21/12/2009
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Conhecer alguns dos diferentes tipos de substantivos existentes em nossa língua
Habilidades básicas de leitura
Etapa 1:
Inicie esta etapa perguntando aos alunos se eles já pararam para pensar que todos os objetos e pessoas têm um nome. Não há uma coisa sequer no mundo que não tenha um. E se não sabemos o nome, tratamos logo de atribuir ou inventar um.
Explique aos alunos que na língua portuguesa os substantivos são responsáveis por dar nomes às coisas e às pessoas.
PROFESSOR: Você pode exibir as fotografias no data-show ou no retroprojetor, se possível, ou ainda levar fotocópias para a turma:
Agora, exiba para eles a seguinte fotografia:
Disponível em: http://bloglog.globo.com/FCKeditor/UserFiles/Image/sao_paulo_cidade.jpg Acesso em: 19 dez 2009
Peça-lhes, então, para dizer do que se trata a foto, ou seja, o que a lente do fotógrafo, no conjunto, procurou captar.
As presumíveis respostas serão: uma paisagem, uma cidade, prédios. Leve-os a pensar que, seja uma paisagem, seja uma cidade ou prédios, estamos nomeando seres de uma mesma espécie: cidade, prédios, assim, podemos denominá-los de substantivos comuns.
Agora, mostre-lhes as seguintes fotos e pergunte se eles conseguem nomear cada cidade com um nome próprio, ou seja, dizer o nome dela. Provavelmente, muitos conseguirão, em relação a algumas fotos, dizer apenas o nome do país a qual elas pertencem.
Eles podem até consultar o professor de Geografia nessa tarefa.
Disponível em: http://www.traveldir.org/images/rio_de_janeiro/photo1_full.jpg Acesso em: 19 dez 2009
Disponível em: http://retratoserelatos.files.wordpress.com/2008/04/franca-paris-jul06-42.jpg Acesso em: 19 dez 2009
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estados-unidos/imagens/estatua-da-liberdade.jpg Acesso em: 19 dez 2009
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_oFhT1ead4iw/SVe8zDJ-WZI/AAAAAAAAG-w/fV4A2-VaAVc/s400/BXK9360_coliseu-em-roma-por-eliomar-ribeiro800.jpg Acesso em: 19 dez 2009
Disponível em: http://setimoportal.files.wordpress.com/2009/04/8531egito.jpg Acesso em: 19 dez 2009
Cada cidade pode ser caracterizada, deixando de ser para nós, portanto, mera cidade, para ser a cidade. Assim temos a cidade do Rio de Janeiro, também conhecida como “Cidade Maravilhosa”; a cidade de Paris, também conhecida como a “Cidade Luz” ; a cidade de Nova York; com seu símbolo máximo: a “Estátua da Liberdade”; a cidade de Roma, sempre lembrada por ser a ex-capital do Império Romano; a cidade de Gisé, que integra o Cairo, lembrada, principalmente, por suas pirâmides (as pirâmides de Gisé são as únicas das maravilhas do mundo antigo ainda de pé)
Da mesma forma que a foto da primeira etapa, vemos construções, ruas, etc; sabemos, portanto, que se trata de uma cidade. Mas, ao contrário da foto da primeira etapa, podemos identificar essas cidades. Do conjunto de cidades que existem, podemos nomear cada cidade como um ser particular da espécie a qual pertence.
Não é que a cidade da primeira fotografia não seja particular em sua espécie, mas, para a maioria de nós, ela é apenas uma cidade – pois não exibe características que nos permite discerni-la de outras. Entretanto, se conseguimos diferenciá-la dentro do conjunto “cidades”, podemos afirmar que se trata de um substantivo próprio.
Logo, as cidades mostradas: Rio de Janeiro, Paris, Nova York, Roma e Cairo são substantivos próprios.
Etapa 2
Em seguida, mostre-lhes as seguintes fotografias e peça que nomeiem o que eles estão vendo, ou seja, dizer qual sentimento está sendo retratado na foto.
FOTO 1
Disponível em: http://sciencegeekgirl.com/files/2008/07/645px-raiva-ager-icon.gif Acesso em: 19 dez 2009
Qual é o sentimento expresso pelo emoticon?
Espera-se que os alunos respondam que o sentimento retratado é raiva.
FOTO 2:
Disponível em: http://www.acores.net/canalacores/fotos/35502_1_1202337357.jpg Acesso em: 19 dez 2009
Qual é o sentimento retratado na fotografia?
Espera-se que os alunos respondam que o sentimento retratado é tristeza, solidão, entre outros.
FOTO 3:
Disponível em: http://www.abril.com.br/imagem/crianca-vaidade-precoce-436.jpg Acesso em: 19 dez 2009
Qual é o sentimento retratado na fotografia?
Espera-se que os alunos respondam que o sentimento retratado é tristeza, solidão, entre outros.
Em seguida, leve seus alunos a refletirem que as fotos indicam sentimentos que para existirem necessitam da existência de outro ser, isto é, alguém que os sinta, como é o caso também das sensações, qualidades e estados de espírito. Por esse motivo, são denominados substantivos abstratos.
Etapa 3:
Inicie a segunda etapa pedindo aos alunos que observem e falem os objetos que têm na sala de aula. É provável que eles falem:
Janela; mesa; cadeira; carteira; giz; quadro-negro; ventilador, etc.
Em seguida, faça o seguinte questionamento:
Se os substantivos abstratos nomeiam seres cuja existência depende de outros, como os sentimentos, e os substantivos que nomeiam objetos e pessoas que têm existência própria, isto é, independente de outros seres?
Explique aos alunos que esses substantivos são chamados substantivos concretos.
Etapa 4:
Peça aos alunos que observem as seguintes fotos e digam o nome do objeto correspondente a cada figura.
FIGURA 1.a
Disponível em: http://www.gilimoveis.com.br/files/images/Pedra%20do%20Frade.jpg Acesso em: 19 dez 2009
FIGURA 2.a:
Disponível em: http://www.gilimoveis.com.br/files/images/Pedra%20do%20Frade.jpg Acesso em: 19 dez 2009
Agora, depois de observarem as duas imagens seguintes, peça a eles que reflitam que relação pode haver entre a figura 1.a e a figura 1.b, e entre a figura 2.a e 2.b
FIGURA 1.b:
Disponível em: http://pcmag.uol.com.br/businessblog/wp-content/uploads/2009/06/construcao-civil-geral-pedreiro-02.gif Acesso em: 19 dez 2009
FIGURA 2.b
Disponível em: http://meucriadomudo.files.wordpress.com/2009/10/jornalista.jpg Acesso em: 19 dez 2009
Leve-os a considerar a grafia e a sonoridade das palavras:
pedra e pedreiro
jornal e jornalista
Após essa reflexão, leve-os a pensar como uma palavra pode derivar-se de outra, como nos casos analisados: a palavra "pedreiro" deriva-se de "pedra", assim como "jornalista" deriva-se de "jornal". São, portanto, substantivos derivados, formados com base em outra palavra da língua portuguesa. Já as palavras "pedra" e "jornal" são substantivos primitivos, pois não derivam de nenhuma outra palavra do nosso idioma.
Entre essas palavras há uma relação morfológica (possuem o mesmo radical), que diz respeito à grafia, e uma relação semântica (as derivadas foram formadas por meio do acréscimo dos sufixos “eiro” e “ista”, formadores de profissão). Além disso, percebemos uma relação entre objeto de trabalho (pedra) e profissão (pedreiro), bem como entre produto de trabalho (jornal) e profissão (jornalista).
PROFESSOR: Divida a turma em grupos de cinco alunos e peça que cada membro traga de casa recortes de figuras e fotos (de jornais, revistas, impressões de computador, etc). Depois disso, peça que os grupos troquem entre si as figuras, colem numa cartolina e façam uma legenda para cada figura, de modo a dizer se são substantivos:
1)Comuns ou próprios;
2)Concretos ou abstratos;
3) Primitivos ou derivados
Lembrando que estamos trabalhando nessa avaliação somente com as categorias trabalhadas na sequência.
Quatro estrelas 7 classificações
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04/06/2012
Cinco estrelasMuito criativa, foge do que é comum nas aulas de português (folha com definições, livro etc). O apelo visual é interessante para "prender" a atenção do aluno, possibilitando a compreensão de cada ideia.
14/03/2011
Cinco estrelasInteressante sua aula. Parabéns!
07/06/2010
Três estrelasAchei a atividade completa, parabéns!
13/05/2010
Quatro estrelasAulas boas para o EJA Fundamental, acredito que para o Médio, os alunos já deveriam dominar esse conceito. Pode ser utilizado como revisão, talvez...
08/04/2010
Uma estrelaEu acho muito bom, mas não para ensino médio.
24/03/2010
Cinco estrelasobrigada por esse portal existir
24/03/2010
Cinco estrelasficou excelente