19/12/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão:
Como esta aula pertence ao um grupo de um a seis, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre música. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados por intermédio da aulas, apresentadas neste portal, intituladas: "Descobrindo os sons do corpo, Foi na loja do mestre André, Entrevistando um músico e música: confeccionando um ganzá, Música: dando nomes aos instrumentos".
Movimentar-se e expressar-se com o corpo é um aspecto importante e necessário para as crianças na faixa etária dos (2 a 3 anos de idade). Nessa aula , as crianças terão a oportunidade de conhecer o próprio corpo e seus limites através dos movimentos e das brincadeiras desenvolvidas.
1º Momento - Conhecendo diferentes gêneros musicais.
Para esta atividade o (a) professor (a) precisa se organizar antecipadamente, para tanto, ele deve fazer uma seleção de diferentes gêneros musicais. Em uma grande roda ele convida os alunos para ouvirem algumas músicas com ritmos diferentes (como as crianças nesta faixa etária 2 a 3 anos, ainda não se concentram por muito tempo, não é necessário ouvir a música toda, apenas trechos.
2º Momento- Movendo-se de acordo com o som.
Após esse primeiro momento, o (a) professor (a) poderá convidar as crianças para experimentar e vivenciar diversos movimentos de acordo com o ritmo das músicas. Esta atividade também poderá ser realizada utilizando diversos materiais: ganzá, tambores, xilofone, reco-reco, triângulo, etc., produzindo assim diferentes eventos sonoros (sons curtos, longos, suaves, fortes, em blocos, isolados, trêmulos, em movimentos ascendentes ou descendentes, etc.), possibilitando as crianças se locomoverem usando os seus corpos. O (a) professor (a) deverá estimular o movimento delas, mas nunca estabelecer critérios de certo, errado ou de como a criança deve se movimentar.
3º Momento - Elaborando movimentos espontâneos
Foto - Crianças realizando movimentos espontâneo, em diferentes momentos da rotina.
2º Momento - Brincando de Estátua.
Esta brincadeira possibilita a vivência com o som e com o silêncio. O (a) professor (a) pode produzir sons com instrumentos, pois possibilitará trabalhar com diferentes velocidades, intensidades e timbres e/ou colocando trechos de músicas alternando com períodos de silêncio. Assim, as crianças poderão movimentar o seu corpo de acordo com os variados estímulos sonoros ouvidos e ficar estátua quando estiver silêncio.
Sugestão: O (a) professor (a) poderá trabalhar em sua sala de aula com outras brincadeiras que integre som e movimento.
REFERÊNCIAS:
Música na Educação Infantil, Teca Alencar de Brito, 208 págs., Ed. Peirópolis, 2003.
MELO, José Pereira de; Pontes, Gilvânia Maurício Dias de; CAPISTRANO, Naire Jane (orgs.). O ensino de artes e educação física na infância. Natal [RN]: Paidéia. 2005.
RCNEI: BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. v. 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Educação. Núcleo de Educação Infantil. Proposta Pedagógica. Natal, 2004.
O (a) professor (a) poderá avaliar se a criança:
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/11/2014
Quatro estrelasAchei muito boa a aula, é um auxílio para nortear professores que querem fazer uma aula diferente e divertida para criança.
25/07/2013
Cinco estrelasAdorei a aula as crianças podem brincar e aprender ao mesmo tempo , conheçem o seu corpo e dançam e brincam
21/08/2011
Cinco estrelasesse portal é muito bom para pesquisas proveitosas que ajude a nossa prática pedagógica.