17/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Desenvolver a percepção visual e a atenção.
Perceber as dificuldades de locomoção e agilidade quando há limitações físicas que impedem o deslocamento.
Compreender possíveis dificuldades de portadores de necessidades especiais e como estes podem desenvolver e participar socialmente.
Não há necessidade de conhecimento prévio.
O espaço da Educação Física.
Atividade 1
Vôlei cego
Para esta atividade o professor necessitará de um plástico (lona) escuro para cobrir de cima até no chão uma rede de vôlei já montada nos postes.
O professor deverá dividir a turma em duas ou mais equipes, dependendo do tamanho da turma.
O jogo funciona normalmente, igual o voleibol, mas como a lona atrapalha a visão os alunos têm que ficarem atentos o tempo todo para desenvolverem o jogo.
Se estiver muito difícil o professor poderá criar novas regras, como por exemplo: a bola poderá quicar no campo do adversário uma vez. Ou uma pessoa do time fica do lado de fora do campo vendo os dois lados sem influencia da rede e dará coordenadas para sua equipe.
A próxima atividade já é uma atividade mais conhecida e bem trabalhada por pessoas com necessidades especiais para se movimentar, o vôlei sentado.
http://www.centrorefeducacional.com.br/edunespc.html
http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/98/36/1/2/
Levantar e avaliar junto aos alunos, alguns aspectos trabalhados na aula.
Em relação a atividade 1, verificar se perceberam como é necessário estar muito mais atento, já que não podem ver o que acontece no campo adversário?
Em relação a atividade 2, perguntar se perceberam as dificuldades de locomoção e agilidade quando há limitações físicas que impedem o deslocamento.
É possível se divertir com os jogos ou esportes adaptados?
Lançar a seguinte questão: para quem é difícil se adaptar, as pessoas ditas normais, ou os portadores de necessidades especiais?
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