23/01/2010
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
O aluno deverá conhecer a quantidade de água existente em nosso planeta e despertar para a importância de preservá-la para o desenvolvimento sustentável de nosso planeta.
Mapa político físico e demográfico do Planisfério, a Biosfera e suas partes:Hidrosfera, litosfera e atmosfera, ciclo da água e atividades econômicas.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
Professor(a), explique a seus alunos que ainda que circule em vários estados físicos, a água existente em nosso planeta possui sempre o mesmo volume, cerca de 1 bilhão e 600 milhões de quilômetros cúbicos, distribuído da seguinte maneira(em percentuais aproximados): 97% oceanos e mares, 2,3% geleiras, 0,6% solo e subsolo, 0,09%lagos,rios e pântanos,0,01%atmosfera( nuvens e vapor d’água).
∙As atividades propostas tem como objetivo informar aos alunos sobre a quantidade de água existente em nosso planeta e as formas como se apresenta, além de desenvolver nos alunos o sentimento de preservação ambiental ao não desperdício da água. Esta aula deverá ser estruturada em 4 momentos subseqüentes.
Atividade 1 : Questionando sobre a importância das águas
Professor(a), comente com seus alunos que tanto as águas subterrâneas quanto as águas superficiais de rios e lagos podem ser aproveitadas para diferentes fins.
Professor(a),faça uma enquête com seus alunos questionando-os sobre:
1- De que forma podem ser aproveitadas as águas superficiais?
2- De que forma podem ser aproveitadas as águas subterrâneas?
Professor(a) registre as respostas no quadro –negro, para que possam ser conferidas com sua listagem que deverá ser também registrada , observe o índice de acertos de seus alunos.
Apresente sua abordagem sobre o assunto complementando respostas não apresentadas:
Águas superficiais:
Sustento e desenvolvimento das sociedades humanas: beber ,lavar as mãos, tomar banho, cozinhar os alimentos
Atividade agropecuária: sustento dos animais, irrigar lavouras
Atividade industrial: lavagem de matéria-prima, funcionamento e resfriamento das máquinas, fabricação de alimentos, outras aplicações.
Transporte fluvial: via de navegação
Geração de energia elétrica- hidrelétricas
Águas subterrâneas: Perfuração de poços
Abastecimento da população do campo e das cidades
Irrigação de lavouras
Atividade 2: Discutindo sobre a poluição das águas continentais
Professor(a) , informe a seus alunos que as reservas de água potável nos continentes estão diminuindo devido á constante e intensa poluição dos rios, lagos e águas subterrâneas. Professo(a), assista com seus alunos a animação- " O rio em Perigo "- 9,5MB, deste portal
Professor(a), forme grupos em sua sala peça-os que respondam:
1- De onde vem a água que consumimos em nosso município?
2- Quais as faltas de cuidado com a água que vem ocorrendo em nossa casa?
3-Quais as faltas de cuidados com a água que vem ocorrendo em nosso município e de maneira geral em nosso planeta?
Atividade 3: Refletindo e apresentando respostas
Professor(a), os grupos deverão apresentarem suas respostas a turma. Registre-as no quadro-negro. Em seguida, acrescente nas anotações, faltas de cuidados não consideradas pelos alunos tais como: lançamento de resíduos industriais em rios e lagos; lançamento de esgoto doméstico (dejetos humanos); uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes nas lavouras que escoam com as chuvas para rios e lagos, desperdício de água de maneira geral.
Atividade 4: Pensando e Agindo
Professor(a) ,proponha a cada grupo, a elaboração de cartazes sobre como evitar gastos de água desnecessários na escola. Coloquem esses cartazes próximos aos banheiros, bebedouros e torneiras.
Nome | Tipo |
---|---|
Naturlitos - verde que te quiero verde | Animação/simulação |
O rio em perigo | Animação/simulação |
Levon, Boligian...[et.al.],Geografia- Espaço e Vivência,5º série, 6º ano, 2.ed.- São Paulo: Atual,2005 pgs. 93, 98, 101 e 102.
Professor(a), sugiro que assista com seus alunos o os vídeos “Vozes do Tiête- 35,5MB” e "Rio São Francisco - 7,1MB"
Os alunos deverão ser avaliados na apresentação de suas respostas nas atividades 1 e 3.Observe e avalie o envolvimento e interesse de seus alunos, na elaboração das respostas da atividade 3 , Avalie também a criatividade e atitudes na elaboração dos cartazes da atividade 4.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/10/2011
Quatro estrelasAchei esta aula muito boa e produtiva.