13/12/2009
Dayanna Araújo da Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Nesta aula, o estudante colocará à prova os seus conhecimentos sobre o continente americano : bandeiras de países, acontecimentos que marcaram uma determinada região, etc. Assim, o aluno poderá, portanto, agregar conhecimento – e/ou solidificá-lo.
É necessário que o aluno já tenha estudado um pouco sobre o continente americano, pois o software apenas exercitará o que já foi visto em sala de aula. É possível que os alunos sintam dificuldade na identificação das bandeiras, pois muitas são similares; o professor pode explorar essa possível dificuldade, elaborando estratégias que façam os alunos compreenderem melhor o significado das mesmas, como, por exemplo : estabelecer associações entre a bandeira de um dado país e as guerras das quais este país já participou.
Sugere-se que, em cada computador, fiquem dois alunos, de modo que a construção dos saberes seja desenvolvida a partir da interação entre os alunos e o software. Entretanto, o professor deve estar alerta para os casos em que apenas um aluno manipula o software; o ideal é que ambos manipulem o recurso e, a partir de suas experiências, façam análises, elaborem soluções e comparações.
Será utilizado nesta aula o software Trivial de Geografía de América.
Inicialmente, recomenda-se que o professor exponha, de maneira bem lúdica, características típicas das Américas. O docente deve buscar, dos próprios alunos, palavras das línguas típicas de países americanos, ou, ainda, palavras estrangeiras que foram inseridas na cultura brasileira ( mouse, castanholas, aficionado, madrileno, maciço, aperrear, etc. ). A partir de toda a diversidade inerente ao continente americano ( línguas e costumes ), o professor poderá dar inicio à explicação do software.
Primeiro Passo:. Aqui, o docente deve orientar os estudantes sobre como manipular o software.
Segundo Passo: Os alunos deverão começar a utilizá-lo, explorando suas atividades.
Terceiro Passo: O professor fará perguntas, tais como: ‘Quais as bandeiras e idiomas dos países americanos mais conhecidos?’
Levantando as possibilidades de respostas, o professor deverá acompanhar os alunos; para isto, ele poderá fazer perguntas reflexivas sobre os conhecimentos que estão sendo trabalhados e questionar se não há outras soluções ou representações para o problema proposto. Neste momento, os alunos analisarão as possíveis soluções para responder às situações propostas pelo programa, levando em consideração os questionamentos levantados no início da aula.
O professor deve incentivar os alunos a apresentarem suas soluções e exporem suas dificuldades. Os estudantes devem ser capazes de generalizar a situação proposta a partir de casos particulares. Caso apresentem dificuldades, o docente poderá propor outras situações particulares, a partir das quais o aluno consiga efetuar a referida generalização.
Aqui, o professor deve destacar os principais aspectos do continente americano, podendo, inclusive, aproveitar os comentários feitos pelos estudantes.
Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequência Fedathi.
O software é um complemento ao estudo do continente americano – em especial, dos EUA, o mais importante país deste continente: Viagens do Chiquinho - Estados Unidos.
A partir do software, o aluno deve elaborar uma redação abordando o continente americano e toda a sua pluralidade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!