17/12/2009
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O aluno poderá rever sua aprendizagem sobre cadeia alimentar e desequilíbrio ecológico.
A aula é uma revisão sobre cadeia alimentar e a interferência do homem no equilíbrio ambiental.
Instruções para o professor:
1. Inicialmente, resgate com os alunos alguns conceitos sobre equilíbrio ecológico e cadeias alimentares.
2. As atividades poderão ser feitas individualmente ou não. O importante é que as respostas produzidas pelo aluno sejam socializadas e discutidas com todos os alunos.
ATIVIDADE I:
Instruções para os alunos:
Para cada uma das três histórias abaixo:
a. registre em seu caderno: o problema (P), a causa (C) e a solução para este problema (S).
b. faça ilustrações bem coloridas.
Orientação ao professor: Conduza os alunos a pensarem no desequilíbrio ecológico e nas suas conseqüências para a vida no planeta. Auxilie os alunos a concluírem que o homem é um integrante do meio ambiente (e não um simples usuário) e que deve interagir com a natureza e com os seus recursos de maneira equilibrada e racional. Sua existência também está comprometida quando provoca desequilíbrios ecológicos.
História n. 1
As anchovas compõem mais de metade da dieta dos pinguins de Magalhães na província de Chubut, na Argentina. É preciso que as autoridades argentinas estipulem limites para a pesca das anchovas porque a prática da pesca desenfreada, que tem ocorrido na atualidade, pode colocar em risco a população dos pinguins.
História n. 2
Os laranjais do Sr. Joaquim foram atacados por pulgões e as folhas das laranjeiras começaram a secar. Então o Sr. Joaquim buscou ajuda com professores de uma universidade que lhe cederam 100 casais de joaninhas e orientaram-no a soltar os casais de joaninhas nas plantações. E então, os laranjais começaram a produzir muitos frutos.
História n. 3
As piranhas são peixes que têm mais ou menos um palmo de comprimento. Elas comem outros peixes, anfíbios e até alguns mamíferos. Em alguns afluentes do Rio São Francisco, os caçadores mataram grande quantidade de jacarés. Por causa disso, a quantidade de piranhas aumentou muito.
ATIVIDADE II:
Instruções para os alunos:
Baseando-se na seguinte história complete as demais:
Uma lagarta comia folha sem parar.
Veio um sapo e comeu a lagarta.
O sapo estava a saltar.
Veio a coruja e comeu o sapo que comeu a lagarta que comia folhas sem parar.
História 1:
A galinha passou o dia a ciscar.
Comeu grãos de milho e de arroz até estufar.
Estava a galinha a cacarejar.
Veio um __________________ que comeu a galinha que comeu grãos de milho e de arroz até estufar.
Historia 2:
A paca comia capim sem parar.
Veio um gato-do-mato e comeu a paca.
O gato bebia água para refrescar.
Veio a __________ que comeu o ____________ que comeu a paca que comia capim sem parar.
História 3:
Um canário bicava uma linda goiaba.
Veio a _________ e comeu o canário.
A cobra estava a descansar.
Veio a ___________ e comeu a ________ que comeu o canário que bicava as goiabas do pomar.
Instruções para o professor:
Para concluir esta atividade proponha esta ilustração e solicite aos alunos que respondam:
a. O que esta ilustração representa?
b. Quais são os seres vivos produtores e quais os seres vivos consumidores?
c. Quais destes seres vivos são herbívoros e quais são carnívoros?
d. Se os sapos fossem mortos por um poluente, o que aconteceria com os demais seres vivos desta cadeia alimentar?
Instruções para o professor:
Solicite aos alunos que ilustrem e redijam duas histórias: uma nos moldes das histórias da primeira atividade e outra nos moldes das da segunda.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!