17/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
O aluno deverá perceber de que forma as águas localizadas na porção continental da Terra se apresentam ,conhecer o conceito de rio e seus elementos.
Conceito de paisagem natural e paisagem humanizada, o ciclo da água, Constituição da Biosfera(atmosfera, litosfera e hidrosfera), relevo terrestre e sua classificação e atividades econômicas.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
As atividades propostas tem como objetivos específicos, desenvolver nos alunos a capacidade de compreender as formas como as águas continentais se apresentam, a formação dos rios e seus elementos relacionando-os ao relevo terrestre e destacando suas importâncias nas atividades econômicas.
Professor(a), explique a seus alunos, a importância da água como elemento responsável pelo desenvolvimento dos organismos vivos e pelas características atuais que a superfície terrestre possui. As águas localizada em nosso continente, pode estar na forma de rios ,lagos, geleiras e águas subterrâneas. Em seguida serão desenvolvidas 4 atividades subsequentes.
Atividade 1: Analisando uma paisagem
Professor(a), construa e leve para sala de aula uma pequena maquete feita em argila, limitando-a em um tabuleiro, representando uma paisagem com relevo acidentado. Modele montanhas, planaltos e planícies. Em seguida questione a seus alunos sobre estes elementos representados:
Como é a paisagem representada na maquete?
Quais são as montanhas, os planaltos e as planícies? Estabeleça o fundo do tabuleiro como o nível do mar.
Atividade 2: Construindo um rio
Professo(a), utilize um pouco de areia colorida com anilina de preferência na cor azul e vá colocando-a sobre a maquete , acompanhando o relevo de acordo com as altitudes diferenciadas, desenhando assim um rio que você dará o nome de rio principal. Em seguida, nomeie cada uma das partes (elemento) deste rio representado:
Nascente ou cabeceira - local onde o rio nasce
Curso – local percorrido pelo rio
Margens - Terras próximas a este rio
Foz ou embocadura - local onde o rio lança suas águas
Represente também com a areia colorida, afluentes e subafluentes, conceitue-os:
Afluente –rio que lança suas águas no rio principal
Subafluente – rio que lança suas águas no afluente
Professor(a), aproveite o conjunto de informações trabalhadas e conceitue Bacia Hidrográfica. Questione seus alunos sobre o trajeto do rio principal rio, associe-o ao relevo,determine seu curso (norte / sul; leste/ oeste ; sul /norte etc) e a partir daí, identifique as margens direita e esquerda. Coloque pequenos objetos afixados nestas margens para identificação ( pequenos bonecos, animais de plástico etc) e verificação da aprendizagem. Registre todos os conteúdos trabalhados nesta atividade 2 no quadro-negro.
Atividade 3: Representando o rio
Professo(a), solicite a seus alunos que divididos em grupos, utilizando uma cartolina, desenhem os rios representados na maquete nomeando seus elementos. Em seguida , cada grupo deverá apresentar seu desenho à turma. Construa um mural na sala de aula para fixação dos cartazes.
Atividade 4: Analisando os rios
Observe os cartazes do mural, correlacionando os rios representados e o relevo, observando também a maquete e em seguida questione aos alunos:
Quais os rios, ou partes dos rios atravessam áreas de planaltos?
Qual a importância de rios que atravessam planaltos? Para que são aproveitadas as quedas d’água?
Quais os rios ou partes que atravessam as planícies?
Qual a importância de rios que atravessam planícies?
Em nosso município existem rios? Em caso positivo qual(is)?
Quais as importâncias dos rios mencionados?
Nossa escola encontra-se em que margem deste rio? E sua casa?
Onde este rio nasce e onde deságua? Ele possui afluentes?
Livro: Levon, Boligian...[et.al.],Geografia- Espaço e Vivência :5º série-6º ano, 2.ed.-São Paulo: Atual,2005
www.atualeditora.com.br
Argila para construção de maquete e cartolina.
Os alunos deverão participar ativamente das atividades 1,3 e 4 propostas na aula , com apresentação de suas respostas e serem avaliados a todo momento considerando, interesse,
Conhecimentos construídos e reconstruídos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!