12/12/2009
Ana Cláudia Mendonça Pinheiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Nesta aula o aluno poderá compreender conceitos de geometria plana. Será utilizado o aplicativo Tangram que propiciará ao aluno
verificar a congruência de áreas de figuras planas através da construção de seis figuras geométricas; entender o conceito de
semelhança de figuras planas e identificar unidades fracionárias de forma geométrica em áreas de figuras planas.
É necessário que o aluno saiba identificar elementos e áreas de figuras planas e tenha noções de frações.
O professor deve firmar com os alunos alguns critérios para o bom desenvolvimento da aula, como atenção às explicações,
respeito ao horário destinado às atividades em laboratório, atenção ao conteúdo programado e, caso haja necessidade de um
computador ser utilizado por dois alunos, que exista respeito entre eles, e que ambos saibam fazer a divisão de forma justa,
permitindo que os dois possam utilizar o software e levantar possíveis questionamentos.
O recurso educacional que será utilizado será o Tangram.
A partir do software do Tangram, sugere-se que o professor peça aos alunos para montarem, com todas as peças, de cada vez, um triângulo, um quadrado, um retângulo, um trapézio, um paralelogramo e um hexágono. Antes de desmontar uma figura e montar outra, pedir que desenhe no papel o esquema de solução e cada montagem.
Momento em que os alunos estão realizando a construção das formas geométricas.
Recomenda-se que o professor atente para os seguintes casos:
-O aluno pode apresentar dúvida quanto a forma ou a nomenclatura de uma das figuras geométricas, neste caso é importante que sejam feitas intervenções pontuais sobre essas dúvidas;
- No surgimento de dúvidas quanto a forma de um trapézio, solicite ao aluno que descreva os quadriláteros que ele conhece, até chegar à forma do trapézio;
- O aluno pode não lembrar da forma do hexágono,então peça que ele descreva a forma dos polígonos pela quantidade de lados até chegar no hexágono;
- O aluno pode não lembrar do paralelogramo,então peça uma descrição das figuras pela classificação dos lados e dos ângulos até chegar à forma do paralelogramo.
O aluno deverá ser investigado sobre cada forma construída (se ele sabe realmente a figura que representa cada solução ou não detém o conhecimento das formas geométricas).Caso haja dúvida de como iniciar a montagem da figura pelas peças, faça um movimento de sugestão para induzir uma tentativa pelo aluno.
O aluno deve ser solicitado a apresentar os esquemas das formas geométricas.
Solicitar ao aluno para sobrepor os triângulos grandes e um triângulo grande e um pequeno. Pergunte quais as semelhanças e diferenças dos lados e ângulos.
Deixar o aluno verificando pela comparação das peças sobre as áreas investigadas (perguntar sobre a percepção da igualdade dos ângulos e lados).
O aluno deverá ser investigado sobre suas análises e resultados.
O aluno deverá compreender que sobrepondo os triângulos grandes ao outro, observamos que as medidas dos lados e dos ângulos internos deles têm, respectivamente, as mesmas medidas. Por outro lado, deverá compreender que sobrepondo os triângulos grandes e um dos triângulos pequenos ao outro, observamos que as medidas dos ângulos internos deles têm, respectivamente, as mesmas medidas. Daí, o aluno deve formular com suas palavras o conceito de semelhança e congruência.
Solicitar ao aluno que deixe a figura do quadrado montada na área do software. Proponha as seguintes situações:
1) Tomar o triângulo grande como unidade, e dizer quantos triângulos preenchem a superfície;
2) Tomar o triângulo pequeno como unidade, e dizer quantos triângulos preenchem a superfície;
3) Tomar o triângulo médio como unidade, e dizer quantos triângulos médios preenchem a superfície;
4) Tomar o triângulo pequeno como unidade, e dizer quantos triângulos pequenos preenchem a superfície do triângulo grande.
Deixar o aluno verificando pela comparação das peças sobre as áreas investigadas.
O aluno deverá ser investigado sobre cada proposição.
Recomenda-se que o professor solic it e aos alunos que apresentem oralmente as respostas das proposições. Em seguida o profes sor sistem atizará e formalizará os conceitos envolvidos.Observação: A medida da superfície do quadrado para a primeira proposição é 4, ou seja, 4 triângulos grandes cobrem o quadrado; a medida da superfície do quadrado para a segunda proposição é 16 triângulos pequenos no quadrado grande.
O professor pode confeccionar um Tangram em EVA de apoio à exploração na construção das figuras planas. Encoraje o aluno a
aproximar-se do quadro e manusear o material para tentar seus esquemas. Procure fazer o aluno pensar nas estratégias para decidir
os esquemas mentais de solução.
Leitura complementar sobre Sequência FedathiAo final da atividade deverá ser investigado oralmente dos alunos sobre suas maiores dificuldades – área e elementos das figuras
planas, o conceito de congruência e semelhança, o aplicativo na web, etc. Pontue as dificuldades dos alunos sem dizer seus nomes
para que todos percebam dificuldades diferentes e semelhantes.
Três estrelas 2 classificações
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17/10/2010
Três estrelas(cont.) medidas, proporcionalidade, entre outros. A manipulação das peças ajudaria bastante na verificação das congruências, semelhanças, partes do todo, operações com frações. Também faço a sugestão, caso os alunos não associem ou não lembrem os nomes das figuras, que seja proposto um trabalho de pesquisa das definições em dicionários diversos, enfatizando as propriedades e características, o que ajudaria na memorização da nomenclatura. Parabéns! Abraço.
17/10/2010
Três estrelasOlá Ana Cláudia e equipe do Laboratório!! Acho muito interessante o trabalho com o Tangram. Nessa aula você utilizou o aplicativo TANGRAM, excelente meio para chamar a atenção dos alunos. Mas caso os professores não tenham acesso fácil a computadores e conhecimento do funcionamento do software, acho que daria uma ótima aula trabalhar a construção do TANGRAM em EVA, com régua e transferidor, proporcionando a compreensão dos elementos e características das formas geométricas; ângulos, lados,(...)