Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HISTÓRIAS ECOLOGICAMENTE VERDADEIRAS!

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá rever sua aprendizagem sobre cadeia alimentar e desequilíbrio ecológico.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Relações entre seres vivos.
Estratégias e recursos da aula


A aula é uma revisão sobre cadeia alimentar e a interferência do homem no equilíbrio ambiental.

Instruções para o professor:
1. Inicialmente, resgate com os alunos alguns conceitos sobre equilíbrio ecológico e cadeias alimentares.

2. As atividades poderão ser feitas individualmente ou não. O importante é que as respostas produzidas pelo aluno sejam socializadas e discutidas com todos os alunos.

ATIVIDADE I:

Instruções para os alunos:

Para cada uma das três histórias abaixo:

a. registre em seu caderno: o problema (P), a causa (C) e a solução  para este problema (S).

b. faça ilustrações bem coloridas.

Orientação ao professor: Conduza os alunos a pensarem no desequilíbrio ecológico e nas suas conseqüências para a vida no planeta. Auxilie os alunos a concluírem que o homem é um integrante do meio ambiente (e não um simples usuário) e que deve interagir com a natureza e com os seus recursos de maneira equilibrada e racional. Sua existência também está comprometida quando provoca desequilíbrios ecológicos.

História n. 1

As anchovas compõem mais de metade da dieta dos pinguins de Magalhães na província de Chubut, na Argentina. É preciso que as autoridades argentinas estipulem limites para a pesca das anchovas porque a prática da pesca desenfreada, que tem ocorrido na atualidade, pode colocar em risco a população dos pinguins.


História n. 2

Os laranjais do Sr. Joaquim foram atacados por pulgões e as folhas das laranjeiras começaram a secar. Então o Sr. Joaquim buscou ajuda com professores de uma universidade que lhe cederam 100 casais de joaninhas e orientaram-no a soltar os casais de joaninhas nas plantações. E então,  os laranjais começaram a produzir muitos frutos.

 

História n. 3

As piranhas são peixes que têm mais ou menos um palmo de comprimento. Elas comem outros peixes, anfíbios e até alguns mamíferos. Em alguns afluentes do Rio São Francisco, os caçadores mataram grande quantidade de jacarés. Por causa disso, a quantidade de piranhas aumentou muito.

 

ATIVIDADE II:

Instruções para os alunos:

Baseando-se na seguinte história complete as demais:

Uma lagarta comia folha sem parar.
Veio um sapo e comeu a lagarta.
O sapo estava a saltar.
Veio a coruja e comeu o sapo que comeu a lagarta que comia folhas sem parar.

História 1:
A galinha passou o dia a ciscar.
Comeu grãos de milho e de arroz até estufar.
Estava a galinha a cacarejar.
Veio um __________________ que comeu a galinha que comeu grãos de milho e de arroz até estufar.

 

Historia 2:
A paca comia capim sem parar.
Veio um gato-do-mato e comeu a paca.
O gato bebia água para refrescar.
Veio a __________ que comeu o ____________ que comeu a paca que comia capim sem parar.


História 3:
Um canário bicava uma linda goiaba.
Veio a _________ e comeu o canário.
A cobra estava a descansar.
Veio a ___________ e comeu a ________ que comeu o canário que bicava as goiabas do pomar.

Instruções para o professor:
Para concluir esta atividade proponha esta ilustração e solicite aos alunos que respondam:

a. O que esta ilustração representa?

b. Quais são os seres vivos produtores e quais os seres vivos consumidores?

c. Quais destes seres vivos são herbívoros e quais são carnívoros?

d. Se os sapos fossem mortos por um poluente, o que aconteceria com os demais seres vivos desta cadeia alimentar?

Avaliação

Instruções para o professor:

Solicite aos alunos que ilustrem e redijam duas histórias: uma nos moldes das histórias da primeira atividade e outra nos moldes das da segunda.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.