Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TU FUMAS, EU NÃO FUMO: NÓS FUMAMOS!

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno, por meio desta aula, poderá aprender que tanto o organismo do fumante ativo como do fumante passivo sofrem influências perniciosas causadas pelo tabagismo.
Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos sobre o sistema respiratório.
Estratégias e recursos da aula

Instruções para o professor:

1. Entregue este texto para os alunos e solicite-lhes que façam uma leitura silenciosa.

 

JOVEM FUMA POR ALÍVIO E PARA IMITAR ADULTO

O estudo feito pela psicóloga Cassiana Moraes de Oliveira para o mestrado em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, acompanhou 80 estudantes entre 15 a 18 anos, sendo 40 fumantes e 40 não fumantes.
Foi detectado que a iniciação precoce ao fumo é cada vez mais frequente e que a maioria dos jovens recebeu convites para experimentar o cigarro de amigos.
A pesquisa apontou ainda que há predomínio de motivações diferentes entre garotos e garotas para o início do tabagismo. Entre as meninas, o fumo é usado para o alívio de situações difíceis e compensação da solidão. Já entre os garotos, a influência é de amigos e familiares fumantes, além da necessidade de auto-afirmação.
A pesquisa também sugere que jovens que vivem com famílias estáveis estão mais protegidos e menos propensos ao fumo. Segundo a pesquisadora, é possível afirmar que ter uma estrutura familiar saudável é um fator de proteção para que o jovem não inicie o tabagismo.
Campanhas – Na avaliação da psicóloga, a realização de campanhas antitabagismo voltadas especificamente para os adolescentes pode reduzir a iniciação precoce no vício.
Além disso, é importante envolver os familiares nas ações educativas, incluir políticas de prevenção nas grades curriculares com incentivo da participação dos professores bem como pensar estratégias que bloqueiem o acesso de cigarros aos adolescentes.

(Texto extraído e adaptado do site: blog3.opovo.com.br/.jovem-fuma-por-alivio-e-para-imitar-adulto/)

2. Entregue aos alunos esta crônica e solicite-lhes que façam uma leitura silenciosa.

Havia uma mulher que todas as vezes que fritava um peixe, ela cortava a cabeça e o rabo do animal. Com o passar do tempo, o marido, intrigado com aquela perda substancial, perguntou a ela:
"Querida, por que você sempre corta a cabeça e o rabo do peixe antes de fritá-lo?" Ela respondeu:
"É porque minha mãe sempre fez assim".
Então ele foi perguntar para a sogra por que ela cortava a cabeça e o rabo do peixe antes de fritá-lo. A resposta foi exatamente a mesma:
"É porque a minha mãe sempre fez assim". Então o marido, inconformado, foi perguntar para a avó da esposa por que ela cortava a cabeça e o rabo do peixe antes de fritá-lo. A resposta foi esta:
"Meu filho, é que naquele tempo, só tínhamos uma frigideira, que era muito pequena. Como o peixe sempre era bem maior do que a frigideira, eu cortava a cabeça e o rabo para poder fritá-lo".

( Extraído e adaptado do livro: RANGEL, Alexandre.  As mais belas parábolas de todos os tempos. BH: Ed. Leitura, 2004.)

Atividades propostas para o aluno:


1. Associar a notícia veiculada sobre o tabagismo entre jovens e a crônica.

2. Descreva, segundo sua opinião, 3 atitudes que impeçam que o jovem busque no adulto uma motivação para o vício.

3.Prognósticos sombrios indicam que aproximadamente 1 bilhão de pessoas morrerão neste século, graças a doenças associadas ao fumo. 

 Em sua opinião o que leva uma pessoa a fumar e se tornar um viciado em cigarro.

4.Observe o recurso educacional abaixo.


Respiração pulmonar

a.Identifique no recurso os brônquios e os alvéolos pulmonares. Descreva suas funções.

b.Agora leia este pequeno texto.
O fumo provoca três alterações nos pulmões: inflamação crônica dos brõnquios, que leva à tosse com catarro, perda da elasticidade dos brônquios, que provoca diminuição da passagem do ar, e destruição dos alvéolos pulmonares, que provoca a diminuição da troca de oxigênio por gás carbônico.

Descreva as sensações que um fumante pode desenvolver em função destas alterações. (Professor, conduza o aluno a responder esta questão baseando-se  na falta de ar, na tosse, no cansaço frequente, na indisposição, na falta de apetite, não conseguir dormir nem praticar esportes, entre outros.)

c. Baseando-se na resposta anterior, responda se a fumaça do cigarro faz mal apenas para os fumantes ativos?

(Professor, conduza os alunos a uma comparação entre fumante ativo e fumante passivo; solicite-lhes também pensar se a fumaça é aspirada apenas pelo fumante ativo e se uma vez no interior do organismo, os malefícios serão os mesmos).

d. Descreva três medidas que dificultem a inalação da fumaça pelos indivíduos não fumantes.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Respiração pulmonar Animação/simulação
Avaliação

Professor:

Proponha aos alunos a realização da seguinte atividade que poderá ser avaliada somativamente ou não.


1.Solicite aos alunos que analisem os slogans abaixo e elabore o seu slogan contra o tabagismo.

2. Com a autorização dos alunos, divulgue os slogans pelo espaço físico de toda a escola e a sua respectiva autoria.


A Terra possui: 5 oceanos, 13 mares, 5 continentes e 148 milhões de quilômetros quadrados, com tanto lugar no mundo, você tinha que fumar logo aqui?

-Você se incomoda se eu fumar?
-Você se incomoda se eu morrer?


Cigarro: uma brasa numa ponta e um idiota em outra!

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.