita ou somente entendida ao longo do texto. O importante é que ela esteja clara.
• Não esqueça de fazer os parágrafos que são o recurso visual do texto. A estética do texto.
• Pense no início da história depois desenvolva o texto com clareza, contado diferentes acontecimentos e termine com final bem interessante.
• Atenção a escolha das palavras e procure não repeti-las.
Obs: Para o aluno na faixa etária do Ensino Fundamental Inicial é importante reforçar esses aspectos para que ao longo da sua caminhada, neste segmento, ele vá internalizando aos poucos como construir um bom texto, mas nunca deixando de lado a arte de criar livremente.
Atividade 3
A professora pede para que cada dupla leia sua fábula para o grupo. A leitura oral dos textos produzidos é muito importante para o aluno se expor, treinar a entonação, a pontuação, ler com calma sem atropelar palavras, ler em voz alta.
Atividade 4
Arrumação do mural. Os alunos colam os textos de fábulas criados por eles, as ilustrações e as fotos tiradas na visita ao Zoo.
A avaliação será feita após a última etapa do trabalho, a arrumação do mural.
Os alunos sentam-se em roda e a professora inicia o debate. Observando o comprometimento do grupo com a tarefa, o aluno que não se desinteressou pelo trabalho ao longo da tarefa, interesse na execução do mesmo, participação na produção de texto e na elaboração do mesmo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!