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Nutrientes Vegetais

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
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ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agropecuária
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agricultura
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agronegócio
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroindústria
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Biotecnologia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os micro e macronutrientes vegetais.

Refletir sobre ações ecológicas que promovam a nutrição vegetal.

Associar a nutrição vegetal com a qualidade do solo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Condução vegetal.

Estratégias e recursos da aula

1° AULA

As plantas obtém seu próprio alimento, via fotossíntese e absorção de elementos químicos do solo. Vemos então uma íntima relação entre plantas e nutrientes vindos do solo. Estes nutrientes vegetais, podem ser agrupados de várias maneiras, como macronutrientes e micronutrientes. Muitas vezes, um solo pobre nestes elementos prejudica uma lavoura inteira. Por outro lado, vemos uma indústria voltada para o uso de fertilizantes, adubos e agrotóxicos que visam a melhoria das lavouras.

Que conhecimentos são necessários para saber a medida exata na intervenção humana nas lavouras, sem que prejudique o meio ambiente?

O que são os nutrientes vegetais, qual a importância de cada um para a planta e como conseguir modulá-los em uma lavoura? Peça que os alunos façam uma breve pesquisa sobre estas questões e as organizem em mapas conceituais.

Para trabalhar este tema com nossos alunos, que tal fazer uma problematização com webgincana? Funciona da seguinte maneira:

  • O professor divide a turma em equipes, aqui propomos 5 a 6 situações problemas.
  • Passa a todos o cenário que eles vão encontrar, de uma fazenda que necessita de consultoria para suas plantações.
  • O professor pode passar uma situação problema para cada equipe ou, todas as situações para todas as equipes.
  • Estabelece o tempo de resolução e profundidade do conhecimento levantado.

Sugerimos para o ensino médio que o professor separe uma situação diferente para cada equipe. 

Explique aos alunos que o processo de resolução baseia-se em:

  • levantar os dados do problema,
  • pesquisar na internet ou bibliotecas,
  • fazer o relatório a ser apresentado para o "fazendeiro",
  • apresentar para a turma os dados e conclusões chegadas, de maneira dinâmica, utilizando recursos visuais para enriquecer a apresentação.

O professor poderá escolher entre passar os links de pesquisa sugeridos nos recursos complementares ou deixar que os alunos realizem a pesquisa.

1) A plantação de pêssegos está com a produção abaixo do esperado. As folhas mais antigas dos pessegueiros apresentam necroses e estão um pouco amareladas. Além disso, os frutos estão pequenos e com manchas marrons. Quais os problemas que esta plantação apresenta e como corrigi-los?

2) Se o fazendeiro desejar fazer um novo pomar de pêssegos ou maçãs, que cuidados deve ter com o solo e plantação para que não falte nutrientes?

3) O fazendeiro mostra dois novos campos de plantio, onde ele deseja plantar feijão e soja. Pede que vocês determinem se estes solos necessitam algum tipo de cuidado. Para isto, os alunos farão os experimentos sugeridos pelo Portal do Professor.

pH do solo  (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10152. Acessado dia 12/12/2009).

Salinidade do solo  (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10155. Acessado dia 12/12/2009).

DICA:

Professor, busque com antecedência dois tipos de solo para representar os dois campos de plantio. Um dos solos poderá ser de local próximo à escola ou moradia.
O outro poderá ser um solo adubado, encontrado em floriculturas. Distribua para a equipe fazer o experimento e lance questionamentos posteriores:
- Por que a terra com fertilizante forma precipitado?
- A terra sem fertilizante é boa para plantio? Por que? O que deve ser feito para adequá-la?
- Como corrigir a salinidade do solo? Que malefícios uma terra com muito sal pode trazer para a plantação?
- Se o solo estiver muito ácido, o que é possível fazer para corrigir seu p H?

4) O fazendei ro fala das limitações de dinheiro para a fazenda e comenta que seu "compadre" falou para usar gesso no solo de plantação. Verifique se o uso do gesso é adequado para a fertilização do solo e busque alternativas de baixo custo para ser aplicadas na fazenda.

5) O fazendeiro deseja obter a certificação ISO 14000, de responsabilidade ambiental. Pesquise as ações necessárias para que a fazenda obtenha a certificação.

6) O fazendeiro está em dúvida entre fertilizar e usar agrotóxicos na plantação e produzir frutos orgânicos com a fertilização verde. Pesquise, analise e explique os prós e contras de cada uma das situações, enfatizando o meio ambiente e os nutrientes vegetais da plantação.

Os textos dos experimentos sugeridos apresentam além do passo a passo para a atividade, sugestões de questões para discussão com os alunos.

PARA TODAS AS EQUIPES:

Estimule o questionamento e investigação de cada caso, relacionando cada um com os objetivos de nossa aula, que são: identificação dos nutrientes vegetais (macro e micronutrientes), ações que promovam a nutrição vegetal e a sustentabilidade ambiental. Durante o processo de investigação de cada situação, esteja próximo das equipes para ajudá-las e também direcionar o trabalho final de catarse, que será a apresentação em seminário de seus resultados.

2° AULA

Quando os alunos já estiverem resolvido os desafios, deverão apresentar à turma suas conclusões, em um seminário. Incentive o uso de recursos visuais e as perguntas dos demais colegas para os apresentadores. Se desejar, depois deste seminário, poderá retornar aos mapas conceituais para complementá-los. 

Dica:

Tenha em mente e passe estes critérios aos alunos, que tanto o seminário quanto os mapas conceituais devem abordar as questões da identificação dos micro e macronutrientes vegetais, as ações ecológicas em prol da nutrição vegetal e o cuidado com o meio ambiente e a associação da nutrição vegetal com a qualidade do solo.

Sugira a turma que fotografe ou faça pequenas filmagens durante a experimentação. Podem gravar os relatos durante a experiência. Para esta atividade é possível usar os celulares, maquinas fotográficas domésticas, MP3, etc. Fazer a edição no Windows Movie Maker ou no o editor Cinelerra para o Linux, disponível em: http://cinelerra.org/

3° AULA

Vamos refletir:

  • Diante das pesquisas e apresentações, de forma elas interagem e aplicam-se no dia-a-dia da nossa comunidade?
  • Qual a importância das atividades realizadas?
  • Os procedimentos científicos utilizados nos experimentos, podem ser aplicados a outras situações?
  • Os registros das atividades são importantes na análise dos dados?
  • Como podemos contribuir com nossa comunidade?

A partir dos registros em mapas conceituais já elaborados, peça que os alunos respondam estas questões. Após esta atividade, eles poderão encontrar um local físico próximo da escola ou casa que tenha vegetação e analisar o estado nutricional destas plantas. Para isto devem fotografar o local e a planta analisada e em um documento relatar o que ocorre com este ser vivo, quais nutrientes podem estar faltando para que a planta tenha uma boa saúde e aspecto.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
pH do solo Experimento prático
Salinidade do solo Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará pela produção dos alunos, por meio de seus relatórios, apresentação multimídia e mapas conceituais.

Alguns critérios interessantes de observar:

Poder de questionamento e investigação, profundidade de pesquisa, capacidade de síntese dos dados encontrados, elaboração de hipóteses e conclusões. Em relação aos objetivos da aula, é importante verificar se dentro das atividades os alunos conseguiram identificar os macro e micronutrientes, suas funções e obtenções. Se conseguiram levantar hipóteses e ações que promovam a nutrição vegetal sem o detrimento do meio ambiente e associaram a saúde vegetal com a qualidade do solo de plantio.

Uma maneira interessante de organizar estes critérios é pela ferramenta rubrica.

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