17/12/2009
CLÁUDIA REGINA M.G. FERNADES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Instruções para o professor:
1. O professor providenciará caixas de fósforo vazias ou similares.
2. Se possível prepare-as todas com a mesma estrutura e com o mesmo conteúdo. Por exemplo, pode-se colocar um obstáculo no meio da caixa e colocar uma ou duas bolinhas dentro da caixa. Ou então, a caixa poderá não ter nenhum obstáculo, mas terá uma bolinha e um pedaço bem pequeno de papel.
3. Uma vez preparada a estrutura interna e o conteúdo, a caixa deverá ser lacrada ou encapada para dificultar a visão do seu interior.
4. Cada aluno receberá uma caixa e tentará descobrir como é a sua estrutura interna e o que ela contém. Para examiná-la, o aluno poderá sacudi-la, incliná-la, enfim, fazer tudo que for possível para auxiliar sua observação. No entanto, não poderá abri-la.
5. O aluno deverá registrar todas as suas observações e percepções sobre a possível estrutura e o conteúdo desta caixa.
6. De posse destes dados, o aluno desenhará um modelo desta constituição interna. Este modelo é a imagem mental que cada aluno fez do interior da caixa.
7. Agora, cada aluno deverá apresentar seu modelo aos demais colegas.
8. Após a apresentação de todos os modelos o professor autoriza que abram as caixinhas e façam comparações.
Obs: Esta atividade, caso haja necessidade, poderá ser desenvolvida em duplas.
Sugestões para o professor:
Solicite aos alunos descreverem o que sentiram quando abriram a caixa. Solicite-lhes também falar sobre as dificuldades encontradas para desvendar o interior da caixa.
Conclusão. O professor deverá esclarecer como agem os cientistas para descreverem o que não podem ver. A partir destas observações os cientistas criam modelos que são o resultado da reunião de todas as observações possíveis. Este modelo será uma provável descrição do que se investiga até que novas observações e constatações obriguem os estudiosos a abandoná-lo e propor outro. Estas são também características do trabalho de um cientista: a disciplina e a perseverança.
Atualmente os recursos tecnológicos auxiliam significativamente o trabalho dos cientistas. No entanto, muitas investigações ainda são feitas no escuro.
1. O professor propõe aos alunos que individualmente ou não, entrevistem professores de geografia, ciências, química, biologia de acordo com a seleção do tema escolhido.
2. As entrevistas podem ser divididas sob as seguintes temáticas: como os estudiosos pensavam o corpo humano, o átomo, o sistema solar há algumas centenas de anos atrás e como é concebida a estrutura do corpo humano, do átomo, do sistema solar nos dias atuais.
3. As pesquisas deverão ser socializadas para que possam ser feitas discussões sobre os avanços progressivos e constantes da Ciência.
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