Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo os Animais Vertebrados

 

12/12/2009

Autor y Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Raquel Marinho Cunha Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Serão abordadas nesta aula as noções básicas da Biologia geral com o objetivo de conhecer e diferenciar os animais vertebrados, suas principais características, suas vantagens sobre as demais espécies e sua classificação. Utilizaremos como recurso didático o aplicativo ANIMALS VERTEBRATS.

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter noção básica sobre biologia geral, dando enfoque às características e classificações dos animais vertebrados.

Estratégias e recursos da aula

Sugere-se que em cada computador fiquem dois alunos para que a construção dos saberes seja desenvolvida a partir da interação entre os alunos e o aplicativo. Entretanto, o professor deve ficar alerta para os casos em que apenas um aluno manipule o aplicativo, o ideal é que ambos tenham acesso ao recurso e a partir de suas experiências façam suas análises e comparações.

undefined

undefined

Sugestão de aula utilizando a Seqüência Fedathi nos seguintes momentos:

1-Tomada de posição:

Inicialmente, o professor deve fazer uma introdução sobre o conteúdo para que os alunos possam se inserir mais facilmente na aula. Sugere-se que ele lance perguntas sobre as características de cada tipo de animal vertebrado, como por exemplo, citar alguns animais e perguntar de qual grupo eles fazem parte (mamíferos, anfíbios, aves, peixes ou répteis), quais as características que eles têm em comum, quanto a sua classe (aquático ou terrestre), onde eles habitam, entre outros assuntos que o aplicativo aborda. Essas perguntas ajudarão os alunos a solucionarem alguns problemas que encontrarão no aplicativo. Em seguida, sugere-se que o professor siga os seguintes passos para ensinar como utilizá-lo:

Primeiro Passo: O professor irá apresentar o aplicativo Animals Vertebrats (que deverá estar instalado e salvo na área de trabalho do computador).

Segundo Passo: Induzindo os alunos a iniciar o aplicativo, na fase 1 pede-se que eles comecem a pensar como funciona o mesmo. Gerar expectativas nos alunos em relação às descobertas é um passo muito importante.

Terceiro Passo: O professor fará com que os alunos questionem as possíveis soluções das atividades presentes no programa.

2 - Maturação:

Neste momento o professor deve acompanhar os alunos levantando as possibilidades de respostas, fazendo perguntas reflexivas sobre os conhecimentos que estão sendo trabalhados e questionando se não há outras soluções ou representações para o problema proposto. Ou seja, ele poderá ajudá-los a resolver as atividades do programa, mas aos pouco deve afastar-se para que o aluno possa pensar sobre os problemas em questão.

3-Solução:

Neste momento cabe ao professor propor que os alunos apresentem suas respostas dadas para solucionar cada problema do aplicativo, tendo em vista que as soluções propostas devem ser apresentadas a toda turma, para que possam compará-las e discuti-las.

4-Prova:

O professor poderá questionar os alunos sobre as formas de solucionar as perguntas, observando quais estratégias utilizadas pelos mesmos, como tentativas e eliminações tendo em vista um conhecimento prévio. Sugere-se que o professor cite exemplos relacionados ao dia-a-dia, como por exemplo, animais de estimação e animais do zoológico, com o objetivo de propor aos alunos as possíveis soluções dos problemas presentes no aplicativo.

Recursos Complementares

Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequência Fedathi.

Avaliação

O professor deve avaliar o aluno quanto a sua participação na sala de aula, ou seja, observando se o aluno expõe suas idéias. Para isso, o professor deve fazer várias perguntas sobre o conteúdo tanto no momento da tomada de posição, quanto da maturação e solução, dando oportunidade a todos os alunos de participarem dos questionamentos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maura Silva Fernandes, ESCOLA MUNICIPAL MARINEIDE PEREIRA DA CUNHA , Rio Grande do Norte - dijo:
    maurafernandes1971@hotmail.com

    13/05/2011

    Quatro estrelas

    A aula esta'muito bem redigida,parabens para que aplicou,mas no recurso avaliação ficou um pouco a desjar...talvez em no momento de sala de aula... recursos para a confecção de cartazes onde eles identificariam as espécies estudadas e exporiam aos colegas de sala...que tal?


  • ana escura, estituto educacional ebenezer , Minas Gerais - dijo:
    aninha-clara01@hotmail.com

    18/04/2011

    Cinco estrelas

    eu ache otimo parabens


  • auricleve carlos m. valadares, escola estadual josé de alencar , Amapá - dijo:
    auriclevecarlos@gmail.com

    21/06/2010

    Cinco estrelas

    excelente trabalho, tendo em vista que muitos alunos não conhecem alguns desses animais


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.