Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


OS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
maria cristina soranço miranda
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Um só mundo, muitos cenários geográficos
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de identificar, localizar e conhecer os habitantes naturais da América Latina e suas culturas , que “desenharam” o espaço geográfico desta porção do território americano.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deverá conhecer as diferentes formas de regionalizações do continente americano, o mapa político e físico do mesmo, o conceito de cultural e suas implicações, colonização e povoamento das Américas.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)

Professor(a),esta proposta de aula foi estruturada em 3 momentos distintos e consecutivos.
∙ As atividades propostas tem como objetivos, desenvolver nos alunos as capacidades de identificar,analisar e compreender a presença dos povos pré-colombianos na ocupação territorial e na formação ,étnica e cultural da população latino-americana

Atividade 1- Conhecendo e identificando os povos Pré-Colombianos
Professor(a), explique para seus alunos que ao chegar à América, Colombo acreditava ter alcançado as Índias. Por esse motivo, passou a chamar de índios os habitantes desse território. Todavia, essa denominação é bastante genérica, pois os povos que habitavam o continente eram muito diferentes entre si, com uma grande diversidade cultural. Esses povos se diferenciavam pela religião, língua, hábitos, tradições e também pela sua organização social e econômica. Dessa forma, o termo povos Pré-Colombianos é mais adequado para se referir a essa população, ou seja, aos povos que viviam na América antes da chegada de Colombo.
Professor(a), utilize o mapa da pg.13 e exercícios pg.12 do livro Trabalhando com Mapas- As Américas, editora Ática, São Paulo:2001. Após realização de exercícios, corrija-os com os alunos ,e em seguida compare o mapa do exercício preenchido com o mapa- Américas Político pg. 21,Geoatlas, Maria Elena Simielli , Editora Ática, São Paulo, 2005, destacando a localização de cada uma das tribos no continente americanos.

Atividade 2 – Pesquisando
Professor(a), proponha a seus alunos divididos em grupos,que pesquisem na internet sobre os aspectos culturais das tribos identificadas nos exercícios da atividade anterior. Crie um momento em sua aula para a apresentação destas pesquisas(grupos) à turma, registre no quadro os aspectos culturais que os alunos considerarem mais significativos.
Professo(a), informe a seus alunos que no território que viria a se tornar o colônia portuguesa(Brasil), viviam povos basicamente nômades, que formavam grupos com estruturas sociais simples. Em sua maioria eram caçadores e coletores, sendo que alguns deles desenvolviam uma pequena agricultura. Nas regiões em que a colônia espanhola viria a se estabelecer, no entanto, havia importantes civilizações pré-colombianas: a asteca, a inca e a maia. De maneira geral, essas civilizações apresentavam uma estrutura social e política de acentuada hierarquia, caracterizada pela existência de classes dominantes que comandavam a população.

Atividade 3: Ampliando Conhecimentos
Professor(a), leia o texto a seguir com seus alunos.
“ MACHU PICCHU: UMA CIDADE NO CÉU
A arqueologia tem nos ajudado a compreender a história dos povos antigos, sua cultura, seus sistemas políticos e seus monumentos, como as pirâmides do Egito, a Grande Muralha da China e o Coliseu de Roma. Machu Picchu, uma cidade inca incrustada na Cordilheira dos Andes, cercada por montanhas de 5 a 6 mil metros de altitude, como que protegida por muralhas naturais, é um desses monumentos e contém diversos elementos que continuam inexplicáveis.
Segundo alguns estudos, essa cidade foi construída provavelmente por volta do ano de 1400. Esteve oculta por centenas de anos e foi descoberta pelo arqueólogo norte-americano Hiram Bingham, em 1911.Talvez, devido a sua localização, a 2360 metros de altitude, e ao seu difícil acesso, tenha se preservado da destruição promovida pelos colonizadores espanhóis às construções pré-colombianas.
Em Macchu Picchu encontram-se enormes escadarias, vários templos, observatório astronômico, salas de banho, casas e terraços agricultáveis. Tudo isso construído com blocos de granito perfeitamente talhados, que se encaixam sem o uso de qualquer argamassa, o que prova a grande habilidade arquitetônica do povo inca. [...]”
Professor(a) tente mostrar junto com este texto, uma fotografia de Macchu Picchu.
Após a leitura do texto, inicie uma discussão sobre o mesmo questionando aos alunos:
1- Em qual país da América está Machu Picchu? Associe-o ao mapa trabalhado na atividade 1 desta aula.
2- Qual a importância deste lugar para a América Latina?
3- Quais as habilidades dos incas mostradas no texto?
4- Quais os elementos identificados no texto que expressam a cultura inca?
Finalmente proponha aos alunos divididos em grupos que representem numa cartolina esta cidade, escrevendo um verso sobre este lugar. Faça uma exposição dos trabalhos, em local de destaque em sua escola.

Recursos Complementares

Geoatlas, Maria Elena Simielli , Editora Ática, São Paulo, 2005
Trabalhando com Mapas - As Américas, editora Ática, São Paulo:2001
www.atica.com.br

RECURSOS COMPLEMENTARES
Vídeo- Quem são eles?(Índios no Brasil) 65,4 MB disponível nneste portal

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados durante todas as etapas das aulas, nos exercícios propostos na atividade 1, na apresentação de suas pesquisas observando a diversidade de informações e escolha das mais significativas , participação e interesse pelo tema, e na atividade 3 construção do conhecimento a partir das idéias expostas na discussão e criatividade na elaboração dos cartazes.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 1/6 - 16,67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.