Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AGINDO COMO UM CIENTISTA

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M.G. FERNADES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá vivenciar algumas etapas do trabalho investigativo de um cientista.
Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Instruções para o professor:

1. O professor providenciará caixas de fósforo vazias ou similares.
2. Se possível prepare-as todas com a mesma estrutura e com o mesmo conteúdo. Por exemplo, pode-se colocar um obstáculo no meio da caixa e colocar uma ou duas bolinhas dentro da caixa. Ou então, a caixa poderá não ter nenhum obstáculo, mas terá uma bolinha e um pedaço bem pequeno de papel.
3. Uma vez preparada a estrutura interna e o conteúdo, a caixa deverá ser lacrada ou encapada para dificultar a visão do seu interior.
4. Cada aluno receberá uma caixa e tentará descobrir como é a sua estrutura interna e o que ela contém. Para examiná-la, o aluno poderá sacudi-la, incliná-la, enfim, fazer tudo que for possível para auxiliar sua observação. No entanto, não poderá abri-la.
5. O aluno deverá registrar todas as suas observações e percepções sobre a possível estrutura e o conteúdo desta caixa.
6. De posse destes dados, o aluno desenhará um modelo desta constituição interna. Este modelo é a imagem mental que cada aluno fez do interior da caixa.
7. Agora, cada aluno deverá apresentar seu modelo aos demais colegas.
8. Após a apresentação de todos os modelos o professor autoriza que abram as caixinhas e façam comparações.

Obs: Esta atividade, caso haja necessidade, poderá ser desenvolvida em duplas.

Sugestões para o professor:
Solicite aos alunos descreverem o que sentiram quando abriram a caixa. Solicite-lhes também falar sobre as dificuldades encontradas para desvendar o interior da caixa.

Conclusão. O professor deverá esclarecer como agem os cientistas para descreverem o que não podem ver. A partir destas observações os cientistas criam modelos que são  o resultado da reunião de todas as observações possíveis. Este modelo será uma provável descrição do que se investiga até que novas observações e constatações obriguem os estudiosos a abandoná-lo e propor outro. Estas são também características do trabalho de um cientista: a disciplina e a perseverança.
Atualmente os recursos tecnológicos auxiliam significativamente o trabalho dos cientistas. No entanto, muitas investigações ainda são feitas no escuro.

Avaliação

1. O professor propõe aos alunos que individualmente ou não, entrevistem professores de geografia, ciências, química, biologia de acordo com a seleção do tema escolhido.

2. As entrevistas podem ser divididas sob as seguintes temáticas: como os estudiosos pensavam o corpo humano, o átomo, o sistema solar há algumas centenas de anos atrás e como é concebida a estrutura do corpo humano, do átomo, do sistema solar nos dias atuais.

3. As pesquisas deverão ser socializadas para que possam ser feitas discussões sobre os avanços progressivos e constantes da Ciência.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.