Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mascote: Construção e diário reflexivo

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer e produzir o gênero diário;
• Trabalhar aspectos da socialização como o trabalho em grupo, respeito e cuidado mútuo.

  • Trabalhar com questões da vida sociofamiliar;
  • Trabalhar a questão de gênero;
Duração das atividades
Cerca de 20 aulas de 50 minutos durante aproximadamente quatro meses.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
• Que utilizem a escrita alfabética;

Estratégias e recursos da aula

Professor (a), esta aula é a primeira parte do Projeto “Mascote: Construção e diário reflexivo”.
1º Construção da mascote:

É necessária a construção de uma mascote, que pode ser um boneco feito em tecido branco, sugiro de 80 cm.
Professor, no caso dessa aula, vamos desenvolver o trabalho com um boneco, mas você pode optar também pela eleição do nome da turma com as crianças e desenvolver o mascote a partir dele.

2º Conversa com as crianças sobre gêneros Masculino e Feminino:

Faça uma roda de conversa com seus alunos e discutam as diferenças entre meninos e meninas.
Ajude-os a levantar as características físicas e depois as sociais problematizando tudo o que diferencia meninos de meninas.
Em uma folha de craft construa um paralelo a partir do que as crianças falam e faça um registro. Ex:

3º Apresentando a proposta da mascote:3

Em outro momento, faça uma roda de conversa com seus alunos apresentando a mascote da turma. A intenção é que ela seja construída por todos da turma, então será necessário determinar algumas regras básicas. Sugiro:
1ª Cada criança e professor(a) poderá somente fazer 1 única intervenção na mascote.
2º A primeira intervenção feita, pela criança, que for exclusivamente de um sexo ( masculino ou feminino) irá definir sua identidade sexual Ex: se for colocada nela uma saia, então ela será menina.
3º Ela poderá ficar somente dois dias na casa de cada criança, assim todos terão tempo suficiente para fazer com a família a intervenção que quiser.
A mascote será acompanhada de um fichário (onde na capa pode ser feita com pano uma bolsinha para carregá-la) e nele estarão escritas as instruções para serem lidas junto com a família. Você ficará responsável por registrar com fotos todas as mudanças que a mascote receber assim, as crianças terão um suporte visual ao seu texto.
É importante que você leia o texto sala com as crianças. Apresento abaixo o texto que construí com meus alunos:

MASCOTE DO 1º ANO
APRESENTAÇÃO:


Será criado em conjunto com alunos, professores, pais e familiares uma mascote que parte de um boneco em branco, que receberá intervenções de todos os alunos/familiares e professores, para que este se torne não só um objeto de construção coletiva, mas um membro da turma sob o qual todos têm responsabilidade e parte no processo de criação.


OBJETIVO:
• Trabalhar com as crianças a construção coletiva, respeito e cuidado com algo que se caracteriza como patrimônio de todos.
• Utilizar o diário que acompanhará a construção da mascote, como um gênero textual a ser trabalhado pelos alunos.
• Estimular o grupo a ver o mundo como uma construção de responsabilidade de todos que devemos zelar pelo nosso planeta, pensando em si, no outro e no mundo.

TRABALHO A SER DESENVOLVIDO:

1. Conversa com os pais, realizada em reunião, explicitando a proposta, pedindo a colaboração e empenho no sucesso do projeto.

2. Apresentar o boneco às crianças, explicar a proposta de uma forma clara e buscando alcançar os objetivos explicitados acima.


3. Construção de um diário com orientações aos pais sobre o uso e manuseio do boneco, formas de intervir na construção e orientações para que a criança faça o registro da atividade.

4. Após a intervenção de todos os alunos e professores da turma, escolher coletivamente um nome para a mascote e posteriormente, o retorno do mesmo às famílias para que todos vejam o trabalho final.


ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE:

SUA FAMÍILA RECEBE ESTA SEMANA A MASCOTE DO 1º ANO!

É COM MUITA ALEGRIA E CARINHO QUE NOSSA TURMA ENVIA ATÉ SUA CASA NOSSA MASCOTE PARA QUE ELA SEJA CONSTRUÍDA POR TODOS NÓS!

ANTES DE COMEÇAR, LEIA COM SEU FILHO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO. ELE JÁ AS CONHECEU EM SALA, MAS VALE A PENA TODA A FAMÍLIA SABER QUEM É ESTA MASCOTE!

PEDIMOS QUE OBSERVE A LISTA PRESENTE NA PRÓXIMA PÁGINA, OS ITENS QUE PODEMOS ACRESCENTAR A NOSSA MASCOTE E SELECIONE APENAS UM DELES, POIS TODOS OS ALUNOS PRECISAM DEIXAR SUA INTERVENÇÃO NELA.
ABAIXO TEM ESPAÇOS ABERTOS PARA QUE POSSA REGISTRAR SE OPTAR POR FAZER UMA ALTERAÇÃO NA MASCOTE QUE NÃO ESTEJA NA LISTA. REALIZE ESTA TAREFA JUNTO COM SEU FILHO, NÃO SE ESQUEÇA DE REGISTRAR O NOME DE QUEM FEZ A ATIVIDADE (ALUNO OU PROFESSOR)

NÃO SE ESQUEÇA DE AJUDAR SUA CRIANÇA, A REGISTRAR NO DIÁRIO O QUE FOI FEITO QUEM AJUDOU ETC. SERÃO ENVIADAS DUAS FOLHAS PARA ESSE REGISTRO, UMA COMO RASCUNHO, E OUTRA QUE SERÁ COLADA APÓS SER REVISADA, PARA QUE NOSSO TRABALHO FIQUE LINDO NO FINAL! O ESPAÇO PARA FOTO SERÁ DE RESPONSABILIDADE DA PROFESSORA REFERÊNCIA, QUE A CADA RETORNO DA MASCOTE, FOTOGRAFARÁ A INTERVENÇÃO REALIZADA.

A MASCOTE PODE SER ALTERADA CONFORME O MATERIAL DISPONÍVEL QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA POSSUIREM EM CASA: BOTÕES, TINTA DE TECIDO, LÃ, TAMPINHA DE GARRAFA, MIÇANGAS, TECIDOS, MADEIRA, MATERIAIS RECICLADOS, ETC. USE A IMAGINAÇÃO! VAMOS DEIXÁ-LA BEM BONITA, COLORIDA E NOS AJUDE A GARANTIR QUE ELA DURE MUITO TEMPO, PRENDENDO, COSTURANDO OU PINTANTO MUITO BEM O QUE ADICIONAR A NOSSA MASCOTE, AFINAL ELA ACOMPANHARÁ O 1º ANO.

NA ÚLTIMA FOLHA DO DIÁRIO, EXISTE UMA LISTA DE SUGESTÃO DE NOMES PARA NOSSA MASCOTE. VOCÊ PODE VOTAR EM ALGUM QUE GOSTOU OU ESCREVER OUTRAS SUGESTÕES. MAS LEMBRAMOS QUE A ESCOLHA SERÁ FEITA PELOS ALUNOS EM SALA, TÃO LOGO A MASCOTE ESTEJA CONCLUÍDA.

PEDIMOS QUE A MASCOTE VOLTE PARA A ESCOLA NO MÁXIMO EM 2 DIAS, POIS TODOS OS ALUNOS PRECISAM FAZER A INTERVENÇÃO E A EXPECTATIVA É QUE ELA RETORNE DEPOIS DE PRONTA À CASA DE TODOS PARA CONHECEREM O TRABALHO FINAL!

SEI QUE REPRESENTA UM GRANDE TRABALHO, MAS ACIMA DE TUDO, É UM MOMENTO DE ELO ENTRE A ESCOLA, AS CRIANÇAS E AS FAMÍLIAS, E O TRABALHO FINAL SERÁ DE GRANDE CRESCIMENTO A TODOS!

BOM DIVERTIMENTO!

Você pode organizar os textos de forma bem colorida, enfeitar o diário, com fotos, retalhos de tecidos, etc. Fazer esta atividade com a turma fará com que os alunos se interem de todo o processo.

4º Trabalhando o diário e a importância do rascunho:

Seus alunos levarão um a cada dia o diário e a mascote para casa. Converse antes com a turma sobre a importância de se fazer um registro de tudo o que acontecer com a mascote. Explique para eles que depois de alguns anos, como eles iriam saber quem fez o que na mascote se não houver registro?
Para fazer um diário bonito, antes eles precisam treinar o que vão escrever, para isto será necessário um rascunho.

Quando a criança trouxer o texto e a mascote, pedir a ela que apresente sua intervenção a toda a turma. Faça sempre com eles uma avaliação se aquela mudança define ou não o sexo da mascote:


*Cole a foto 5X7 da criança no canto da folha, assim ficará mais fácil para aqueles que ainda não souberem ler identificar o texto do colega.
5º definição do gênero:
Assim que for colocada uma característica específica de um gênero, converse com as crianças para que elas respeitem a decisão e que a partir daquele dia a mascote seja reconhecida como menino ou menina.
6º Escolha do nome:
Após a mascote percorrer a casa de todas as crianças e todas as famílias votarem em um nome para a mesma, faça com a turma uma avaliação dos dados obtidos e junto com eles formalize a escolha do nome da mascote.
*Você pode ainda fazer um trabalho com os nomes e sobrenomes da turma!
7º O diário reflexivo:
Em quatro meses acontecem muitas coisas com a turma não é mesmo? Aproveite as fotos, e todos os fatos relevantes que aconteceram com a turma e recapitule com as crianças oralmente, você pode utilizar as fotos do diário ou ainda dou a dica de uma outra aula minha do portal: ÁLBUM DE FOTOS DA TURMA: REGISTRO, MEMÓRIA E PRODUÇÃO DE TEXTO. Para que você e sua turma possam refletir os itens do diário, do cotidiano escolar e produzirem juntos uma pequena redação em grupos definidos por temas. EX:

Atividade de Português
Faça agora um pequeno texto com seu grupo contando: O dia que a professora apresentou a mascote para nossa turma:

Caso sua escola possua laboratório de informática, você pode levar seus alunos e ajudá-los a reescrever o texto no computador:

Dicas:
Acredito que um dos grandes trunfos deste projeto é que o professor embarque na aventura e imaginação de tornar a mascote um membro da turma, como disse um aluno meu: A Nina (nossa mascote) é um amigo imaginário real.

Boa aula!

Recursos Complementares

• Registrador de A-Z;
• Retalhos de pano; Cola quente; lantejoulas; etc.;
• Impressão dos formulários para todos os alunos;
• Foto colorida dos alunos em tamanho 5x7;
• Máquina fotográfica e revelação/impressão das fotos.
• Laboratório de informática para digitação dos textos caso a escola possua.

Avaliação

Processo de construção da mascote:
Professor, você poderá construir seu processo de avaliação a partir das seguintes questões:
A criança respeitou as condições de produção? família leram os textos do fichário da mascote, se todas as informações foram preenchidas (as intervenções realizadas na mascote, a data de recebimento e retorno da mascote, sugestão de nome).

Apresentação da intervenção realizada:
Como a criança se expressou oralmente informando aos colegas o que fez na mascote?, Quem a ajudou?. A apresentação oral FOI condizente com o texto escrito no diário?.

Produção do texto em grupo:
Como foi o trabalho em grupo?, a criança colaborou com os colegas, se esforçou para lembra o fato solicitado? Como ela reagiu diante das fotos? As crianças no estágio inicial de alfabetização, mesmo que oralmente expressaram suas idéias com coerência?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria, UMTJ , Goiás - disse:
    mangelicacezario@gmail.com

    16/02/2013

    Cinco estrelas

    Maravilhoso! Adorei!


  • Jacqueline Ferreira, Colegio Visão , Bahia - disse:
    jacpossatty@gmail.com

    11/01/2011

    Cinco estrelas

    Adorei! Fico imaginando a alegria de toda a turma construindo o boneco... tentarei adequar a minha turma, farei algumas mudanças, não sei qual, mas farei. Um grande abraço e parabéns!!!


  • MARTA DO ROCIO KOSTIUK DA COSTA, ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO LINNEU FERREIRA DO AMARAL - ENSINO FUNDAMENTAL , Paraná - disse:
    martakosta@yahoo.com.br

    08/05/2010

    Cinco estrelas

    AMEI! GOSTO DE PROJETOS QUE ENVOLVAM A FAMÍLIA E PRINCIPALMENTE, MANEIRAS LÚDICAS DE ALFABETIZAR POIS, ATRAVÉS DO ENCANTAMENTO E DA BRINCADEIRA NOSSOS ALUNOS DESENVOLVEM O PRAZER PELO APRENDER.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.