Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Grandes jogos e movimentos similares dos esportes

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar nos grandes jogos movimentos similares aos movimentos existentes nos esportes.

Perceber diferentes possibilidades de realizar um movimento para se atingir um mesmo objetivo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não será necessário conhecimentos prévios para esta aula.
Estratégias e recursos da aula

Está aula poderá ser aplicada em qualquer espaço utilizado pela Educação Física.

Atividade 1

Para esta atividade o professor poderá contar com cones ou garrafas pet com um pouquinho de água no fundo para dar maior equilíbrio.

MÃO NA BOLA

O jogo funciona da seguinte forma: uma equipe de cada lado do campo, devendo os alunos ficarem espalhados seu campo. a frente de cada aluno deve ser colocado um cones ou uma garrafa pet. o objetivo do jogo é o de acertar as garrafas do outro time com um arremesso de uma bola.

O aluno que começar com a bola, deverá arremessar a bola na garrafa de um aluno da outra equipe, podendo dar no máximo um paço para o lado. O aluno que tiver sua garrafa em risco não poderá impedir que a bola derrube sua garrafa. Se a bola arremeçada atingir sua garrafa ele sai do jogo. SE a bola não acertar sua garrafa ele tem prioridade para lançar a bola, por ter tido sua garrafa em risco.

undefined

http://1.bp.blogspot.com/_YR0hZ3bxGvI/SwLiSBRYU3I/AAAAAAAAAbQ/ucAJ9gqdmYU/s1600/Imagem30.jpg

Obs. A figura acima foi postada para demonstrar a situação da bola acertando a garrafa. A dinâmica desse jogo é diferente.

Para esta atividade o professor poderá criar várias situações diferentes, como por exemplo: Se o professor desejar que os alunos façam o lançamento parecido com o lançamento no handebol é só pedir que executem o movimento de lançamento por cima do ombro. Ou se quiser que fique parecido com um saque ou cortada do vôlei, é só colocar uma bola de vôlei para os alunos e pedirem que realizem o movimento jogando a bola para o alto e batendo nela com a mão. E ainda como no basquete, é só pedir que arremessem em forma de parábola.

Atividade 2

A dinâmica da segunda atividade é bem parecida com a primeira atividade.

A turma dividida em grupos, um grupo de cada lado no espaço da aula, cada aluno com uma garrafa ou cone em sua frente.

Nesta atividade o professor deverá pegar uma bola de futsal para por em jogo e o aluno que for chutar a bola poderá dar um passo para o lado para não atingir a sua própria garrafa.

Quem estiver a garrafa derrubada sai do jogo.

Nesta atividade o professor poderá pedir que realizem chutes de formas diferentes:chute rosca ou trivela, chute com o peito de pé, chute com a chapa do pé. Imitando o movimento do chute no futsal.

Atividade 3

Nesta terceira atividade o professor deverá dividir os alunos em grupos, precisará de bambolés ou arcos e garrafas pet ou cones.

Colocar os alunos em filas com os cones a certa distância das filas, para que os alunos tenham como acertar o alvo.

Os alunos poderão lançar o bambolê de várias formas. Rodando para que o bambolê caia dentro do cone, ou de forma que segure o bambolê, próximo da forma que segura uma bola de basquete, com as duas mãos.

undefined

http://3.bp.blogspot.com/_ht07P4b-iko/SZnz-ygAFpI/AAAAAAAAAwA/GGg2T3B-bZw/s320/acertar+alvo.JPG

Recursos Complementares

Avaliação

Identificar junto aos alunos quais foram as estratégias utilizadas nos movimentos para atingir os objetivos do jogo. ex: para acertar os cones mais distantes foi necessário arremessar de forma diferente dos que estão próximos?

Perguntar a turma se alguém notou algum movimento parecido com outros esportes? Quais?

Identificar com a turma, a característica da participação de todos quando se trata de grandes jogos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.