Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Voleibol para todos

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a percepção visual e a atenção.
Perceber as dificuldades de locomoção e agilidade quando há limitações físicas que impedem o deslocamento.
Compreender possíveis dificuldades de portadores de necessidades especiais e como estes podem desenvolver e participar socialmente.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

O espaço da Educação Física.

Atividade 1

Vôlei cego
Para esta atividade o professor necessitará de um plástico (lona) escuro para cobrir de cima até no chão uma rede de vôlei já montada nos postes.
O professor deverá dividir a turma em duas ou mais equipes, dependendo do tamanho da turma.
O jogo funciona normalmente, igual o voleibol, mas como a lona atrapalha a visão os alunos têm que ficarem atentos o tempo todo para desenvolverem o jogo.
Se estiver muito difícil o professor poderá criar novas regras, como por exemplo: a bola poderá quicar no campo do adversário uma vez. Ou uma pessoa do time fica do lado de fora do campo vendo os dois lados sem influencia da rede e dará coordenadas para sua equipe.

Atividade 2

A próxima atividade já é uma atividade mais conhecida e bem trabalhada por pessoas com necessidades especiais para se movimentar, o vôlei sentado.

undefined

http://200.198.28.154/sistema_crv/banco_objetos_crv/%7B9B57ED72-34B9-461E-9E9E-C0D01C2F1B1F%7D_volei%20sentado1.JPG

undefined

Recursos Complementares
Avaliação

Levantar e avaliar junto aos alunos, alguns aspectos trabalhados na aula.
Em relação a atividade 1, verificar se perceberam como é necessário estar muito mais atento, já que não podem ver o que acontece no campo adversário?
Em relação a atividade 2, perguntar se perceberam as dificuldades de locomoção e agilidade quando há limitações físicas que impedem o deslocamento.
É possível se divertir com os jogos ou esportes adaptados?
Lançar a seguinte questão: para quem é difícil se adaptar, as pessoas ditas normais, ou os portadores de necessidades especiais?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.