21/01/2010
Marcos Vinicios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Compreender as variações de ritmos de músicas brasileiras;
Identificar diferentes gêneros musicais brasileiros;
Executar com o corpo movimentos referentes a diferentes ritmos de músicas brasileiras.
Não há necessidade de conhecimentos prévios uma vez que ao longo da aula o (a) professor (a) apresentará diferentes ritmos da música brasileira, tais como o Carimbó, o Frevo, a Festa Junina, a Chula, o Samba, dentre outros
Prezado(a) Professor(a) o Brasil é rico em variações musicais a união do índio, do europeu e do negro acontecida em nosso território nos legou uma rica variação de ritmos, traduzidos nas danças e no cancioneiro popular. De norte a sul as manifestações musicais acontecem, e sem dúvida esses ritmos estão presentes no nosso dia a dia e em nosso corpo. A presente aula busca trabalhar alguns desses diferentes ritmos e estimular a utilização de movimentos corporais.
O (A) professor(a) fará um passeio musical pelos ritmos característicos dos vários estados e os alunos responderão com movimentos corporais assinalando o som.
Dica 1 – A cada ritmo o professor destacará o estado e a região a que pertence, lógico que nesse momento estará sendo caracterizada a região de origem, pois muitos desses ritmos hoje estão espalhados e são característicos de todo país, como por exemplo o samba e a capoeira.
Dica 2 – Ao apresentar o estado e a região o (a) professor(a) poderá perguntar ao grupo se algum deles conhece a região e se quer contar um pouco sobre os hábitos e costumes do lugar.
Dica 3 - O (A) Professor(a) poderá apresentar apenas o ritmo e solicitar que os alunos indiquem a região onde ele se faz mais presente.
Dica 4 - Para a apresentação do itmo se houver disponibilidade de recursos o (a) Professor(a) poderá utilizar inicialmente o CD com a música e pedir para que os alunos traduzam a música em um movimento corporal, depois o (a) Professor(a) apresentará a imagem do vídeo e os alunos poderão comparar seus movimentos com os apresentados. Nesse momento o (a) Professor(a) tratará, também da distribuição e localização geográfica do ritmo apresentado.
Ver os seguintes vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=_q5BUzuILlw
http://www.youtube.com/watch?v=MQD9q-ngwcA
http://www.youtube.com/watch?v=5g3GAbv7US4
http://www.youtube.com/watch?v=pHdevi8j9JA
http://www.youtube.com/watch?v=1BeGJDnSlU0
http://www.youtube.com/watch?v=0l8veLY1BME
http://www.youtube.com/watch?v=dxDUGr-gKyI
http://www.youtube.com/watch?v=Y9afQa7Il9Y
http://www.youtube.com/watch?v=axOw5pDAaBo
http://www.youtube.com/watch?v=XqJd3CHncxo
O (A) Professor(a) pedirá ao grupo para que escolham um dos ritmos apresentados e tragam na próxima aula uma redação sobre esse ritmo.
O (A) Professor(a) perguntará sobre que ritmos estão ausentes da apresentação feita na aula e os alunos trarão para a próxima aula um pouco da história e apresentarão esse ritmo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!