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OS ESPINHOS NOSSOS DE CADA DIA

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá vivenciar a tolerância e a sua importância para a construção de relações harmoniosas entre os homens.
Duração das atividades
01h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE I:

Instruções para o professor:

1. Entregue este texto para os alunos.

2. Divida-os em grupo e solicite-lhes que dramatizem a narrativa.


                                             A FÁBULA DOS PORCOS-ESPINHOS


Durante uma era glacial bem remota, quando parte de nosso planeta se achava coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram.

Morreram indefesos por não se adaptarem às condições do clima hostil.

Foi então que uma grande manada de porcos espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, a juntar-se mais e mais.

Bem próximos um do outro, cada qual podia sentir o calor do corpo do outro.

E assim bem juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente.

Assim aquecidos, conseguiram enfrentar por mais tempo aquele inverno terrível.

Vida ingrata, porém... os espinhos de cada um começaram a incomodar, a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor.

Feridos, magoados e sofridos, começaram a afastar-se.

Por não suportarem mais os espinhos de seus semelhantes, eles se dispersaram.

Novo problema: afastados, separados, começaram a morrer congelados.

Os que sobreviveram ao frio voltaram a se aproximar, pouco a pouco.

Com jeito e precaução. Unidos novamente, mas cada qual conservando uma certa distância um do outro.

Distância mínima, mas suficiente para conviver, sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos.

Assim agindo, eles resistiram à longa era glacial. Apesar do frio e dos problemas, conseguiram sobreviver.

(Extraído e adaptado RANGEL: Alexandre. As mais belas parábolas de todos os tempos. BH: Ed. Leitura, 2004)

ATIVIDADE II:

Instruções para o professor:

1. Esta atividade não deverá ser aplicada nos primeiros dias de aula.
2. O professor providenciará fichas com duas cores de aproximadamente 10 cm x 2 cm.
Numa fichinha será escrito: a sua maior qualidade é.... e na ficha de outra cor: você precisa ser mais.....
3. Cada aluno receberá duas fichinhas de cada cor.
4. A utilização das fichas é facultativa.


PRIMEIRO MOMENTO:
1. O professor deixará os alunos escolherem seus pares. As duplas serão formadas por afinidade.
2. As fichinhas serão entregues para cada aluno do par.
3. Diante do par escolhido, cada aluno preencherá as fichinhas. Numa será registrada uma qualidade que o colega possui e na outra, uma atitude ou comportamento, que o colega possui e que deverá se esforçar para melhorar.
4. Sob a orientação do professor trocarão as fichas e conversarão entre si.

SEGUNDO MOMENTO:
1. Sob orientação do professor, duas filas serão formadas, onde os alunos da sala ficarão de frente um para o outro.
2.O professor deverá ter o cuidado de verificar que os pares não sejam os mesmos da atividade anterior.
3. As fichinhas serão entregues para serem preenchidas e sob a autorização do professor trocarão as fichas e conversarão entre si.

TERCEIRO MOMENTO:
Todos os alunos retornam para os seus lugares. A professora solicita a participação voluntária dos alunos.
Neste momento, é preciso que seja criado um ambiente de muita descontração para garantir a participação de todos os que quiserem se manifestar.

Solicite aos alunos que descrevam:
1. o que sentiram quando foi lida a sua qualidade e quando foi identificado o comportamento/atitude que deveria ser melhorado.

2. se ficaram surpresos.

3. o que pensam em fazer de agora em diante.

4. a relação da fábula dos porcos-espinhos com esta dinâmica.

5. Pergunte-lhes também se acham que outros colegas poderiam ter a mesma opinião do que escreveu seu par no primeiro e no segundo momento.


Sugestão para o professor:
Caso seja necessário, o fechamento desta atividade poderá ser realizado na próxima aula. O mais importante é que ele ocorra e que todos possam manifestar sua opinião.
Cabe ao professor, conduzir os alunos a concluírem que nós todos temos qualidades e defeitos (espinhos). Se os defeitos dos outros nos incomodam é preciso termos convicção de que os nossos também incomodam aos outros.
Muitas vezes achamos que não temos defeitos e ficamos surpresos quando alguém nos aponta nossas imperfeições. Diante disto, podemos ter várias reações: negá-los, justificá-los, ignorá-los, subestimá-los, etc. No entanto, como precisamos uns dos outros, o mais sábio é procurarmos corrigir nossas dificuldades, tolerarmos as dificuldades dos outros e aprimorarmos nossas virtudes para a garantia de uma saudável convivência.

Avaliação

O professor, por meio das interações entre os alunos, poderá verificar se alcançou o objetivo da atividade. Sugerimos que esta atividade seja reaplicada, após algum tempo, para que os próprios alunos se avaliem

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