Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenvolvendo a linguagem com os animais

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Ellis Batista Paiva Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula é uma maneira de desenvolver a linguagem escrita e oral, exercitando a leitura, trabalhando os nomes dos animais, por meio do Jogo Nombres de Animales que desenvolve a linguagem.

Duração das atividades
1 hora/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Espera-se que o aluno já tenha tido contato com as letras do alfabeto, palavras e com o computador e softwares educativos. O professor, no decorrer da aula, pode perceber dificuldades que os alunos sintam no jogo por não estar no nível alfabético. Para desenvolver essa habilidade da linguagem é que trabalharemos o software Nombres de Animales.

Estratégias e recursos da aula

Sugere-se estabelecer acordos com os alunos para haver respeito mútuo em relação ao colega, deixando-o desenvolver a atividade sozinho (no caso de haver duas crianças no mesmo computador). Informar a necessidade deles escutarem com atenção a explicação da atividade que irá ser realizada com o jogo e que a utilização do computador é para o desenvolvimento da atividade, e que para ela transcorrer da melhor forma não se deve abrir outros programas; além disso, no caso de alguma dúvida, chamar o professor.

Sugestão de gestão da aula pelo professor utilizando a Sequência Fedathi nos seguintes momentos:

1- Tomada de posição:

Inicialmente recomenda-se que o professor exponha para os alunos os nomes de alguns animais em um lado do quadro e as imagens do mesmo no outro. O docente pode pedir para que alguns alunos se encaminhem ao quadro para ligar os nomes às imagens adequadas, posteriormente pedindo para os alunos escreverem no quadro o nome de alguns outros animais expostos em imagens. Sendo assim, inicia-se a construção do conhecimento junto com a turma, para que consigam visualizar a conexão existente entre o conteúdo que estão aprendendo com o desafio do software Nombres de Animales.

Posteriormente o professor deve orientar seus alunos a se dividirem em duplas por computador.

Primeiro Passo: O professor irá explicar como manipular o software Nombres de Animales.

O software é usado para desenvolver a linguagem a partir dos pacotes de atividades no qual há atividades escritas, associações de imagens com palavras e puzzles.

undefined

Segundo Passo: Os alunos deverão começar a utilizar o software, explorando suas atividades.

Após apresentar o jogo e estimular o interesse dos alunos, o professo r deverá observar as dificuldades apresentadas por eles a cada etapa do software. Deverá também mediar a atividade estimulando a interação entre eles para a resolução das atividades.

2 – Maturação:

Após apresentar o jogo e estimular o interesse dos alunos, o professor deverá observar as dificuldades apresentadas por eles a cada etapa do software. Deverá também mediar a atividade estimulando a interação entre eles para a resolução das atividades.

3 – Solução:

Após observar que toda a turma já está conseguindo realizar as atividades, a professora poderia pedir para os alunos resolverem na lousa. Para o docente observar as respostas, e trabalhar assim com os erros.

4 – Prova:

O professor irá formalizar o conceito sobre contagem numérica e adição. A partir das soluções dos alunos, poderá ele mesmo ir ao quadro e colocar novamente as imagens dos animais a fim de que os alunos escrevam com ele os nomes.

Recursos Complementares

Leitura complementar sobre a metodologia de ensino: Sequência Fedathi.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante a aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade proposta pelo objeto educacional, e posteriormente com demais exercícios que o professor irá propor em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.