Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ritmos do Brasil

 

21/01/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as variações de ritmos de músicas brasileiras;
Identificar diferentes gêneros musicais brasileiros;
Executar com o corpo movimentos referentes a diferentes ritmos de músicas brasileiras.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios uma vez que ao longo da aula o (a) professor (a) apresentará diferentes ritmos da música brasileira, tais como o Carimbó, o Frevo, a Festa Junina, a Chula, o Samba, dentre outros

Estratégias e recursos da aula

Prezado(a) Professor(a) o Brasil é rico em variações musicais a união do índio, do europeu e do negro acontecida em nosso território nos legou uma rica variação de ritmos, traduzidos nas danças e no cancioneiro popular. De norte a sul as manifestações musicais acontecem, e sem dúvida esses ritmos estão presentes no nosso dia a dia e em nosso corpo. A presente aula busca trabalhar alguns desses diferentes ritmos e estimular a utilização de movimentos corporais.

O (A) professor(a) fará um passeio musical pelos ritmos característicos dos vários estados e os alunos responderão com movimentos corporais assinalando o som.
Dica 1 – A cada ritmo o professor destacará o estado e a região a que pertence, lógico que nesse momento estará sendo caracterizada a região de origem, pois muitos desses ritmos hoje estão espalhados e são característicos de todo país, como por exemplo o samba e a capoeira.

Dica 2 – Ao apresentar o estado e a região o (a) professor(a) poderá perguntar ao grupo se algum deles conhece a região e se quer contar um pouco sobre os hábitos e costumes do lugar.

Dica 3 - O (A) Professor(a) poderá apresentar apenas o ritmo e solicitar que os alunos indiquem a região onde ele se faz mais presente.

Dica 4 - Para a apresentação do itmo se houver disponibilidade de recursos o (a) Professor(a) poderá utilizar inicialmente o CD com a música e pedir para que os alunos traduzam a música em um movimento corporal, depois o (a) Professor(a) apresentará a imagem do vídeo e os alunos poderão comparar seus movimentos com os apresentados. Nesse momento o (a) Professor(a) tratará, também da distribuição e localização geográfica do ritmo apresentado.

Recursos Complementares
Avaliação

O (A) Professor(a) pedirá ao grupo para que escolham um dos ritmos apresentados e tragam na próxima aula uma redação sobre esse ritmo.

O (A) Professor(a) perguntará sobre que ritmos estão ausentes da apresentação feita na aula e os alunos trarão para a próxima aula um pouco da história e apresentarão esse ritmo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.