14/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara Viviane Gonçalves Curto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
• Conhecer e utilizar o gênero textual receita
• Produzir um livro de receitas;
• Organizar alfabeticamente as receitas;
• Ampliar o conhecimento sobre alimentação saudável e sobre a diabetes;
• Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
• Que utilizem a escrita alfabética;
Professor, você pode começar esta atividade fazendo com as crianças uma tarefa simples. Peça a elas que façam uma atividade relatando sua rotina de alimentação. Por exemplo:
a) O que você costuma comer no café da manhã?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
b) E no almoço? O que você come?.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
c) O que você come somente em dias especiais?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
d) Você come verduras e legumes? ___ sim ___ não.
e) Todos os dias você come doces de sobremesa? ___ sim ____não.
f) Qual o alimento que você mais gosta?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
g) Qual o alimento que você menos gosta?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Depois que as crianças responderem a estas perguntas, faça uma análise junto com as crianças sobre as respostas. Peça a eles que leiam suas atividades e discutam juntos o que eles acham que faz parte de uma alimentação saudável e o que não faz.
Você pode ainda falar sobre os problemas que a gordura em excesso faz ao coração, que o açúcar em excesso faz aos dentes, etc.
Caso na sua escola possua laboratório de informática, vocês podem visitar alguns sites ou mesmo pesquisar na internet sobre má alimentação e suas conseqüências no nosso corpo:
http://www.canalkids.com.br/alimentacao/index.php3
http://www.mingaudigital.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=173
http://www.canalkids.com.br/portal/ensina/index.htm
Falando sobre a diabetes:
Nessa conversa com a turma sobre colesterol, cárie, ou outros temas afins que você poderá explorar, você ainda poderá focalizar o assunto diabetes. Discuta com eles eles se existe alguma criança com diabetes na sua turma, se os seus alunos sabem ou conhecem alguém que tenha diabetes.
*Caso na sua escola possua laboratório de informática, vocês podem visitar alguns sites ou mesmo pesquisar na internet sobre o tema.
http://saude.hsw.uol.com.br/diabete.htm
http://saude.hsw.uol.com.br/tipos-diabetes-infancia.htm
O objetivo deste diálogo é trabalhar com questões como: a compreensão das diferenças, a interação e a necessidade de conhecer algumas doenças para ajudar outras pessoas a viverem melhor.
Porque fazer um livro de receitas
Entendendo que algumas pessoas não podem simplesmente comer tudo que outros comem ou mesmo precisam fazer dietas ou emagrecer, a criança precisa agora pensar o que é e para que serve um livro de receitas. Se possível, mostre para sua turma outros livros como modelo. Mostre a organização de um livro de receitas como o índice, a ordem da escrita de cada receita ( ingredientes, modo de preparo, foto, etc. )
Depois de discutidos todos estes aspectos, vocês podem juntos fazer uma pesquisa por receitas em s ites da internet, outros livros ou ainda você pode solicitar às crianças que tragam as receitas diets de casa. Nesta etapa elas podem escrever as receitas com suas próprias letras, chamando sempre a atenção delas para a organização do texto.
Depois de todas as receitas escritas, você pode incumbir a turma de organizar o livro na ordem alfabética, é possível encontrar no site http://www.dianas.com.br/livrodereceitas/dietlight/index.htmlReceitas com quase todas as letras do alfabeto.
Agora juntos organizem a capa, ilustrações, lembrando-os da necessidade de se colocar o autor. **
Pode ser feita também uma dedicatória caso o livro seja um presente que a criança dará a uma pessoa que ela conhece que tenha diabetes.
Depois é só reproduzir o livro com cada criança da turma.
Para finalizar bem gostoso, vocês podem fazer juntos uma receita do livro em sala, sugiro uma receita simples, que não precisa de forno ou geladeira:
RETIRE A PELE E TORRE OS AMENDOINS. RESERVE ALGUNS INTEIROS PARA DECORAR E MOA O RESTANTE. EM UM RECIPIENTE, MISTURE TODOS OS INGREDIENTES, MENOS O ADOÇANTE, E MODELE OS CAJUZINHOS. PASSE-OS DEPOIS PELO ADOÇANTE E ENFEITE COM UM AMENDOIM INTEIRO UMA DAS PONTAS DOS DOCINHOS.
http://www.dianas.com.br/livrodereceitas/dietlight/index.htmlSite com receitas diet.
Biblioteca ou laboratório de informática para realização de pesquisa.
Papeis coloridos para impressão.
Reprodução do livro para todos os alunos.
Ingredientes da receita que for produzida em sala.
* Você pode observar também no Portal do Professora a aula: Diabetes infantil: trabalhando texto e aspectos de socialização;
** Para trabalhar um pouco mais os aspectos importantes de um livro, vocês podem realizar antes a aula: Conhecendo autor e ilustrador também presente no Portal do Professor.
Professor (a), durante todo o processo da atividade você pode observar as seguintes questões;
Atividade sobre alimentação: Como a criança desenvolveu as respostas? Ela conseguiu ler sozinha as perguntas? Precisou de intervenção para interpretar as perguntas? A criança precisou de ajuda para registrar suas respostas? Durante a socialização das questões, ela compreendeu as reflexões levantadas sobre a alimentação?
Pesquisa das receitas: observe como a criança se organiza para realizar a pesquisa e encontrar as receitas, ela teve dificuldades? Conseguiu realizar a atividade sozinha ou precisou de muita intervenção/ ajuda do professor?
Construção do livro: A criança respeitou e observou os aspectos de organização da escrita de uma receita? Ela compreendeu o conceito de receitas? Como foi a participação da criança no processo coletivo de construção do livro?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!