12/12/2009
Raquel Marinho Cunha Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Serão abordadas nesta aula as noções básicas da Biologia geral com o objetivo de conhecer e diferenciar os animais vertebrados, suas principais características, suas vantagens sobre as demais espécies e sua classificação. Utilizaremos como recurso didático o aplicativo ANIMALS VERTEBRATS.
O aluno deverá ter noção básica sobre biologia geral, dando enfoque às características e classificações dos animais vertebrados.
Sugere-se que em cada computador fiquem dois alunos para que a construção dos saberes seja desenvolvida a partir da interação entre os alunos e o aplicativo. Entretanto, o professor deve ficar alerta para os casos em que apenas um aluno manipule o aplicativo, o ideal é que ambos tenham acesso ao recurso e a partir de suas experiências façam suas análises e comparações.
Inicialmente, o professor deve fazer uma introdução sobre o conteúdo para que os alunos possam se inserir mais facilmente na aula. Sugere-se que ele lance perguntas sobre as características de cada tipo de animal vertebrado, como por exemplo, citar alguns animais e perguntar de qual grupo eles fazem parte (mamíferos, anfíbios, aves, peixes ou répteis), quais as características que eles têm em comum, quanto a sua classe (aquático ou terrestre), onde eles habitam, entre outros assuntos que o aplicativo aborda. Essas perguntas ajudarão os alunos a solucionarem alguns problemas que encontrarão no aplicativo. Em seguida, sugere-se que o professor siga os seguintes passos para ensinar como utilizá-lo:
Primeiro Passo: O professor irá apresentar o aplicativo Animals Vertebrats (que deverá estar instalado e salvo na área de trabalho do computador).
Segundo Passo: Induzindo os alunos a iniciar o aplicativo, na fase 1 pede-se que eles comecem a pensar como funciona o mesmo. Gerar expectativas nos alunos em relação às descobertas é um passo muito importante.
Terceiro Passo: O professor fará com que os alunos questionem as possíveis soluções das atividades presentes no programa.
Neste momento o professor deve acompanhar os alunos levantando as possibilidades de respostas, fazendo perguntas reflexivas sobre os conhecimentos que estão sendo trabalhados e questionando se não há outras soluções ou representações para o problema proposto. Ou seja, ele poderá ajudá-los a resolver as atividades do programa, mas aos pouco deve afastar-se para que o aluno possa pensar sobre os problemas em questão.
Neste momento cabe ao professor propor que os alunos apresentem suas respostas dadas para solucionar cada problema do aplicativo, tendo em vista que as soluções propostas devem ser apresentadas a toda turma, para que possam compará-las e discuti-las.
O professor poderá questionar os alunos sobre as formas de solucionar as perguntas, observando quais estratégias utilizadas pelos mesmos, como tentativas e eliminações tendo em vista um conhecimento prévio. Sugere-se que o professor cite exemplos relacionados ao dia-a-dia, como por exemplo, animais de estimação e animais do zoológico, com o objetivo de propor aos alunos as possíveis soluções dos problemas presentes no aplicativo.
Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequência Fedathi.
O professor deve avaliar o aluno quanto a sua participação na sala de aula, ou seja, observando se o aluno expõe suas idéias. Para isso, o professor deve fazer várias perguntas sobre o conteúdo tanto no momento da tomada de posição, quanto da maturação e solução, dando oportunidade a todos os alunos de participarem dos questionamentos.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/05/2011
Quatro estrelasA aula esta'muito bem redigida,parabens para que aplicou,mas no recurso avaliação ficou um pouco a desjar...talvez em no momento de sala de aula... recursos para a confecção de cartazes onde eles identificariam as espécies estudadas e exporiam aos colegas de sala...que tal?
18/04/2011
Cinco estrelaseu ache otimo parabens
21/06/2010
Cinco estrelasexcelente trabalho, tendo em vista que muitos alunos não conhecem alguns desses animais